Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Inês Sousa Figueiredo Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77336
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços Design
id RCAP_38335e169144bffef6ca93a46c245e07
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º anoMindfulnessDesign conscienteInfânciaObjetos performativosMindful designChildhoodPerformative objectsHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços DesignPerante a constante estimulação que atualmente as crianças recebem, o mindfulness, prática de prestar atenção ao momento presente, tem sido explorado para o público infantil, com a finalidade de ensinar às crianças a cuidarem de si e se autorregularem. Pretende-se, nesta investigação perceber de que modo o design pode ser utilizado como ferramenta para promover mindfulness num contexto educativo de infância, em particular na transição da pré-escola para o 1º ano. Foram estudados os desafios e adversidades com que as crianças se deparam nessa transição, e de que forma o design pode contribuir para potenciar mindfulness. Nesta investigação, o design é visto como uma ferramenta mediadora de “atenção plena”, sendo identificadas características específicas que um artefacto tem de possuir para provocar “atenção plena” (denominados de Objetos Performativos), em crianças de 5 a 7 anos. Foram desenvolvidos objetos performativos que materializam conceitos de mindfulness adaptados a este público. Sendo apresentados e avaliados esses objetos e dinâmicas de utilização num contexto educativo de infância, verificando se existe uma interação consciente e de reflexão, e se os objetos provocam a “atenção plena” ao utilizador, neste caso, às crianças.Given the constant stimulation that children currently receive nowadays, mindfulness, the practice of paying attention in the present moment, has been explored for children, with the purpose to teach them to take care of themselves and self-regulate. The aim of this investigation is to understand how design can be used as a tool to promote mindfulness in an educational context of childhood, in particular, in the transition from pre-school to the 1st year. The challenges and adversities that children face in this transition, and how design can contribute to enhancing mindfulness were studied. In this investigation, design is seen as a mediating tool for mindfulness, identifying specific characteristics that an artifact must have to provoque mindfulness (called Performative Objects) in children with ages between 5 to 7 years. Performative Objects that materialize the mindfuness concepts were developed and adapted to this audience. The main goal was to understand if there is a conscious and reflected interaction and if the objects cause full attention in the user, in this particular case, children.Branco, Rita MaldonadoProvidencia, BUniversidade do MinhoAbreu, Inês Sousa Figueiredo Alves20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77336por202970892info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:41.038804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
title Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
spellingShingle Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
Abreu, Inês Sousa Figueiredo Alves
Mindfulness
Design consciente
Infância
Objetos performativos
Mindful design
Childhood
Performative objects
Humanidades::Artes
title_short Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
title_full Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
title_fullStr Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
title_full_unstemmed Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
title_sort Design como ferramenta mediadora de mindfulness num contexto de infância: desenvolvimento de produtos no âmbito da transição da pré-escola para o 1º ano
author Abreu, Inês Sousa Figueiredo Alves
author_facet Abreu, Inês Sousa Figueiredo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Rita Maldonado
Providencia, B
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Inês Sousa Figueiredo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Design consciente
Infância
Objetos performativos
Mindful design
Childhood
Performative objects
Humanidades::Artes
topic Mindfulness
Design consciente
Infância
Objetos performativos
Mindful design
Childhood
Performative objects
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços Design
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/77336
url http://hdl.handle.net/1822/77336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202970892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132883856654336