Impacto de Advergames no Marketing Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Alexandre Manuel Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11320
Resumo: Vivemos numa época em que os conteúdos digitais estão sempre presentes, quer através de computadores pessoais, quer através de smartphones ou tablets. As empresas, que há uns anos publicitavam exclusivamente os seus produtos e serviços através da televisão, rádio e imprensa começaram, nos últimos tempos, a aperceber-se que deviam apostar igualmente no mercado publicitário digital como forma de chegar ao seu cliente. Um dos mecanismos digitais para fazer chegar as mensagens publicitárias aos seus clientes são os jogos sérios, mais concretamente os jogos que têm como objetivo o Marketing e a Publicidade, os advergames. Pretende-se assim comprovar, com este estudo, qual o impacto dos advergames no Marketing Empresarial. Para isso, foi concebido, desenvolvido e disponibilizado um advergame. Nele foi publicitada uma marca e, no final do período de experimentação do jogo, foi avaliado se essa marca foi retida pelos jogadores. Também foram identificadas, através de um questionário e de um log de utilização, as forças e as fraquezas do jogo, bem como as estratégias de melhoria para o tornar mais eficiente e adequado às necessidades dos jogadores. No final do trabalho foi possível concluir que efetivamente existe retenção da mensagem publicitária nos jogadores de um advergame, sendo este tipo de jogos uma boa solução para o marketing empresarial digital.
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