Impacto de Advergames no Marketing Empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11320 |
Resumo: | Vivemos numa época em que os conteúdos digitais estão sempre presentes, quer através de computadores pessoais, quer através de smartphones ou tablets. As empresas, que há uns anos publicitavam exclusivamente os seus produtos e serviços através da televisão, rádio e imprensa começaram, nos últimos tempos, a aperceber-se que deviam apostar igualmente no mercado publicitário digital como forma de chegar ao seu cliente. Um dos mecanismos digitais para fazer chegar as mensagens publicitárias aos seus clientes são os jogos sérios, mais concretamente os jogos que têm como objetivo o Marketing e a Publicidade, os advergames. Pretende-se assim comprovar, com este estudo, qual o impacto dos advergames no Marketing Empresarial. Para isso, foi concebido, desenvolvido e disponibilizado um advergame. Nele foi publicitada uma marca e, no final do período de experimentação do jogo, foi avaliado se essa marca foi retida pelos jogadores. Também foram identificadas, através de um questionário e de um log de utilização, as forças e as fraquezas do jogo, bem como as estratégias de melhoria para o tornar mais eficiente e adequado às necessidades dos jogadores. No final do trabalho foi possível concluir que efetivamente existe retenção da mensagem publicitária nos jogadores de um advergame, sendo este tipo de jogos uma boa solução para o marketing empresarial digital. |
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Impacto de Advergames no Marketing EmpresarialMarketingPublicidadeJogosAdvergamesAdvertisingGamesSistemas Gráficos e MultimédiaVivemos numa época em que os conteúdos digitais estão sempre presentes, quer através de computadores pessoais, quer através de smartphones ou tablets. As empresas, que há uns anos publicitavam exclusivamente os seus produtos e serviços através da televisão, rádio e imprensa começaram, nos últimos tempos, a aperceber-se que deviam apostar igualmente no mercado publicitário digital como forma de chegar ao seu cliente. Um dos mecanismos digitais para fazer chegar as mensagens publicitárias aos seus clientes são os jogos sérios, mais concretamente os jogos que têm como objetivo o Marketing e a Publicidade, os advergames. Pretende-se assim comprovar, com este estudo, qual o impacto dos advergames no Marketing Empresarial. Para isso, foi concebido, desenvolvido e disponibilizado um advergame. Nele foi publicitada uma marca e, no final do período de experimentação do jogo, foi avaliado se essa marca foi retida pelos jogadores. Também foram identificadas, através de um questionário e de um log de utilização, as forças e as fraquezas do jogo, bem como as estratégias de melhoria para o tornar mais eficiente e adequado às necessidades dos jogadores. No final do trabalho foi possível concluir que efetivamente existe retenção da mensagem publicitária nos jogadores de um advergame, sendo este tipo de jogos uma boa solução para o marketing empresarial digital.We live in a time where digital content is always present, whether through personal computers or through smartphones or tablets. Companies have been advertising their products and services, for several years, through television, radio and the press. They have recently begun to realize that they should also bet on the digital advertising market as a way to reach their customers. One of the digital mechanisms to get the advertising messages to clients consists in the use of serious games, more specifically games having Marketing and Advertising as objective, also known as advergames. The purpose of this study is to assess the impact of advergames on Business Marketing. For this purpose, an advergame was designed, developed and made publicly available. A brand was publicized in it and, at the end of the trial period of the game, an evaluation was made to determine if that brand was retained by the players. Through a questionnaire and a usage log, the strengths and weaknesses of the game were identified, as well as the improvement strategies to make it more efficient and adapted to the needs of the players. With this study it was possible to conclude that there is effectively a retention of the advertising message in the players of an advergame, being this type of games a good solution for the digital business marketing.Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBastos, Alexandre Manuel Martins2018-04-11T10:45:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11320TID:201766558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:42.500222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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