Educação ambiental em áreas protegidas: avaliação do impacto de acções educativas em alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8572
Resumo: Dissertação de mest. Gestão e Conservação da Natureza, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Univ. do Algarve, 2003
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spelling Educação ambiental em áreas protegidas: avaliação do impacto de acções educativas em alunos do ensino básicoEducação AmbientalÁrea ProtegidaObjectivosMetodologiasAvaliaçãoVisitas de EstudoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Outras Ciências NaturaisDissertação de mest. Gestão e Conservação da Natureza, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Univ. do Algarve, 2003O presente estudo pretendeu avaliar o impacto das acções de Educação Ambiental (EA), destinadas a alunos do Ensino Básico, desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), do Parque Natural da Ria Formosa. A opção metodológica está associada ao paradigma multimetodológico, centrado na investigação qualitativa com dados quantitativos, inserido no estudo de caso avaliativo. Face ao objecto de investigação, os grupos intervenientes no estudo foram constituídos por; quarenta e quatro alunos e sete professores que se deslocaram ao CEAM em visita de estudo. Fizeram ainda parte três responsáveis pelas acções de EA da respectiva instituição. Quanto aos instrumentos de investigação utilizados, recorreu-se à triangulação de dados, pelo que estes foram obtidos por; inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista e grelhas de observação. A estatística descritiva e a análise de conteúdo constituíram os métodos de análise utilizados no tratamento dos dados. A análise global dos dados, revelou que as acções educativas não consideram na totalidade os objectivos de EA previstos na Carta de Belgrado, na Declaração de Tbilissi e na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade. Quanto aos resultados / impactos obtidos em termos de benefícios para que os alunos do ensino básico contribuam para a construção da sociedade, os dados mostraram que estes ficaram muito aquém dos esperados nos domínios do saber-fazer, saber-ser e saberviver- em-comum, revelando os alunos apenas aprendizagens no domínio do saber. Como eventuais meios de bloqueio, o estudo aponta aspectos relacionados com a planificação das actividades, os objectivos, as metodologias implementadas em termos de estratégias e actividades, rigor científico dos conteúdos abordados e avaliação. Neste contexto, o estudo inclui recomendações nas áreas acima referidas como meio de ajudar os agentes de EA a definir melhor os seus projectos e a aumentar a sua qualidade e eficácia, de forma a utilizarem mais eficientemente os recursos de que dispõem. O estudo inclui ainda sugestões de investigação futura na área da EA.Oliveira, Maria Teresa Morais deFonseca, Luís Manuel Quintais Cancela daSapientiaGuerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa2016-07-15T18:04:42Z200320032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:51Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:42.964754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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