A ortografia interfere com o julgamento de rima? Duas tarefas para a avaliação do processamento fonológico
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/626 |
Resumo: | Apresentam-se duas provas de julgamento de rima – uma com palavras faladas ou escritas e outra com imagens – em que se manipula a ortografia. Estas provas foram administradas a 30 estudantes universitários, tendo-se observado um efeito significativo da Ortografia: nos pares de palavras que rimam o desempenho foi pior quando estas se escrevem de maneira diferente, e nos pares que não rimam quando se escrevem da mesma maneira. Conclui-se, assim, que se trata de instrumentos úteis na avaliação da integridade dos sistemas de armazenamento fonológico a curto-prazo, sendo sensíveis à influência da ortografia no processamento fonológico. This paper presents two rhyme judgment tasks, one with spoken or written words, and the other with pictures, where the orthography of the stimuli was manipulated. Results from thirty college students show a significant effect of Orthography: more errors were made for pairs of rhyming words which differ in spelling, and for pairs of non-rhyming words which are spelled the same. Thus, these tasks allow us to measure the influence of orthography in phonological processing, and are useful for the assessment of short-term phonological store. |
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A ortografia interfere com o julgamento de rima? Duas tarefas para a avaliação do processamento fonológicoApresentam-se duas provas de julgamento de rima – uma com palavras faladas ou escritas e outra com imagens – em que se manipula a ortografia. Estas provas foram administradas a 30 estudantes universitários, tendo-se observado um efeito significativo da Ortografia: nos pares de palavras que rimam o desempenho foi pior quando estas se escrevem de maneira diferente, e nos pares que não rimam quando se escrevem da mesma maneira. Conclui-se, assim, que se trata de instrumentos úteis na avaliação da integridade dos sistemas de armazenamento fonológico a curto-prazo, sendo sensíveis à influência da ortografia no processamento fonológico. This paper presents two rhyme judgment tasks, one with spoken or written words, and the other with pictures, where the orthography of the stimuli was manipulated. Results from thirty college students show a significant effect of Orthography: more errors were made for pairs of rhyming words which differ in spelling, and for pairs of non-rhyming words which are spelled the same. Thus, these tasks allow us to measure the influence of orthography in phonological processing, and are useful for the assessment of short-term phonological store.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, InêsCastro, São LuísCaló, susana2008-07-21T10:12:08Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/626porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 3 (2006) 245-253.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:04Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:46.882097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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