A problemática das crianças-soldado no Iémen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Luisa Gomes Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8715
Resumo: O presente projeto de trabalho aborda umas das graves violações dos direitos das crianças – o recrutamento e utilização de crianças nos conflitos armados. O foco do estudo é o Iémen, onde, neste momento, existe grande preocupação por parte da comunidade internacional, devido à sua situação política, mas também por ser considerada a pior crise humanitária das últimas décadas. Este estudo é composto por duas partes: uma parte teórica e uma parte prática. Na parte teórica, são apresentados conteúdos essenciais que permitirão compreender melhor o objeto de estudo, nomeadamente, o conceito de criança-soldado, as razões do recrutamento por parte dos grupos armados e forças armadas, as funções que desempenham e os instrumentos internacionais de proteção dos direitos das crianças. Por outro lado, na parte pratica é, inicialmente, analisada a situação geopolítica do Iémen e, posteriormente, averiguada a situação da problemática das crianças-soldado no conflito armado, desde o início da campanha “Children, Not Soldiers” da UNICEF, com o apoio da Organização das Nações Unidas, no período de 2014 a 2019. Apesar das iniciativas internacionais, verificou-se que este fenómeno continua a crescer de uma forma alarmante, sendo que a única solução possível para erradicar este problema parecer ser uma solução de carácter político, de modo a pôr fim ao conflito presente neste país.
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