À descoberta da matemática nos caminhos do linho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6288 |
Resumo: | Descreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva. |
id |
RCAP_385055f32485c8c46c768939db6bb81c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6288 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta da matemática nos caminhos do linhoEducação de InfânciaDidática da matemáticaContextos formais e não formaisPatrimónioBordado de Castelo BrancoDescreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.Associação de Professores de MatemáticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, HelenaJorge, FátimaPaixão, FátimaPais, AntónioDionísio, Susana2018-12-03T15:49:14Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6288porMARTINS, Helena [et al.] (2018) – À descoberta da matemática nos caminhos do linho. Educação e Matemática. ISSN 0871-7222. Nº 148, p. 2-4.0871-7222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:58.086767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
title |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
spellingShingle |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho Martins, Helena Educação de Infância Didática da matemática Contextos formais e não formais Património Bordado de Castelo Branco |
title_short |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
title_full |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
title_fullStr |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
title_full_unstemmed |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
title_sort |
À descoberta da matemática nos caminhos do linho |
author |
Martins, Helena |
author_facet |
Martins, Helena Jorge, Fátima Paixão, Fátima Pais, António Dionísio, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Jorge, Fátima Paixão, Fátima Pais, António Dionísio, Susana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Helena Jorge, Fátima Paixão, Fátima Pais, António Dionísio, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância Didática da matemática Contextos formais e não formais Património Bordado de Castelo Branco |
topic |
Educação de Infância Didática da matemática Contextos formais e não formais Património Bordado de Castelo Branco |
description |
Descreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03T15:49:14Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6288 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Helena [et al.] (2018) – À descoberta da matemática nos caminhos do linho. Educação e Matemática. ISSN 0871-7222. Nº 148, p. 2-4. 0871-7222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130831587901440 |