À descoberta da matemática nos caminhos do linho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jorge, Fátima, Paixão, Fátima, Pais, António, Dionísio, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6288
Resumo: Descreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.
id RCAP_385055f32485c8c46c768939db6bb81c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta da matemática nos caminhos do linhoEducação de InfânciaDidática da matemáticaContextos formais e não formaisPatrimónioBordado de Castelo BrancoDescreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.Associação de Professores de MatemáticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, HelenaJorge, FátimaPaixão, FátimaPais, AntónioDionísio, Susana2018-12-03T15:49:14Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6288porMARTINS, Helena [et al.] (2018) – À descoberta da matemática nos caminhos do linho. Educação e Matemática. ISSN 0871-7222. Nº 148, p. 2-4.0871-7222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:58.086767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta da matemática nos caminhos do linho
title À descoberta da matemática nos caminhos do linho
spellingShingle À descoberta da matemática nos caminhos do linho
Martins, Helena
Educação de Infância
Didática da matemática
Contextos formais e não formais
Património
Bordado de Castelo Branco
title_short À descoberta da matemática nos caminhos do linho
title_full À descoberta da matemática nos caminhos do linho
title_fullStr À descoberta da matemática nos caminhos do linho
title_full_unstemmed À descoberta da matemática nos caminhos do linho
title_sort À descoberta da matemática nos caminhos do linho
author Martins, Helena
author_facet Martins, Helena
Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Pais, António
Dionísio, Susana
author_role author
author2 Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Pais, António
Dionísio, Susana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Helena
Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Pais, António
Dionísio, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Didática da matemática
Contextos formais e não formais
Património
Bordado de Castelo Branco
topic Educação de Infância
Didática da matemática
Contextos formais e não formais
Património
Bordado de Castelo Branco
description Descreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03T15:49:14Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6288
url http://hdl.handle.net/10400.11/6288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Helena [et al.] (2018) – À descoberta da matemática nos caminhos do linho. Educação e Matemática. ISSN 0871-7222. Nº 148, p. 2-4.
0871-7222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130831587901440