O último Tarahumara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131194 |
Resumo: | O presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021. O resultado deste projeto performativo é marcado pela oposição ao “textocentrismo” e guiou-se por um conjunto de referências teóricas sobre a “declaração de guerra contra os órgãos”, por Antonin Artaud (1947), e pela prática do “corpo-sem-órgãos” de Deleuze e Guattari (1972). Também se moldou pelas intenções com que Artaud tencionava renovar o teatro ocidental europeu. Essas mesmas intenções já o tornavam o grande percursor da Arte da Performance, o que se veio a consolidar no final da década de 60. Artaud conduziu o então paradigma da performance enquanto ação, potência e, sobretudo, presença de corpo. Neste projeto prático o corpo com a sua potência não se torna apenas uma realidade externa observável, controlável ou mensurável. O meu corpo, enquanto performer, criou novos mundos e desterritorializou ações do quotidiano. Toda a conceção desta performance passou por um processo de pesquisa corporal na desconstrução de um corpo moldado à sociedade e que se constrói noutro corpo abstrato a partir de ações do quotidiano – construção de um corpo-sem-órgãos. A par de excertos de textos de Artaud, presentes em Para acabar de vez com o juízo de deus seguido de O Teatro da Crueldade (Artaud, 1975), o objetivo foi colocá-los, enquanto signos textuais, ao mesmo nível dos signos corporais e plásticos, assim como desconstruir as categorias hierárquicas tradicionais do teatro que Artaud propôs. |
id |
RCAP_3850911a3217dddb8bbe9bf7f48dbaa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O último TarahumaraPerformanceArtaudTarahumarasCorpo-sem-órgãosAntonin ArtaudTeatro da CrueldadeTheatre of CrueltyBody without OrgansDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021. O resultado deste projeto performativo é marcado pela oposição ao “textocentrismo” e guiou-se por um conjunto de referências teóricas sobre a “declaração de guerra contra os órgãos”, por Antonin Artaud (1947), e pela prática do “corpo-sem-órgãos” de Deleuze e Guattari (1972). Também se moldou pelas intenções com que Artaud tencionava renovar o teatro ocidental europeu. Essas mesmas intenções já o tornavam o grande percursor da Arte da Performance, o que se veio a consolidar no final da década de 60. Artaud conduziu o então paradigma da performance enquanto ação, potência e, sobretudo, presença de corpo. Neste projeto prático o corpo com a sua potência não se torna apenas uma realidade externa observável, controlável ou mensurável. O meu corpo, enquanto performer, criou novos mundos e desterritorializou ações do quotidiano. Toda a conceção desta performance passou por um processo de pesquisa corporal na desconstrução de um corpo moldado à sociedade e que se constrói noutro corpo abstrato a partir de ações do quotidiano – construção de um corpo-sem-órgãos. A par de excertos de textos de Artaud, presentes em Para acabar de vez com o juízo de deus seguido de O Teatro da Crueldade (Artaud, 1975), o objetivo foi colocá-los, enquanto signos textuais, ao mesmo nível dos signos corporais e plásticos, assim como desconstruir as categorias hierárquicas tradicionais do teatro que Artaud propôs.This report addresses the process of creating the performance "O Último Tarahumara", which premiered at the Fórum Grandela in May 2021. The result of this performative project is marked by opposition to the “centrism text” and was guided by a set of theoretical references on the "declaration of war against organs", by Antonin Artaud (1947), and by the practice of the "body without-organs" of Deleuze and Guattari (1972). It was also shaped by the intentions with which Artaud intended to renew western European theatre. These same intentions already made him the great pioneer of the Performance Art, which was consolidated at the end of the 1960s. Artaud led then the paradigm of performance as action, power and, above all, body presence. In this project, the body, with its power, does not just become an observable, controllable or measurable external reality. My body, as a performer, created new worlds and deterritorialized everyday actions. The whole conception of this performance has gone through a process of body research in the deconstruction of a body moulded to society, and the construction of another abstract body derived from everyday actions – a Body without Organs. Along with excerpts from Artaud's texts, present in To end God’s Judgement followed by The Theater of Cruelty (Artaud, 1975), the goal was to place them, as textual signs, at the same level as the body and plastic signs, as well as to deconstruct the traditionally hierarchical categories of theatre that Artaud proposed.Miguel, João GarciaRUNFerreira, Ruben Miguel Faria2022-01-20T10:02:07Z2021-11-252021-07-232021-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131194TID:202884538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:44Zoai:run.unl.pt:10362/131194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:00.349392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O último Tarahumara |
title |
O último Tarahumara |
spellingShingle |
O último Tarahumara Ferreira, Ruben Miguel Faria Performance Artaud Tarahumaras Corpo-sem-órgãos Antonin Artaud Teatro da Crueldade Theatre of Cruelty Body without Organs Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O último Tarahumara |
title_full |
O último Tarahumara |
title_fullStr |
O último Tarahumara |
title_full_unstemmed |
O último Tarahumara |
title_sort |
O último Tarahumara |
author |
Ferreira, Ruben Miguel Faria |
author_facet |
Ferreira, Ruben Miguel Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, João Garcia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ruben Miguel Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Artaud Tarahumaras Corpo-sem-órgãos Antonin Artaud Teatro da Crueldade Theatre of Cruelty Body without Organs Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Performance Artaud Tarahumaras Corpo-sem-órgãos Antonin Artaud Teatro da Crueldade Theatre of Cruelty Body without Organs Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021. O resultado deste projeto performativo é marcado pela oposição ao “textocentrismo” e guiou-se por um conjunto de referências teóricas sobre a “declaração de guerra contra os órgãos”, por Antonin Artaud (1947), e pela prática do “corpo-sem-órgãos” de Deleuze e Guattari (1972). Também se moldou pelas intenções com que Artaud tencionava renovar o teatro ocidental europeu. Essas mesmas intenções já o tornavam o grande percursor da Arte da Performance, o que se veio a consolidar no final da década de 60. Artaud conduziu o então paradigma da performance enquanto ação, potência e, sobretudo, presença de corpo. Neste projeto prático o corpo com a sua potência não se torna apenas uma realidade externa observável, controlável ou mensurável. O meu corpo, enquanto performer, criou novos mundos e desterritorializou ações do quotidiano. Toda a conceção desta performance passou por um processo de pesquisa corporal na desconstrução de um corpo moldado à sociedade e que se constrói noutro corpo abstrato a partir de ações do quotidiano – construção de um corpo-sem-órgãos. A par de excertos de textos de Artaud, presentes em Para acabar de vez com o juízo de deus seguido de O Teatro da Crueldade (Artaud, 1975), o objetivo foi colocá-los, enquanto signos textuais, ao mesmo nível dos signos corporais e plásticos, assim como desconstruir as categorias hierárquicas tradicionais do teatro que Artaud propôs. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-25 2021-07-23 2021-11-25T00:00:00Z 2022-01-20T10:02:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131194 TID:202884538 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131194 |
identifier_str_mv |
TID:202884538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138073258229760 |