O último Tarahumara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ruben Miguel Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131194
Resumo: O presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021. O resultado deste projeto performativo é marcado pela oposição ao “textocentrismo” e guiou-se por um conjunto de referências teóricas sobre a “declaração de guerra contra os órgãos”, por Antonin Artaud (1947), e pela prática do “corpo-sem-órgãos” de Deleuze e Guattari (1972). Também se moldou pelas intenções com que Artaud tencionava renovar o teatro ocidental europeu. Essas mesmas intenções já o tornavam o grande percursor da Arte da Performance, o que se veio a consolidar no final da década de 60. Artaud conduziu o então paradigma da performance enquanto ação, potência e, sobretudo, presença de corpo. Neste projeto prático o corpo com a sua potência não se torna apenas uma realidade externa observável, controlável ou mensurável. O meu corpo, enquanto performer, criou novos mundos e desterritorializou ações do quotidiano. Toda a conceção desta performance passou por um processo de pesquisa corporal na desconstrução de um corpo moldado à sociedade e que se constrói noutro corpo abstrato a partir de ações do quotidiano – construção de um corpo-sem-órgãos. A par de excertos de textos de Artaud, presentes em Para acabar de vez com o juízo de deus seguido de O Teatro da Crueldade (Artaud, 1975), o objetivo foi colocá-los, enquanto signos textuais, ao mesmo nível dos signos corporais e plásticos, assim como desconstruir as categorias hierárquicas tradicionais do teatro que Artaud propôs.
id RCAP_3850911a3217dddb8bbe9bf7f48dbaa5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/131194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O último TarahumaraPerformanceArtaudTarahumarasCorpo-sem-órgãosAntonin ArtaudTeatro da CrueldadeTheatre of CrueltyBody without OrgansDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021. O resultado deste projeto performativo é marcado pela oposição ao “textocentrismo” e guiou-se por um conjunto de referências teóricas sobre a “declaração de guerra contra os órgãos”, por Antonin Artaud (1947), e pela prática do “corpo-sem-órgãos” de Deleuze e Guattari (1972). Também se moldou pelas intenções com que Artaud tencionava renovar o teatro ocidental europeu. Essas mesmas intenções já o tornavam o grande percursor da Arte da Performance, o que se veio a consolidar no final da década de 60. Artaud conduziu o então paradigma da performance enquanto ação, potência e, sobretudo, presença de corpo. Neste projeto prático o corpo com a sua potência não se torna apenas uma realidade externa observável, controlável ou mensurável. O meu corpo, enquanto performer, criou novos mundos e desterritorializou ações do quotidiano. Toda a conceção desta performance passou por um processo de pesquisa corporal na desconstrução de um corpo moldado à sociedade e que se constrói noutro corpo abstrato a partir de ações do quotidiano – construção de um corpo-sem-órgãos. A par de excertos de textos de Artaud, presentes em Para acabar de vez com o juízo de deus seguido de O Teatro da Crueldade (Artaud, 1975), o objetivo foi colocá-los, enquanto signos textuais, ao mesmo nível dos signos corporais e plásticos, assim como desconstruir as categorias hierárquicas tradicionais do teatro que Artaud propôs.This report addresses the process of creating the performance "O Último Tarahumara", which premiered at the Fórum Grandela in May 2021. The result of this performative project is marked by opposition to the “centrism text” and was guided by a set of theoretical references on the "declaration of war against organs", by Antonin Artaud (1947), and by the practice of the "body without-organs" of Deleuze and Guattari (1972). It was also shaped by the intentions with which Artaud intended to renew western European theatre. These same intentions already made him the great pioneer of the Performance Art, which was consolidated at the end of the 1960s. Artaud led then the paradigm of performance as action, power and, above all, body presence. In this project, the body, with its power, does not just become an observable, controllable or measurable external reality. My body, as a performer, created new worlds and deterritorialized everyday actions. The whole conception of this performance has gone through a process of body research in the deconstruction of a body moulded to society, and the construction of another abstract body derived from everyday actions – a Body without Organs. Along with excerpts from Artaud's texts, present in To end God’s Judgement followed by The Theater of Cruelty (Artaud, 1975), the goal was to place them, as textual signs, at the same level as the body and plastic signs, as well as to deconstruct the traditionally hierarchical categories of theatre that Artaud proposed.Miguel, João GarciaRUNFerreira, Ruben Miguel Faria2022-01-20T10:02:07Z2021-11-252021-07-232021-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131194TID:202884538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:44Zoai:run.unl.pt:10362/131194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:00.349392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O último Tarahumara
title O último Tarahumara
spellingShingle O último Tarahumara
Ferreira, Ruben Miguel Faria
Performance
Artaud
Tarahumaras
Corpo-sem-órgãos
Antonin Artaud
Teatro da Crueldade
Theatre of Cruelty
Body without Organs
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O último Tarahumara
title_full O último Tarahumara
title_fullStr O último Tarahumara
title_full_unstemmed O último Tarahumara
title_sort O último Tarahumara
author Ferreira, Ruben Miguel Faria
author_facet Ferreira, Ruben Miguel Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, João Garcia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ruben Miguel Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Artaud
Tarahumaras
Corpo-sem-órgãos
Antonin Artaud
Teatro da Crueldade
Theatre of Cruelty
Body without Organs
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Performance
Artaud
Tarahumaras
Corpo-sem-órgãos
Antonin Artaud
Teatro da Crueldade
Theatre of Cruelty
Body without Organs
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021. O resultado deste projeto performativo é marcado pela oposição ao “textocentrismo” e guiou-se por um conjunto de referências teóricas sobre a “declaração de guerra contra os órgãos”, por Antonin Artaud (1947), e pela prática do “corpo-sem-órgãos” de Deleuze e Guattari (1972). Também se moldou pelas intenções com que Artaud tencionava renovar o teatro ocidental europeu. Essas mesmas intenções já o tornavam o grande percursor da Arte da Performance, o que se veio a consolidar no final da década de 60. Artaud conduziu o então paradigma da performance enquanto ação, potência e, sobretudo, presença de corpo. Neste projeto prático o corpo com a sua potência não se torna apenas uma realidade externa observável, controlável ou mensurável. O meu corpo, enquanto performer, criou novos mundos e desterritorializou ações do quotidiano. Toda a conceção desta performance passou por um processo de pesquisa corporal na desconstrução de um corpo moldado à sociedade e que se constrói noutro corpo abstrato a partir de ações do quotidiano – construção de um corpo-sem-órgãos. A par de excertos de textos de Artaud, presentes em Para acabar de vez com o juízo de deus seguido de O Teatro da Crueldade (Artaud, 1975), o objetivo foi colocá-los, enquanto signos textuais, ao mesmo nível dos signos corporais e plásticos, assim como desconstruir as categorias hierárquicas tradicionais do teatro que Artaud propôs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
2021-07-23
2021-11-25T00:00:00Z
2022-01-20T10:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/131194
TID:202884538
url http://hdl.handle.net/10362/131194
identifier_str_mv TID:202884538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138073258229760