A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na ocorrência de lesões em bailarinas brasileiras não profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6698 |
Resumo: | Introdução: O ballet clássico é um tipo de dança que requer dos seus praticantes ampla dedicação e esforço para que executar com perfeição os movimentos específicos do ballet, principalmente os de alta complexidade e de elevado grau de dificuldade. Os bailarinos são descritos como atletas e/ou artistas, ficando expostos a elevadas exigências físicas que podem ocasionar o aparecimento de lesões, e comprometer os seus desempenhos. Objetivos: O objetivo geral deste estudo foi avaliar a influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na ocorrência de lesões em bailarinas não profissionais da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Os objetivos específicos foram identificar o perfil sociodemográfico e lesional das bailarinas, assim como as caraterizar a prática de ballet. Metodologia: Neste estudo do tipo longitudinal retrospetivo de dois anos, a amostra inicial foi constituída por 97 praticantes de ballet clássico do sexo feminino, das quais foram excluídas 13 por não se inserirem nos critérios de inclusão. As bailarinas apresentavam idades compreendidas entre 7 a 30 anos. O instrumento utilizado para recolha dos dados foi um questionário com 28 perguntas e uma entrevista individual. Resultados: Da totalidade das bailarinas, 59,5% sofreram uma ou mais lesões, contraindo 88 lesões e apresentando uma taxa de 2,13 lesões em 1.000 horas de treino; a maioria das lesões ocorreu por sobreuso/overuse (52,28%); o tipo de lesão mais frequente foi a entorse (21,58%); o local anatómico de maior ocorrência foram os membros inferiores (76,1%) sendo a articulação tibiotársica a mais acometida (27,3%); os gestos específicos mais relatados como causadores de lesões foram os saltos (15,89%), seguido do giro/rotação (12,50%); a maioria das bailarinas lesionadas (54%) relataram ocorrência de recidivas das suas lesões; maioritariamente, as bailarinas integravam-se nos valores ideais de índice de massa corporal (54,76%). Grande parte das bailarinas que sofreu algum tipo de lesão teve acompanhamento médico, mas nem todas realizaram reabilitação, sendo distinto o tipo de tratamento efetuado. Conclusão: Existem fatores intrínsecos e extrínsecos que, por si só, influenciam a ocorrência de lesões em bailarinas brasileiras não profissionais da dança clássica. As bailarinas mais velhas, as que utilizam as sapatilhas de pontas há mais tempo, e as bailarinas com níveis de desempenho superior, apresentam maior risco de terem lesões, relativamente às restantes praticantes. Por outro lado, os anos de prática, assim como a prática de outra modalidade, podem atuar como fatores protetores na ocorrência de lesões nas bailarinas. |
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A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na ocorrência de lesões em bailarinas brasileiras não profissionaisBallet clássicoLesõesFactores de riscoDançaClassical balletInjuryRisk factorsDanceDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: O ballet clássico é um tipo de dança que requer dos seus praticantes ampla dedicação e esforço para que executar com perfeição os movimentos específicos do ballet, principalmente os de alta complexidade e de elevado grau de dificuldade. Os bailarinos são descritos como atletas e/ou artistas, ficando expostos a elevadas exigências físicas que podem ocasionar o aparecimento de lesões, e comprometer os seus desempenhos. Objetivos: O objetivo geral deste estudo foi avaliar a influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na ocorrência de lesões em bailarinas não profissionais da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Os objetivos específicos foram identificar o perfil sociodemográfico e lesional das bailarinas, assim como as caraterizar a prática de ballet. Metodologia: Neste estudo do tipo longitudinal retrospetivo de dois anos, a amostra inicial foi constituída por 97 praticantes de ballet clássico do sexo feminino, das quais foram excluídas 13 por não se inserirem nos critérios de inclusão. As bailarinas apresentavam idades compreendidas entre 7 a 30 anos. O instrumento utilizado para recolha dos dados foi um questionário com 28 perguntas e uma entrevista individual. Resultados: Da totalidade das bailarinas, 59,5% sofreram uma ou mais lesões, contraindo 88 lesões e apresentando uma taxa de 2,13 lesões em 1.000 horas de treino; a maioria das lesões ocorreu por sobreuso/overuse (52,28%); o tipo de lesão mais frequente foi a entorse (21,58%); o local anatómico de maior ocorrência foram os membros inferiores (76,1%) sendo a articulação tibiotársica a mais acometida (27,3%); os gestos específicos mais relatados como causadores de lesões foram os saltos (15,89%), seguido do giro/rotação (12,50%); a maioria das bailarinas lesionadas (54%) relataram ocorrência de recidivas das suas lesões; maioritariamente, as bailarinas integravam-se nos valores ideais de índice de massa corporal (54,76%). Grande parte das bailarinas que sofreu algum tipo de lesão teve acompanhamento médico, mas nem todas realizaram reabilitação, sendo distinto o tipo de tratamento efetuado. Conclusão: Existem fatores intrínsecos e extrínsecos que, por si só, influenciam a ocorrência de lesões em bailarinas brasileiras não profissionais da dança clássica. As bailarinas mais velhas, as que utilizam as sapatilhas de pontas há mais tempo, e as bailarinas com níveis de desempenho superior, apresentam maior risco de terem lesões, relativamente às restantes praticantes. Por outro lado, os anos de prática, assim como a prática de outra modalidade, podem atuar como fatores protetores na ocorrência de lesões nas bailarinas.Introduction: The classical ballet is a kind of dance that require of your practitioners a great dedication and effort to execute with perfection the especifics ballet movements, especially those of high complexity and high degree of difficulty. In addition, dancers are described as both artists and/or athletes, such that they are exposed to the physical demands, which can lead to the appearance of injuries, compromising the performance of this group. Objectives: The primary aim of this study was to evaluate the influence of intrinsic and extrinsic factors on the occurrence of injuries in non-professional classical ballet dancers in the city of Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. The specifics aims were to identify the sociodemographic and injury profile of a dancers ensemble and also to characterize the ballet practice. Methods: In this longitudinal study, retrospective of two-years, the initial sample had been constituided of 97 non-professional female classical ballet dancers, whose 13 of them were excluded because they did not fit into the inclusion criterias. The dancers are between 7 and 30 years old. The information was collected through a questionnaire with 28 questions and a individual interview. Results: By considering all dancers, 59,5% had one or more injuries, acquiring 88 injuries and showing a rate of 2,13 injuries in 1000 training hours; the majority of injuries occurred due to overuse (52,28%); the most frequent type of injury was sprain (21,58%); the anatomical site with the highest occurrence was the lower limbs (76,10%), being ankle the most affected site (27,3%); the specific gestures which were most reported as causing the injury were the jumps (15,89%), followed by rotation/pirouettes (12,50%); the majority of injured dancers (54%) reported recurrences of their injuries; mostly of the sample are included in the ideal values of body mass index (54,76%); most of the dancers who suffered some kind of injury had medical follow-up but not all of them received sessions of rehabilitation and the type of treatment was distinct. Conclusion: There are intrinsics and extrinsics factors that, by themselves, influence on the occurrence of injuries in Brazilian non-professional classical ballet dancers. The dancers whose are older, have been used pointe shoes for a longer time, have the superior performance show more chance to acquire injuries compared with the rest of the dancers. On the other hand, the ballet long practice time and the practice of another modality might help to prevent injury occurrence.Amaral, LuísaSilva, RaquelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLapas, Luciana Célia Bruschi2018-05-22T11:33:52Z2017-10-23T00:00:00Z2017-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6698202434524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:05Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:35.967335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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