Percepção dos professores sobre a formação recebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sonia Maria Henrique Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7692
Resumo: O estudo procura analisar a percepção dos formandos do Projeto Professor Aprendiz, sobre a formação recebida e a transferência da aprendizagem realizada no curso, para a prática em sala de aula. Parte da constatação de que a formação de professores da Educação Básica tem constituído uma preocupação das entidades educacionais brasileiras e que vários projetos de formação têm sido promovidos pelo Governo Federal e pelos Estados. No Ceará o Projeto Professor Aprendiz integrou a política de formação docente estadual, com o objetivo de incentivar professores da rede pública a colaborarem na formação de seus pares e a socializarem suas experiências. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos professores sobre a transferência da aprendizagem recebida no Projeto Professor Aprendiz para a prática em sala de aula. O estudo assume um caráter descritivo, com o recurso ao estudo de caso e ao grupo focal enquanto instrumento para a obtenção de informações. Para o tratamento dos dados se recorre à análise de conteúdo. O embasamento teórico do trabalho se fundamenta nas três concepções em relação à natureza da formação do professor, explicitadas por Diniz- Pereira (2008) e no modelo de avaliação de transferência da aprendizagem proposto por Holton (1996, 2002, 2005). Após a análise dos dados a propósito da percepção dos professores das instituições educativas participantes no Projeto Professor Aprendiz sobre a proposta pedagógica do curso frequentado, se destaca a relevância que atribuem à possibilidade de melhorar o seu desempenho profissional oportunizada pela partilha de ideias, materiais e experiências. No âmbito da percepção sobre a transferência da aprendizagem realizada pelos formandos para a sua prática em sala de aula, foi possível identificar algumas dificuldades em resultado: da falta de abordagem durante o curso, por professores especializados, de práticas inovadoras nas diferentes áreas de conhecimento; do posicionamento, por vezes antagónico da direção da instituição educativa, dos estudantes e dos próprios pares, em face do processo de transferência.
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