Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11241 |
Resumo: | O desenvolvimento moral abrange diferentes conceções de acordo com a perspetiva teórica que se adota. Ora é considerado um “assunto do coração”, ora um assunto da influência direta do meio, ora um “assunto da razão”. De forma a compreender-se e refletir sobre a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada em autores e estudos pioneiros sobre o desenvolvimento moral. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 13 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de a perspetiva estrutural-construtivista propor critérios mais racionais acerca da moralidade e do desenvolvimento moral, além de ser a que mais se adequa a uma perspetiva de desenvolvimento individual e a que mais permite visionar a transformação da sociedade, através de uma educação para a justiça baseada na promoção do raciocínio moral e na vivência em comunidade justa, em que o respeito pelo eu, pelo outro e pelos princípios passam a ser uma preocupação. |
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O desenvolvimento moral abrange diferentes conceções de acordo com a perspetiva teórica que se adota. Ora é considerado um “assunto do coração”, ora um assunto da influência direta do meio, ora um “assunto da razão”. De forma a compreender-se e refletir sobre a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada em autores e estudos pioneiros sobre o desenvolvimento moral. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 13 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de a perspetiva estrutural-construtivista propor critérios mais racionais acerca da moralidade e do desenvolvimento moral, além de ser a que mais se adequa a uma perspetiva de desenvolvimento individual e a que mais permite visionar a transformação da sociedade, através de uma educação para a justiça baseada na promoção do raciocínio moral e na vivência em comunidade justa, em que o respeito pelo eu, pelo outro e pelos princípios passam a ser uma preocupação. |
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