Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Emanuela Magalhães da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11241
Resumo: O desenvolvimento moral abrange diferentes conceções de acordo com a perspetiva teórica que se adota. Ora é considerado um “assunto do coração”, ora um assunto da influência direta do meio, ora um “assunto da razão”. De forma a compreender-se e refletir sobre a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada em autores e estudos pioneiros sobre o desenvolvimento moral. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 13 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de a perspetiva estrutural-construtivista propor critérios mais racionais acerca da moralidade e do desenvolvimento moral, além de ser a que mais se adequa a uma perspetiva de desenvolvimento individual e a que mais permite visionar a transformação da sociedade, através de uma educação para a justiça baseada na promoção do raciocínio moral e na vivência em comunidade justa, em que o respeito pelo eu, pelo outro e pelos princípios passam a ser uma preocupação.
id RCAP_387c9ab1bf7a57360f5af73386cefa0d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em riscoDesenvolvimento moralperspetiva estrutural-construtivistaO desenvolvimento moral abrange diferentes conceções de acordo com a perspetiva teórica que se adota. Ora é considerado um “assunto do coração”, ora um assunto da influência direta do meio, ora um “assunto da razão”. De forma a compreender-se e refletir sobre a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada em autores e estudos pioneiros sobre o desenvolvimento moral. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 13 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de a perspetiva estrutural-construtivista propor critérios mais racionais acerca da moralidade e do desenvolvimento moral, além de ser a que mais se adequa a uma perspetiva de desenvolvimento individual e a que mais permite visionar a transformação da sociedade, através de uma educação para a justiça baseada na promoção do raciocínio moral e na vivência em comunidade justa, em que o respeito pelo eu, pelo outro e pelos princípios passam a ser uma preocupação.Depending on the theoretical perspective used, moral growth can cover a variety of concepts. It is regarded as an "issue of the heart" at times, a "matter of direct environmental impact" at other times, and a "matter of reason" occasionally. A thorough literature study focused on authors and pioneering research on moral growth was conducted to understand and reflect on the subject. Thirteen papers were selected based on the predetermined inclusion and exclusion criteria. The major findings come from the structural-constructivist perspective's proposal of more logical morality and moral growth standards, apart from being the one that best suits an individual development perspective, it is also the one that best allows us to envision the transformation of society through a justice education based on the promotion of moral reasoning and living in a fair community where respect for oneself, one's neighbor, and one's principles became a concern.2022-05-17T10:12:29Z2022-03-23T00:00:00Z2022-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11241porCosta, Inês Emanuela Magalhães dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:01.092379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
title Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
spellingShingle Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
Costa, Inês Emanuela Magalhães da
Desenvolvimento moral
perspetiva estrutural-construtivista
title_short Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
title_full Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
title_fullStr Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
title_full_unstemmed Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
title_sort Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco
author Costa, Inês Emanuela Magalhães da
author_facet Costa, Inês Emanuela Magalhães da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Inês Emanuela Magalhães da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento moral
perspetiva estrutural-construtivista
topic Desenvolvimento moral
perspetiva estrutural-construtivista
description O desenvolvimento moral abrange diferentes conceções de acordo com a perspetiva teórica que se adota. Ora é considerado um “assunto do coração”, ora um assunto da influência direta do meio, ora um “assunto da razão”. De forma a compreender-se e refletir sobre a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada em autores e estudos pioneiros sobre o desenvolvimento moral. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 13 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de a perspetiva estrutural-construtivista propor critérios mais racionais acerca da moralidade e do desenvolvimento moral, além de ser a que mais se adequa a uma perspetiva de desenvolvimento individual e a que mais permite visionar a transformação da sociedade, através de uma educação para a justiça baseada na promoção do raciocínio moral e na vivência em comunidade justa, em que o respeito pelo eu, pelo outro e pelos princípios passam a ser uma preocupação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-17T10:12:29Z
2022-03-23T00:00:00Z
2022-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11241
url http://hdl.handle.net/10348/11241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137126182289408