A adaptação da Igreja de Santa Cruz a Museu de Arte Sacra de Vila Viçosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15249 |
Resumo: | A análise que se pretende efectuar através deste trabalho está baseada numa retrospectiva histórica da evolução verificada desde a edificação do Convento de Santa Cruz até ao projecto de implementação do Museu de Arte Sacra, que todavia não se encontra concluído. O objectivo subjacente a este princípio analítico procura estabelecer as principais etapas relacionadas com a construção do edificio conventual, os seus principais impulsionadores, a contextualização social, económica e política de Vila Viçosa nas primeiras décadas do séc. XVI, a caracterização da presença da ordem dos Agostinhos em Portugal e a sua influência na edificação de espaços conventuais e a identificação de propostas de carácter arquitectónico e museológico para a instalação de um Museu de Arte Sacra e recuperação da Igreja. Desta forma, a análise dos processos que condicionaram o desenvolvimento desta iniciativa, assim como os principais intervenientes, constitui um eixo vital para a compreensão de todo este projecto. A necessidade de preservar um espólio artístico de enorme valor patrimonial para Vila Viçosa constitui outra vertente que foi analisada de forma detalhada, com especial destaque para a identificação de estratégias que foram desenvolvidas pela entidade tutelar para a conservação e recuperação do acervo que se aí se encontra actualmente disponível, paralelamente com a caracterização detalhada do programa museológico previsto. Concomitantemente, pretende-se reflectir acerca do percurso histórico do convento e as novas propostas de adaptação do espaço a uma nova função de carácter museológico. /*** Abstract - The subject of this study is the transformation of the Monastery of Saint Cross of Vila Viçosa into a museologic space. This study is based on the historic research about the edification of the building in the 16th century and the adaptation of the area for installation of a Sacred Art Museum, project that is not concluded yet. In this research we try to establish the most important stages related to the construction of the conventual structure, the principal entrepreneurs of the project, the social, economic and politic contextualization of Vila Viçosa in the first decades of the 16th century, the description of the presence of the Augustinian Order in Portugal and its influence in the construction of conventual structures in our country. Other very important subject in this work is the identification of the architectonic and museologic proposals to recovered the church and the convent. In this way, the analysis of the processes that regulate the development of this project, so as the identification of the most important intervenient establish an important method to understand this complex work. The need to preserve the very important artistic patrimony of Vila Viçosa constitutes another aspect that we consider indispensable, with a especial attention to the museologic strategies of the relevant entity to select, recover and preserve the property that's available at this moment. At the same time, this study analyses in a detailed form the fixed museologic program. Concomitantly, we aim to reflect about the historic course and the new proposals to adapt this space to other functions in the museologic field. |
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