A obra de Manuel Vicente : leitura crítica pelos ex-colaboradores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4666 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019 |
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A obra de Manuel Vicente : leitura crítica pelos ex-colaboradoresLuz na arquitecturaKahn, Louis Isadore, 1901-1974 - Crítica e interpretaçãoVicente, Manuel, 1934-2013 - Projectos e plantasVicente, Manuel, 1934-2013 - Crítica e interpretaçãoCorpo de Bombeiros de Macau - EdifíciosFai Chi Kei (Macau, China)Macau (China: Região Administrativa Especial) - Edifícios, estruturas, etc.Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 25 de Julho de 2019Esta dissertação, tem como objectivo, o estudo da obra e da metodologia do arquitecto Manuel Vicente. Assenta em dois casos de estudo, representativos de escalas diferentes, bem como assim, de tipologias diferentes. Metodologicamente, vamos estudar e ler criticamente as obras a que equivalem diferentes fases e modus operandi do arquitecto. O contributo dos ex-colaboradores de Manuel Vicente, através das entrevistas concedidas, são pedra basilar, adquirindo as suas citações, durante o estudo, um carácter omnipresente. No primeiro grande capítulo, estudamos o Posto Operacional dos Bombeiros da Areia Preta, ou POBAP, analisando os pressupostos do seu desenho, desde o momento da definição dos planos urbanísticos da zona onde se insere; a Areia Preta, em Macau; passando pela malha da implantação, geometria, luz, e culminando nos elementos de forte génese Pop e de grande componente comunicativa da cidade. Dentro do mesmo capítulo, há uma abordagem ao tema da luz, como elemento definidor de espaço. Criamos um paralelismo entre a obra de Manuel Vicente e a de Louis I. Kahn; incluindo questões fenomenológicas e Poéticas do Espaço, presentes na obra de Gaston Bachelard. No segundo capítulo, o caso de estudo, é o Bairro Social do Fai Chi Kei, localizado na Bacia do Patane, também em Macau. Na consequência da ausência do elemento fisico, fruto da sua demolição em 2010, não existiu estudo in loco. Centramo-nos assim, nos testemunhos dos ex-colaboradores de Manuel Vicente, nas memórias das gentes de Macau e críticas do panorama internacional. O principal objectivo, é invocar a memória vivencial e a dimensão afectiva daquele edifício e daqueles espaços, destrinçando também a sua dimensão física. Procura-se ainda o enquadramento no tempo, ou seja, do passado ao presente.This dissertation has as its objective the study of the work and methodology of the Architect Manuel Vicente. It rests on two case studies, representatives of different scales, as well as, different typologies. Methodologically, we will study and read critically the works that match different phases and different modus operandi of the Architect. The contribution of his former collaborators, through the interviews ceded, are the cornerstone of this work. Their quotes, during the study, acquire an omnipresent character. In the first major chapter, we will study the POBAP, or, Posto Operacional dos Bombeiros da Areia Preta, and explore the particulars of its design. Since the moment of the urban planning of the area where its implanted; the Areia Preta area, in Macau; until the implantation grid, geometry, light, and culminating in the elements of strong Pop genesis and of great communicative component of the city. In the same chapter, there is an approach to the theme of Light, as defining element of space. We create a parallel beetween Manuel Vicente´s and Kahn´s work, including space phenomenological and poetic matters, present in the work of Gaston Bachelard. In the second chapter, the case study referes to the Fai Chi Kei social housing, located in the Patane Basin, also in Macau. In the absence of the physical element, as the result of its demolition in 2010, there was no in loco study. We focus thus, on the testimonies of Manuel Vicent´s former collaborators, but also on the memories of the Macao people and criticism of the international scene. The main objective is to invoke the experiential memory and the affective dimension of that building and of those spaces, untying too, its physical dimension. We also seek to place it in a timespan, or in other words, from the past to the present.2019-08-13T10:07:55Z2019-08-132019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4666http://hdl.handle.net/11067/4666TID:202275728porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Bruno Miguel Gonçalves, 1969-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:17Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:35.081688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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