Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlinda, Leite
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kátia, Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6318
Resumo: O Ensino Superior, desde o final do século XX, tem sido objeto de reformas advindas de políticas internacionais (Robertson, 2009; Lima, 2012b) com efeitos, nomeadamente na organização dos cursos e nos processos de desenvolvimento curricular. Estes processos exigem modos de trabalho pedagógico docente onde os estudantes sejam considerados sujeitos ativos do ensino-aprendizagem-avaliação (Zabalza, 2011; Luke, 2011). No quadro desta problemática, este artigo dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto (U.Porto) que teve como objetivo analisar implicações de políticas decorrentes do Processo de Bolonha (PB) na organização e no desenvolvimento do currículo e nos efeitos gerados no exercício da docência. Partindo de conceções de currículo que suportam políticas de ensino superior em Portugal na fase pós-Bolonha (Leite & Fernandes, 2011), o estudo, na sua componente empírica, recolhe dados, através de um questionário com duas perguntas fechadas e uma aberta, a docentes da U.Porto. A análise desses dados, realizada por uma estatística simples (perguntas fechadas) e por análise de conteúdo (Krippenendorf, 2003) dos discursos enunciados (pergunta aberta), aponta para a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas, decorrentes do ideário que acompanhou o PB e as condições existentes para a (re)configuração da organização e do desenvolvimento do currículo, na concretização de um modo de trabalho pedagógico de orientação crítica.
id RCAP_38ceae90c03c4dbc4228bd44556b0e51
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docenteEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORPOLÍTICA EDUCATIVACURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOSPROFESSORESEDUCATIONHIGHER EDUCATIONEDUCATIONAL POLICYACADEMIC CURRICULATEACHERSO Ensino Superior, desde o final do século XX, tem sido objeto de reformas advindas de políticas internacionais (Robertson, 2009; Lima, 2012b) com efeitos, nomeadamente na organização dos cursos e nos processos de desenvolvimento curricular. Estes processos exigem modos de trabalho pedagógico docente onde os estudantes sejam considerados sujeitos ativos do ensino-aprendizagem-avaliação (Zabalza, 2011; Luke, 2011). No quadro desta problemática, este artigo dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto (U.Porto) que teve como objetivo analisar implicações de políticas decorrentes do Processo de Bolonha (PB) na organização e no desenvolvimento do currículo e nos efeitos gerados no exercício da docência. Partindo de conceções de currículo que suportam políticas de ensino superior em Portugal na fase pós-Bolonha (Leite & Fernandes, 2011), o estudo, na sua componente empírica, recolhe dados, através de um questionário com duas perguntas fechadas e uma aberta, a docentes da U.Porto. A análise desses dados, realizada por uma estatística simples (perguntas fechadas) e por análise de conteúdo (Krippenendorf, 2003) dos discursos enunciados (pergunta aberta), aponta para a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas, decorrentes do ideário que acompanhou o PB e as condições existentes para a (re)configuração da organização e do desenvolvimento do currículo, na concretização de um modo de trabalho pedagógico de orientação crítica.Since the late 20th century, higher education has been influenced by reforms arising from international policies (Robertson, 2009; Lima, 2012b) with a strong impact, particularly, in the courses’ organization and curriculum development processes. These processes require pedagogical attention to professors’ performance that considers students in an active position on the teaching-learning-evaluation (Zabalza, 2011; Luke, 2011). Within the framework of this situation, this article gives account of a study conducted at the University of Porto (U. Porto) which aimed to analyse policy implications arising from the Bologna Process (PB) in the organization and in the curriculum development as well as the effects generated in the course due to the teaching method. Starting with issues that support higher education policies in Portugal in the pós-Bolonha (Leite & Fernandes, 2011), the study, in its empirical component, collects data through a questionnaire with two close-ended questions and one open question, answered by professors of the U.Porto. The data were analysed by simple statistics (closed questions) and content analysis (Krippenendorf, 2003) of the professors’ answers (openended question), This analysis points to the existence of paradigmatic tensions which reflect dilemmas arising between the ideal concept of the PB and the real conditions that the professors have to (re)organize and to develop the curriculum related with a critical orientation. Keywords: higher education policies; curriculum; university teachingEdições Universitárias Lusófonas2015-05-14T14:57:05Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6318por1646-401XCarlinda, LeiteKátia, Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.740387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
title Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
spellingShingle Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
Carlinda, Leite
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA EDUCATIVA
CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS
PROFESSORES
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
ACADEMIC CURRICULA
TEACHERS
title_short Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
title_full Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
title_fullStr Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
title_full_unstemmed Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
title_sort Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente
author Carlinda, Leite
author_facet Carlinda, Leite
Kátia, Ramos
author_role author
author2 Kátia, Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlinda, Leite
Kátia, Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA EDUCATIVA
CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS
PROFESSORES
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
ACADEMIC CURRICULA
TEACHERS
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA EDUCATIVA
CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS
PROFESSORES
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
ACADEMIC CURRICULA
TEACHERS
description O Ensino Superior, desde o final do século XX, tem sido objeto de reformas advindas de políticas internacionais (Robertson, 2009; Lima, 2012b) com efeitos, nomeadamente na organização dos cursos e nos processos de desenvolvimento curricular. Estes processos exigem modos de trabalho pedagógico docente onde os estudantes sejam considerados sujeitos ativos do ensino-aprendizagem-avaliação (Zabalza, 2011; Luke, 2011). No quadro desta problemática, este artigo dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto (U.Porto) que teve como objetivo analisar implicações de políticas decorrentes do Processo de Bolonha (PB) na organização e no desenvolvimento do currículo e nos efeitos gerados no exercício da docência. Partindo de conceções de currículo que suportam políticas de ensino superior em Portugal na fase pós-Bolonha (Leite & Fernandes, 2011), o estudo, na sua componente empírica, recolhe dados, através de um questionário com duas perguntas fechadas e uma aberta, a docentes da U.Porto. A análise desses dados, realizada por uma estatística simples (perguntas fechadas) e por análise de conteúdo (Krippenendorf, 2003) dos discursos enunciados (pergunta aberta), aponta para a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas, decorrentes do ideário que acompanhou o PB e as condições existentes para a (re)configuração da organização e do desenvolvimento do currículo, na concretização de um modo de trabalho pedagógico de orientação crítica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-14T14:57:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6318
url http://hdl.handle.net/10437/6318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550404656824320