Modelo de Escoras e Tirantes para Betão Estrutural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4850 |
Resumo: | A elaboração deste trabalho reflete a capacidade resistente de um nó CCT (compressão; compressão; tração) de um modelo de escoras e tirantes de uma estrutura de betão armado incluindo a ancoragem das armaduras e resistência do betão nessa zona onde ocorre a transmissão de esforços entre as escoras e o tirante. A ancoragem dos varões pode processar-se de formas diferentes, dependendo do comprimento de ancoragem disponível dentro do nó, como também da forma como esta é elaborada. Os diferentes tipos de ancoragem são abordados com base na norma europeia para as estruturas de betão armado, o Eurocódigo 2, tendo surgido a questão de qual dos tipos de ancoragem é mais eficaz. O tipo de nó estudado é comum nas estruturas correntes da construção civil, muito frequente em vigas ou vigas-parede, apoiadas nos seus cantos inferiores extremos. Para efeitos de estudo, a modelação foi efetuada com base no modelo de escoras e tirantes, retratando de forma simplificada e coerente parte da estrutura, incidindo a focagem no nó CCT junto de um apoio extremo. Foi considerado este nó, como zona final de ancoragem do tirante, onde não existe espaço para além do bordo, para que se possa efetuar prolongamento da ancoragem dos varões. A transmissão e equilíbrio das forças, entre as escoras de betão à compressão e os tirantes de aço à tração, têm de ocorrer necessariamente dentro dos limites geométricos do nó. Neste contexto, foi idealizado um ângulo de 45º entre a escora e o tirante, onde os esforços envolvidos no modelo sejam os mais favoráveis aos objetivos de estudo. Os procedimentos de ensaio experimental assim como a escolha de materiais, foram concebidos de forma a que se evitassem excentricidades e esforços inesperados. A elaboração do ensaio laboratorial incluiu a experimentação de 4 diferentes tipos de ancoragem, avaliando-os e comparando-os quanto à sua capacidade resistente. A realização do ensaio planeado, atingiu os objetivos pretendidos. Foi verificada uma rotura do betão no nó com ancoragem reta dos varões, certificando que dos tipos de ancoragem utilizados, esta é a que requer mais atenção. A ancoragem reta com varão transversal soldado, a ancoragem em laço e a ancoragem em cotovelo oferecem maior eficácia que a ancoragem simplesmente reta. |
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Modelo de Escoras e Tirantes para Betão EstruturalAnálise experimental de zonas descontínuas correntesAncoragens Em Betão ArmadoModelo de Escoras e TirantesNó CctNósDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA elaboração deste trabalho reflete a capacidade resistente de um nó CCT (compressão; compressão; tração) de um modelo de escoras e tirantes de uma estrutura de betão armado incluindo a ancoragem das armaduras e resistência do betão nessa zona onde ocorre a transmissão de esforços entre as escoras e o tirante. A ancoragem dos varões pode processar-se de formas diferentes, dependendo do comprimento de ancoragem disponível dentro do nó, como também da forma como esta é elaborada. Os diferentes tipos de ancoragem são abordados com base na norma europeia para as estruturas de betão armado, o Eurocódigo 2, tendo surgido a questão de qual dos tipos de ancoragem é mais eficaz. O tipo de nó estudado é comum nas estruturas correntes da construção civil, muito frequente em vigas ou vigas-parede, apoiadas nos seus cantos inferiores extremos. Para efeitos de estudo, a modelação foi efetuada com base no modelo de escoras e tirantes, retratando de forma simplificada e coerente parte da estrutura, incidindo a focagem no nó CCT junto de um apoio extremo. Foi considerado este nó, como zona final de ancoragem do tirante, onde não existe espaço para além do bordo, para que se possa efetuar prolongamento da ancoragem dos varões. A transmissão e equilíbrio das forças, entre as escoras de betão à compressão e os tirantes de aço à tração, têm de ocorrer necessariamente dentro dos limites geométricos do nó. Neste contexto, foi idealizado um ângulo de 45º entre a escora e o tirante, onde os esforços envolvidos no modelo sejam os mais favoráveis aos objetivos de estudo. Os procedimentos de ensaio experimental assim como a escolha de materiais, foram concebidos de forma a que se evitassem excentricidades e esforços inesperados. A elaboração do ensaio laboratorial incluiu a experimentação de 4 diferentes tipos de ancoragem, avaliando-os e comparando-os quanto à sua capacidade resistente. A realização do ensaio planeado, atingiu os objetivos pretendidos. Foi verificada uma rotura do betão no nó com ancoragem reta dos varões, certificando que dos tipos de ancoragem utilizados, esta é a que requer mais atenção. A ancoragem reta com varão transversal soldado, a ancoragem em laço e a ancoragem em cotovelo oferecem maior eficácia que a ancoragem simplesmente reta.The preparation of this work reflects the strength capacity of a CCT node (compression, compression, traction) of a strut and tie model of a reinforced concrete structure including the anchoring of the reinforcement and concrete strength in that area where transmission occurs between efforts struts and tie. The anchoring the bars can process different ways depending on the available anchorage length on the node, but also the way it is drafted. The different types of anchorage are discussed based on the European standard for concrete structures, Eurocode 2, having emerged the question of what types of anchor are more effective. The node type studied is common in current structures construction, very frequent in beams or beam-wall, supported in their extreme bottom corners. For the purpose of study, modeling was performed based on the strut and tie model, depicting a simplified and coherent part of the structure, focusing on CCT node along an extreme support. This node was considered as the final area of the tie anchorage, where there is space beyond the edge, so we can make the extension of the anchorage bars. The transmission and balance of forces between the concrete struts compressive and tensile steel ties must necessarily occur inside of the geometric limits of node. In this context, it was designed at an angle of 45 ° between the anchor and the tie, where the efforts involved in the model are more favorable to the study aims. The experimental test procedures as well as the choice of materials have been designed so that eccentricities, by avoiding unexpected efforts. The preparation of laboratory testing included the trial of four different types of anchorage, evaluating them and comparing them as to its strength capacity. The realization of the planned trial achieved the desired objectives. One concrete breaking was observed at node with straight anchorage on the bars, making sure that the types of anchorage used, is the one that requires more attention. The straight bar soldier cross anchorage, the anchorage in loop and the anchorage in bend offer effectiveness that anchoring simply straight.Fonseca, João António Saraiva Pires dauBibliorumSantos, Tiago Alberto Figueiredo2018-07-06T15:55:29Z2014-10-72014-11-072014-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4850TID:201637618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:53.562281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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