Estudo decorativo, morfológico e tecnológico da faiança de Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8280 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade a identificação das principais morfologias e decorações da faiança de Coimbra dos séculos XVII e XIX, bem como a identificação de decorações características deste centro manufactureiro. Após o enquadramento histórico, artístico e tecnológico foram analisadas, nessas duas vertentes, as colecções de faiança do Museu do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Museu Nacional Machado de Castro. A análise morfológica dos exemplares destas colecções revela a diversidade, utilidade, características e influências dos mesmos. Do estudo decorativo resulta a percepção de quais os grandes grupos decorativos, as diversas configurações pictóricas dos diferentes ciclos de produção, as influências e as tendências produtivas. Este foi complementado com a análise de colecções arqueológicas de diferentes locais com faiança atribuída àquele centro produtor que permitiu ainda compreender a amplitude da sua disseminação através dos circuitos comerciais nacionais e internacionais. O estudo de proveniência, que incidiu sobre faianças de diferentes colecções, apontou fortes indícios para a faiança de Coimbra ter chegado a Montemor-o-Velho, a Tomar e provavelmente São João de Tarouca. Este indicou ainda que as decorações baseadas em rendas largas, rendas a cheio, arcos ogivais concêntricos, espirais centrais, filetes duplos, faixas de “arabescos” e árvores de esponjado serão características da faiança produzida no século XVII naquele centro produtor |
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Este estudo tem como finalidade a identificação das principais morfologias e decorações da faiança de Coimbra dos séculos XVII e XIX, bem como a identificação de decorações características deste centro manufactureiro. Após o enquadramento histórico, artístico e tecnológico foram analisadas, nessas duas vertentes, as colecções de faiança do Museu do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Museu Nacional Machado de Castro. A análise morfológica dos exemplares destas colecções revela a diversidade, utilidade, características e influências dos mesmos. Do estudo decorativo resulta a percepção de quais os grandes grupos decorativos, as diversas configurações pictóricas dos diferentes ciclos de produção, as influências e as tendências produtivas. Este foi complementado com a análise de colecções arqueológicas de diferentes locais com faiança atribuída àquele centro produtor que permitiu ainda compreender a amplitude da sua disseminação através dos circuitos comerciais nacionais e internacionais. O estudo de proveniência, que incidiu sobre faianças de diferentes colecções, apontou fortes indícios para a faiança de Coimbra ter chegado a Montemor-o-Velho, a Tomar e provavelmente São João de Tarouca. Este indicou ainda que as decorações baseadas em rendas largas, rendas a cheio, arcos ogivais concêntricos, espirais centrais, filetes duplos, faixas de “arabescos” e árvores de esponjado serão características da faiança produzida no século XVII naquele centro produtor |
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