Ensinar e deleitar: o papel da literatura infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sabrina Pilar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4736
Resumo: A presente dissertação intitulada Ensinar e deleitar: o papel da literatura infanto-juvenil persegue dois intuitos. Por um lado, pretende dar-se relevância à literatura infanto-juvenil como forma de enriquecimento da área de expressões e comunicação, de conhecimento do mundo e de educação para os valores. Por outro lado, visa-se provar que a literatura pode ser simultaneamente veículo de aprendizagem e de fruição, ou “prazer do texto” para os jovens recetores! Para se alcançar este objetivo levou-se a cabo um estudo consagrado apenas a uma modalidade genológica: o conto. Trabalhado de um ponto de vista científico e, posteriormente, pedagógico. Após as definições em torno deste género narrativo, procedeu-se à análise semiótica de uma série de contos, corpus textual que foi também objeto de estudo, aplicado no âmbito do jardim-de-infância e na sala de aula (1° ciclo).
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