Ensinar e deleitar: o papel da literatura infanto-juvenil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4736 |
Resumo: | A presente dissertação intitulada Ensinar e deleitar: o papel da literatura infanto-juvenil persegue dois intuitos. Por um lado, pretende dar-se relevância à literatura infanto-juvenil como forma de enriquecimento da área de expressões e comunicação, de conhecimento do mundo e de educação para os valores. Por outro lado, visa-se provar que a literatura pode ser simultaneamente veículo de aprendizagem e de fruição, ou “prazer do texto” para os jovens recetores! Para se alcançar este objetivo levou-se a cabo um estudo consagrado apenas a uma modalidade genológica: o conto. Trabalhado de um ponto de vista científico e, posteriormente, pedagógico. Após as definições em torno deste género narrativo, procedeu-se à análise semiótica de uma série de contos, corpus textual que foi também objeto de estudo, aplicado no âmbito do jardim-de-infância e na sala de aula (1° ciclo). |
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Ensinar e deleitar: o papel da literatura infanto-juvenilLiteratura infantilLiteratura juvenilContoLeituraAprendizagemImaginaçãoA presente dissertação intitulada Ensinar e deleitar: o papel da literatura infanto-juvenil persegue dois intuitos. Por um lado, pretende dar-se relevância à literatura infanto-juvenil como forma de enriquecimento da área de expressões e comunicação, de conhecimento do mundo e de educação para os valores. Por outro lado, visa-se provar que a literatura pode ser simultaneamente veículo de aprendizagem e de fruição, ou “prazer do texto” para os jovens recetores! Para se alcançar este objetivo levou-se a cabo um estudo consagrado apenas a uma modalidade genológica: o conto. Trabalhado de um ponto de vista científico e, posteriormente, pedagógico. Após as definições em torno deste género narrativo, procedeu-se à análise semiótica de uma série de contos, corpus textual que foi também objeto de estudo, aplicado no âmbito do jardim-de-infância e na sala de aula (1° ciclo).This dissertation entitled Teaching and delight: the role of children's literature chasing two purposes. On the one hand, it aims to give prominence to children's literature as a way of enriching the area of expression and communication, the world of knowledge and values education. Moreover, we aim to prove that literature can be both vehicle for learning and enjoyment, or "pleasure of the text" for young receivers! To accomplish this we took out a dedicated study just a genológica modality: the tale. Worked from a scientific point of view and then teaching. After the settings around this narrative genre, proceeded to the semiotic analysis of a series of short stories, textual corpus has also been studied, applied within the kindergarten and in the classroom (1st cycle).2015-07-01T14:15:08Z2015-07-01T00:00:00Z2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4736porDias, Sabrina Pilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:56.137098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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