Pessoas adultas idosas : biografias e retratos de formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53997 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
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Pessoas adultas idosas : biografias e retratos de formaçãoEducação informalExperiências de vidaEnvelhecimentoPessoas idosasTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A presente pesquisa está centrada nas biografias de pessoas adultas idosas, aposentadas, com idade a partir de 60 anos, nomeadamente, nas narrativas das suas trajetórias de vida e dos processos formativos que marcaram as suas biografias. A pesquisa foi norteada por uma perspetiva ampla de formação enquanto processo que ocorre em todos os tempos e espaços de vida, a partir de autores de referência neste âmbito. Os domínios teóricos que compõem o referencial deste trabalho perpassam os campos da educação não-formal, informal e debruçam-se sobre a aprendizagem e formação experiencial, bem como sobre o envelhecimento enquanto tempo e espaço de construção do conhecimento. Nesse sentido, a formação decorre da mediação do contexto histórico e cultural e da apropriação individual. Cientes da existência de momentos significativos e de questionamentos que vivem no entorno da experiência de envelhecimento, delineámos o objetivo geral da pesquisa: Compreender as trajetórias de vida e os processos formativos que marcam as biografias de pessoas adultas idosas, a partir de um entendimento amplo de formação e do reconhecimento do contributo da experiência de vida nesse domínio. De forma a atender aos objetivos, optamos pela investigação biográfica, através da entrevista biográfica, como forma de assegurar dados empíricos assentes na valorização dos aspectos emocionais, intelectuais e sociais dos participantes, através da compreensão das suas opiniões, atitudes, sentimentos e aprendizagem. Esta investigação foi realizada no Estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, tendo sido realizadas seis entrevistas com pessoas adultas idosas, duas do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Os entrevistados estão na faixa etária entre 61 e 80 anos, com níveis de escolaridade entre o ensino médio e o superior. A análise dos dados, por meio da técnica de análise de conteúdo, permitiu a interpretação das narrativas das pessoas adultas idosas entrevistadas com base nos domínios teóricos que subsidiam este estudo e em reflexões advindas do entendimento da educação e da experiência enquanto processos formativos que acompanham permanentemente o crescimento humano. A análise realizada apresentou vários níveis de complexidade perpassados pelos diversos espaços formativos, relações e contextos que marcaram as trajetórias dos entrevistados, dando-nos uma visão da continuidade do processo de formação experiencial no envelhecimento.Cette étude est centrée sur les biographies d’adultes âgés à la retraite, ayant plus de 60 ans, à savoir, dans leurs récits de vie ainsi que dans les processus formatifs qui ont pu marquer leur biographies. La recherche a été guidée par une large perspective de la formation en tant que c’est un processus qui se produit à tous les moments et dans tous les espaces de la vie, sur la base d’auteurs de référence dans ce domaine. Les domaines théoriques de référence pour cette étude vont au-delà des champs de l’éducation non formelle et informelle et se concentrent sur le modèle d’apprentissage et de formation expérientielle et aussi sur le vieillissement, comme temps et espace de construction du savoir. En ce sens, la formation résulte de la médiation du contexte historique et culturel et de l’appropriation individuelle. Conscients de l’existence de moments significatifs et de questionnements qui vivent autour de l’expérience du vieillissement, nous avons esquissé l’objectif général de cette recherche: Comprendre les trajectoires de vie et les processus de formation qui marquent les biographies des personnes âgées, à partir d’une large compréhension de la formation et de la reconnaissance de la contribution de l’expérience de vie dans ce domaine. Afin d’atteindre les objectifs, nous avons opté pour l’enquête biographique, par l’entretien biographique, comme un moyen de garantir des données empiriques basées sur la valorisation des aspects émotionnels, intellectuels et sociaux des participants, par la compréhension de leurs opinions, attitudes, sentiments et apprentissages. Cette enquête a été réalisée dans l’État de Pernambuco, dans la région du nord-est du Brésil, Après avoir mené six entretiens avec des personnes âgées, deux hommes et quatre femmes. Les personnes interrogées sont âgées de 61 à 80 ans, avec des niveaux d’éducation compris entre l’enseignement secondaire et supérieur. L’analyse des données, fait à partir de la technique de l’analyse de contenu, a permis l’interprétation des récits des personnes âgées interrogées sur la base des domaines théoriques qui soutiennent cette étude et des réflexions découlant de la compréhension de l’éducation et de l’expérience comme des processus de formation qui accompagnent la croissance humaine en permanence. L’analyse réalisée a présenté plusieurs niveaux de complexité imprégnés par les différents espaces de formation, des relations et des contextes qui ont marqué les trajectoires des personnes interrogées, nous donnant une vision de la continuité du processus de formation expérientielle au vieillissement.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Maria das Neves2022-08-01T15:30:38Z20222022-05-122022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53997TID:203060032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:00.153623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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