Em nome do princípio da igualdade, PROCURAM-SE, fatores influenciadores do resultado não mensuráveis no SIADAP - O particular caso de um serviço de finanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto da Cunha, Ana Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/6885
Resumo: A avaliação do desempenho dos funcionários públicos contribui para um aumento da eficiência e eficácia da Administração Pública. Com este estudo, contextualizado em breves alusões, ao princípio da igualdade, às sucessivas alterações estruturais da administração pública e da gestão dos recursos humanos, pretende-se analisar a qualificação3 dos recursos humanos - a avaliação na administração pública sem, contudo, esmiuçar o conteúdo e a estrutura do modelo adotado pela administração pública, O SIADAP (Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho para a Função Publica). Este sistema de avaliação4, transversal nos seus princípios e regras gerais, a toda a Administração Pública, tem como objetivos a equidade na organização interna e a excelência no serviço ao cidadão. Todavia, como diria Ackoff5 “ de dados errados é impossível extrair a informação certa”. O mesmo é dizer que não basta, para garantir a equidade do sistema, identificar objetivos e metas para, a seguir, avaliar o desempenho dos funcionários que contribuíram para o sucesso ou insucesso da concretização dos objetivos. É necessário ir mais longe, exigindo-se por um lado que na monitorização dos resultados, sejam averiguadas e analisadas variantes, não dependentes do desempenho individual, que condicionam esses resultados e por outro, de forma a garantir a coerência sistémica, identificar-se as interligações ou eventuais consequências entre os objetivos e as metas definidos em cada unidade orgânica. Assim, em nome do princípio da igualdade e após ser capaz de identificar os vetores estratégicos e os objetivos fixados para a entidade administrativa que ocupam, desafiamos o leitor, avaliado ou avaliador, a aguçar o espirito observador e critico e a partir, no caminho da excelência da " new public administration" à descoberta de fatores, exógenos, endógenos ou conjunturais, não mensuráveis na monitorização dos resultados, mas que comprometem, positiva ou negativamente, a avaliação do desempenho e as consequências que dela advêm.  
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Este sistema de avaliação4, transversal nos seus princípios e regras gerais, a toda a Administração Pública, tem como objetivos a equidade na organização interna e a excelência no serviço ao cidadão. Todavia, como diria Ackoff5 “ de dados errados é impossível extrair a informação certa”. O mesmo é dizer que não basta, para garantir a equidade do sistema, identificar objetivos e metas para, a seguir, avaliar o desempenho dos funcionários que contribuíram para o sucesso ou insucesso da concretização dos objetivos. É necessário ir mais longe, exigindo-se por um lado que na monitorização dos resultados, sejam averiguadas e analisadas variantes, não dependentes do desempenho individual, que condicionam esses resultados e por outro, de forma a garantir a coerência sistémica, identificar-se as interligações ou eventuais consequências entre os objetivos e as metas definidos em cada unidade orgânica. Assim, em nome do princípio da igualdade e após ser capaz de identificar os vetores estratégicos e os objetivos fixados para a entidade administrativa que ocupam, desafiamos o leitor, avaliado ou avaliador, a aguçar o espirito observador e critico e a partir, no caminho da excelência da " new public administration" à descoberta de fatores, exógenos, endógenos ou conjunturais, não mensuráveis na monitorização dos resultados, mas que comprometem, positiva ou negativamente, a avaliação do desempenho e as consequências que dela advêm.  The performance assessment of civil servants contributes to an increase in the efficiency and effectiveness of public administration. With this study, contextualized in brief allusions, the principle of equality, the successive structural changes of public administration and the management of human resources, we intend to examine the qualification of human resources in public administration evaluation without, however, sifting through the contents and the structure of the model adopted by the public administration,the SIADAP. (Integrated System of performance evaluation for the function Publish). This evaluation system, transverse in his principles and general rules, the entire public administration, aims for excellence, leadership, responsibility, merit and qualifications, with a view to ensuring internal equity and providing a better service to the citizen. However, as Ackoff "wrong data it is impossible to extract the right information". This means that it is not enough to ensure the fairness of the system, identify goals and objectives for, then, evaluate the performance of officials who contributed to the success or failure of the implementation of the goals. It is necessary to go further, demanding for a side that in the monitoring of results, that are investigated and analyzed variants, not dependent on individual performance, which affect these results and on the other, to ensure systemic coherence, identify the interconnections or possible consequences between the goals and the targets defined in each organic unit. So, On behalf of the principle of equality and after being able to identify the strategic vectors of reality in occupying, and the goals that aim to achieve, challenge the reader, evaluated or evaluator, sharpen the observer and critic spirit and leave, in the way of excellence of "new public administration" to the discovery of factors, endogenous or exogenous cyclical, not measurable in the monitoring of results, but that compromise, positive or negative the evaluation of the performance and the consequences that result.Universidade Portucalense2015-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/6885por2183-57052183-5799Pinto da Cunha, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:09:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:28:51.133344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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