Leitura, emoção e conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/139734 |
Resumo: | Independentemente da forma como é praticada e do valor (cognitivo, ético ou lúdico) que assume para a vida do leitor, ler resulta sempre de um ato intencional que vive de emoções e as gera, que, por sua vez, conferem aos conteúdos mais definidos dos processos cognitivos, memória, perceção e pensamento, um pulsar que está ausente numa análise esquemática. Como refere Jean-Marie Schaeffer em Petite écologie des études littéraire. Pourquoi et comment étudier la littérature (2011), a leitura é, em si mesma, um modo singular de experiência tão real como qualquer outra experiência e que nenhuma operação analítica pode substituir. Neste sentido, embora a leitura envolva, simultânea ou alternadamente, vários processos, ler não consiste num mero ato de descodificação seguido de uma interpretação: implica uma apropriação/compreensão global através da atribuição de uma significação coerente (para o leitor) que participa plenamente da dinâmica de imersão ficcional característica do fenómeno literário (e não só) enquanto dispositivo lúdico-mimético e modelo cognitivo. Nas reações emotivas assim participam cálculos intelectuais, expectativas (pessoais ou cultural e poeticamente predeterminadas), preocupações comparativas e regularidades, que são premissas da personalidade individual: não é necessário termos consciência de processos deliberativos e estruturados para que num comportamento emocional reconheçamos uma voz racional. As emoções são capacidades mentais altamente sensíveis às circunstâncias pessoais e de contexto. A fim de alcançarmos algumas explicações acerca dos procedimentos de leitura e métodos para os incrementar iniciamos aqui uma aproximação à sensibilidade do leitor para as transformações emocionais sobre si causadas pela leitura e pela avaliação que faz dos significados que retira: com um inquérito de natureza qualitativa, aplicado no interior do IELT a docentes, investigadores e alunos, pretendemos “medir” as variações emotivas através dos (a) sentimentos que emergem na leitura, (b) impulsos para “agir” na teoria e na prática, (c) estímulos à avaliação e (d) contributos para o conhecimento e aprendizagem. |
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Leitura, emoção e conhecimentoIntencionalidade e intensidade na abordagem ao texto literárioReading comprehensionCognitive-affective nexusArts and Humanities(all)Independentemente da forma como é praticada e do valor (cognitivo, ético ou lúdico) que assume para a vida do leitor, ler resulta sempre de um ato intencional que vive de emoções e as gera, que, por sua vez, conferem aos conteúdos mais definidos dos processos cognitivos, memória, perceção e pensamento, um pulsar que está ausente numa análise esquemática. Como refere Jean-Marie Schaeffer em Petite écologie des études littéraire. Pourquoi et comment étudier la littérature (2011), a leitura é, em si mesma, um modo singular de experiência tão real como qualquer outra experiência e que nenhuma operação analítica pode substituir. Neste sentido, embora a leitura envolva, simultânea ou alternadamente, vários processos, ler não consiste num mero ato de descodificação seguido de uma interpretação: implica uma apropriação/compreensão global através da atribuição de uma significação coerente (para o leitor) que participa plenamente da dinâmica de imersão ficcional característica do fenómeno literário (e não só) enquanto dispositivo lúdico-mimético e modelo cognitivo. Nas reações emotivas assim participam cálculos intelectuais, expectativas (pessoais ou cultural e poeticamente predeterminadas), preocupações comparativas e regularidades, que são premissas da personalidade individual: não é necessário termos consciência de processos deliberativos e estruturados para que num comportamento emocional reconheçamos uma voz racional. As emoções são capacidades mentais altamente sensíveis às circunstâncias pessoais e de contexto. A fim de alcançarmos algumas explicações acerca dos procedimentos de leitura e métodos para os incrementar iniciamos aqui uma aproximação à sensibilidade do leitor para as transformações emocionais sobre si causadas pela leitura e pela avaliação que faz dos significados que retira: com um inquérito de natureza qualitativa, aplicado no interior do IELT a docentes, investigadores e alunos, pretendemos “medir” as variações emotivas através dos (a) sentimentos que emergem na leitura, (b) impulsos para “agir” na teoria e na prática, (c) estímulos à avaliação e (d) contributos para o conhecimento e aprendizagem.Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)RUNCarreto, CarlosMartins, Luís Manuel Moreira Sousa2022-06-09T22:22:08Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/139734por2795-4749PURE: 44496660info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:57Zoai:run.unl.pt:10362/139734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:29.754946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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