Tudo aos Direitos: avaliação de um programa de promoção da cidadania e direitos humanos em casas de acolhimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12259 |
Resumo: | O programa Tudo aos Direitos teve como objetivo estratégico aumentar a participação cívica de crianças e jovens residentes em casas de acolhimento, no âmbito da Cidadania e dos Direitos Humanos. A implementação piloto do programa compreendeu a condução de sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, com 43 crianças e jovens, residentes em quatro casas de acolhimento. Numa segunda fase, recorreu-se à metodologia da educação de pares. Os resultados obtidos junto das crianças e jovens sugerem um aumento estatisticamente significativo dos conhecimentos percebidos sobre Direitos Humanos (Z=-2.07, p=.03), assim como do número de Direitos Humanos nomeados (Z=-4.29, p=.000). Foi ainda sugerida uma melhoria estatisticamente significativa na subescala de Autonomia Cognitiva do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (Z= 2.85, p =.004). Da implementação do programa emergiram novos mecanismos de participação institucional nas casas de acolhimento, destacando-se a criação de assembleias de crianças e jovens a e implementação de livros de opinião. |
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Tudo aos Direitos: avaliação de um programa de promoção da cidadania e direitos humanos em casas de acolhimentoParticipação cívicaDireitos humanosAcolhimento residencialCivic participationHuman rightsResidential careParticipation civiqueDroits de l'hommeSoins en établissementParticipación ciudadanaDerechos humanosAtención residencialO programa Tudo aos Direitos teve como objetivo estratégico aumentar a participação cívica de crianças e jovens residentes em casas de acolhimento, no âmbito da Cidadania e dos Direitos Humanos. A implementação piloto do programa compreendeu a condução de sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, com 43 crianças e jovens, residentes em quatro casas de acolhimento. Numa segunda fase, recorreu-se à metodologia da educação de pares. Os resultados obtidos junto das crianças e jovens sugerem um aumento estatisticamente significativo dos conhecimentos percebidos sobre Direitos Humanos (Z=-2.07, p=.03), assim como do número de Direitos Humanos nomeados (Z=-4.29, p=.000). Foi ainda sugerida uma melhoria estatisticamente significativa na subescala de Autonomia Cognitiva do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (Z= 2.85, p =.004). Da implementação do programa emergiram novos mecanismos de participação institucional nas casas de acolhimento, destacando-se a criação de assembleias de crianças e jovens a e implementação de livros de opinião.Abstract The Tudo aos Direitos programme aimed to improve the civic participation of children and teenagers living in foster homes, namely concerning Citizenship and Human Rights. The implementation of this pilot-programme included personal development sessions with 43 children and teenagers living in four foster homes. For the second stage of the project, the team resorted to a peer education methodology. The results achieved with the children and teenagers directly involved in the programme show a significant statistical increase of the knowledge about Human Rights (Z=-2.07, p=.03), together with a higher number of Human Rights mentioned (Z=-4.29, p=.000). A statistically significant improvement was also suggested in the Cognitive Autonomy subscale of the Adolescent Autonomy Questionnaire (Z= 2.85, p =.004). The implementation of the programme led to new and important mechanisms of institutional participation in foster homes e.g. the establishment of children and teenagers/ associations and the implementation of review books.Résumé Le programme Tudo aos Direitos avait pour objectif stratégique d'accroître la participation civique des enfants et des jeunes vivant dans des foyers d'accueil, dans le cadre de la citoyenneté et des droits de l'homme. La mise en oeuvre pilote du programme a consisté à organiser des séances de développement personnel en groupe, avec 43 enfants et jeunes résidant dans quatre foyers d'accueil. Dans une deuxième phase, la méthodologie de l'éducation par les pairs a été utilisée. Les résultats obtenus auprès des enfants et des jeunes suggèrent une augmentation statistiquement significative de la connaissance perçue des droits de l'homme (Z = -2,07, p = 0,03) ainsi que du nombre de droits de l'homme nommés (Z = -4,29, p = 0,000). Une amélioration statistiquement significative a également été suggérée dans la sous-échelle de l'autonomie cognitive du questionnaire sur l'autonomie de l'adolescent (Z = 2,85, p = 0,004). Dès la mise en oeuvre du programme, de nouveaux mécanismes de participation institutionnelle dans les foyers d'accueil sont apparus, notamment la création d'assemblées d'enfants et de jeunes et la mise en place de livres d'opinionResumen El programa Tudo aos Direitos tuvo como objetivo estratégico incrementar la participación cívica de los niños y jóvenes que viven en hogares de acogida, en el ámbito de la Ciudadanía y los Derechos Humanos. La implementación piloto del programa implicó la realización de sesiones grupales de desarrollo personal, con 43 niños y jóvenes que residen en cuatro hogares de acogida. En una segunda fase se utilizó la metodología de educación entre pares. Los resultados obtenidos de niños y jóvenes sugieren un aumento estadísticamente significativo en el conocimiento percibido sobre Derechos Humanos (Z = -2.07, p = .03) así como en el número de Derechos Humanos designados (Z = -4.29, p = .000). También se sugirió una mejora estadísticamente significativa en la subescala de Autonomía Cognitiva del Cuestionario de Autonomía del Adolescente (Z = 2.85, p = .004). A partir de la implementación del programa surgieron nuevos mecanismos de participación institucional en hogares de acogida, entre los que destacan la creación de asambleas de niños y jóvenes y la implementación de libros de opinión.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLAntão, JoanaTeles, SoraiaAndresen, MariaLopes, ElviraOliveira, MarianaFernandes, NataliaPimentel, Francisca2020-09-28T10:42:00Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12259porAntão, J., Teles, S., Andresen, M., Lopes, E., Oliveira, M., Fernandes, N., Pimentel, F., (2020) Tudo aos Direitos: avaliação de um programa de promoção da cidadania e direitos humanos em casas de acolhimento, Da Investigação às Práticas, 10(2), 26 - 49. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.2132182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.213info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:23.006793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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