Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4636 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Gestão e Conservação da Natureza, 27 de março de 2017, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_394973c87cd9f02ee0c2a55ce61a9f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4636 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da naturezaBiodiversidadeDivulgação CientíficaEducação AmbientalEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino Básico (2º Ciclo)InsectosBiodiversityInsectScientific DivulgationDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDissertação de Mestrado, Gestão e Conservação da Natureza, 27 de março de 2017, Universidade dos Açores.Um dos grandes desafios que se coloca aos cidadãos do século XXI consiste na preservação do ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. Assim sendo, e para garantir a sustentabilidade do planeta, há necessidade de trabalhar a problemática ambiental, sobretudo devido aos sérios problemas que têm de ser enfrentados, nomeadamente a perda de biodiversidade, a poluição, as alterações climáticas e muitos outros. A divulgação científica é fundamental para o desenvolvimento da ciência, uma vez que esta é responsável pela divulgação de resultados de estudos e pesquisa para a população em geral, garantindo que haja circulação e apropriação de novas ideias. A divulgação científica pode ser aliada às atividades escolares como complemento ao ensino formal. Neste âmbito surge a exposição “Insetos em Ordem”, uma exposição científica interativa, visando transmitir o “segredo” da identificação biológica de animais pequenos e geralmente considerados como muito difíceis de identificar. A exposição desenvolve-se em várias etapas, e tem como objetivo classificar um incesto verdadeiro (envolvido por resina acrílica) na sua Ordem; é um processo sequencial em que, a partir da presença ou ausência de características morfológicas o visitante avança no espaço, alcançando finalmente um painel com a descrição da Ordem de cada exemplar. A exposição foi criada com o objetivo de dinamizar e dar maior visibilidade a atividades científicas e culturais em curso, bem como de valorizar e rentabilizar os melhores recursos nacionais de divulgação científica, mas até agora não foi feita nenhuma avaliação formal junto do público-alvo a que se destinava, para perceber qual o seu impacto. Assim, o objetivo desta tese é avaliar a exposição para saber se foram produzidos os impactos desejados junto de alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação dos conhecimentos foi feita com um questionário realizado antes, no dia seguinte e cerca de seis semanas depois da visita. O questionário, com perguntas abertas e de resposta forçada, associação livre de palavras e desenho, permite avaliar os conhecimentos e atitudes na área da biodiversidade. A filmagem em vídeo permite aceder às emoções e sensações demonstradas pelas crianças ao contactarem pela primeira vez com o inseto a classificar. Desta forma, avaliámos os aspetos positivos e negativos da exposição junto de crianças, de modo a verificar quais os aspetos a transferir para outras exposições, as possíveis melhorias a introduzir, com o objetivo de obter um instrumento interessante para avaliar o contributo para a divulgação científica de iniciativas similares. Os resultados deste estudo mostram que esta exposição permitiu contornar algumas das resistências das crianças face a estes organismos. Verificou-se que a visita das crianças à exposição Insetos em Ordem pode ser considerada uma boa estratégia de ensino, uma vez que as crianças gostaram da visita e a maioria voltaria a repetir porque aprenderam e foi divertido ao mesmo tempo.ABSTRACT: One of the greatest challenges that the citizens of the twenty-first century face is to preserve the environment, once is increasingly assumed the need to defend intergenerational equity, based on a model of sustainable development. Therefore, and to ensure the sustainability of the planet, there is a need to work environmental issues, mainly due to the serious problems that have to be recognized, including the loss of biodiversity, pollution, climate change and many others. Science communication is essential to the development of science, since it is responsible for the dissemination of results of studies and research to the general population, ensuring that there is circulation and appropriation of new ideas. Science communication can be combined with school activities as a complement to formal education. In this context arises the exhibition "Insetos em Ordem", an interactive science exposition, aimed to transmit the "secret" of biological identification of small animals, generally considered to be very difficult to identify. The exhibition is developed in several stages, and aims to classify a real insect (surrounded by acrylic resin) in their order; it is a sequential process in which, from the presence or absence of morphological features the visitor moves in space, finally reaching a panel with the description of the order of each specimen. The exhibition was created in order to streamline and improve visibility of the scientific and cultural activities in progress and to value the best scientific publication of national resources, but so far there has been no formal evaluation from the audience to conclude its impact. The objective of this thesis is to evaluate the exposure to see if it produced the desired impact in the students of the 1st and 2nd cycle of basic education in Portugal. The knowledge evaluation was made through a questionnaire conducted before, the day after, and about six weeks after the visit. The questionnaire with open questions and forced responses, word free association and design, allows evaluating the knowledge and attitudes in the area of biodiversity. The shooting allows access to emotions and sensations demonstrated by the children when they have their first contact with the insect to be classified. In this way we evaluated the positive and negative aspects of the exposure of the children in order to ascertain which aspects should be reused in other exhibitions and which improvements could be introduced, and get an interesting tool to evaluate the contribution to the scientific dissemination of similar initiatives. The results of this study show that this exhibition did makes getting around some of the resistance of children against these organisms. It was found that the children visit the exhibition "Insects in Order" can be considered a good teaching strategy, once the kids enjoyed the visit and most would return to repeat because they have learned and it was fun at the same time.Arroz, Ana Margarida MouraGabriel, Rosalina Maria de AlmeidaRepositório da Universidade dos AçoresMendes, Flávia Alexandra Vieira2018-04-16T14:55:21Z2017-03-272017-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4636201894939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:52Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:00.355097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
title |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
spellingShingle |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza Mendes, Flávia Alexandra Vieira Biodiversidade Divulgação Científica Educação Ambiental Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino Básico (2º Ciclo) Insectos Biodiversity Insect Scientific Divulgation Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
title_short |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
title_full |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
title_fullStr |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
title_full_unstemmed |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
title_sort |
Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da natureza |
author |
Mendes, Flávia Alexandra Vieira |
author_facet |
Mendes, Flávia Alexandra Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arroz, Ana Margarida Moura Gabriel, Rosalina Maria de Almeida Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Flávia Alexandra Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiversidade Divulgação Científica Educação Ambiental Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino Básico (2º Ciclo) Insectos Biodiversity Insect Scientific Divulgation Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
topic |
Biodiversidade Divulgação Científica Educação Ambiental Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino Básico (2º Ciclo) Insectos Biodiversity Insect Scientific Divulgation Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
description |
Dissertação de Mestrado, Gestão e Conservação da Natureza, 27 de março de 2017, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-27 2017-03-27T00:00:00Z 2018-04-16T14:55:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4636 201894939 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4636 |
identifier_str_mv |
201894939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130725569527808 |