A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Sofia Neto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12832
Resumo: O presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2017/2018, num jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Loulé. No grupo observaram-se diversos comportamentos por parte das crianças que nos despertaram a atenção: dificuldades em partilhar, cooperar e agir em equipa, em aceitar a separação dos seus familiares e também em ouvir e aceitar as opiniões por parte de outras crianças e adultos. Demonstraram, também, dificuldades no seu nível de concentração e atenção pelos momentos do seu dia, o que justificou a pertinência de proporcionarmos atividades de Yoga com o intuito de responder às necessidades e interesses das crianças. A investigação decorreu com um grupo de 20 crianças, dividido em dois subgrupos: um constituído por 12 crianças, que usufruiu de 12 sessões de Yoga no decorrer do mês de novembro, assumido como o grupo experimental; outro grupo de 8 crianças que não usufruiu das sessões de Yoga. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujas técnicas utilizadas para a recolha de dados foram: observação direta, notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e ainda os inquéritos por entrevista às crianças e à orientadora cooperante. A análise dos dados recolhidos sugere-nos que as sessões de Yoga são possíveis de serem concretizadas em contexto de educação pré-escolar com crianças de 3 e 4 anos, tendo promovido alterações nos comportamentos das crianças ao longo da sua rotina, revelando ganhos: na gestão das suas emoções; na valorização do outro; na cooperação e na partilha; no estabelecimento de relações positivas entre elas; e na harmonia no grupo, além do interesse que as crianças demonstraram pela prática de Yoga.
id RCAP_394d8c2bc4be2a3f62fa32b60dae2732
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefíciosYogaEmoçõesComportamentosBem-estarInteraçõesEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2017/2018, num jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Loulé. No grupo observaram-se diversos comportamentos por parte das crianças que nos despertaram a atenção: dificuldades em partilhar, cooperar e agir em equipa, em aceitar a separação dos seus familiares e também em ouvir e aceitar as opiniões por parte de outras crianças e adultos. Demonstraram, também, dificuldades no seu nível de concentração e atenção pelos momentos do seu dia, o que justificou a pertinência de proporcionarmos atividades de Yoga com o intuito de responder às necessidades e interesses das crianças. A investigação decorreu com um grupo de 20 crianças, dividido em dois subgrupos: um constituído por 12 crianças, que usufruiu de 12 sessões de Yoga no decorrer do mês de novembro, assumido como o grupo experimental; outro grupo de 8 crianças que não usufruiu das sessões de Yoga. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujas técnicas utilizadas para a recolha de dados foram: observação direta, notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e ainda os inquéritos por entrevista às crianças e à orientadora cooperante. A análise dos dados recolhidos sugere-nos que as sessões de Yoga são possíveis de serem concretizadas em contexto de educação pré-escolar com crianças de 3 e 4 anos, tendo promovido alterações nos comportamentos das crianças ao longo da sua rotina, revelando ganhos: na gestão das suas emoções; na valorização do outro; na cooperação e na partilha; no estabelecimento de relações positivas entre elas; e na harmonia no grupo, além do interesse que as crianças demonstraram pela prática de Yoga.This investigation was carried out in the context of Supervised Practice of Teaching, of the Master's degree in Pre-school Education, in the academic year of 2017/2018, in a kindergarten of a Particular Institution of Social Solidarity, in the municipality of Loulé. In the group, several behaviors were observed on the part of children who aroused our attention: difficulties in sharing, cooperating and acting as a team, accepting the separation of their relatives and also hearing and accepting opinions from other children and adults. They also demonstrated difficulties in their level of concentration and attention for the moments of their day, which justified the relevance of providing Yoga activities in order to respond to the needs and interests of children. The investigation was carried out with a group of twenty children, divided in two subgroups: one consisting of 10 children, who enjoyed twelve sessions during the month of November, assumed with the experimental group; another group of ten children who did not enjoy Yoga sessions. This is a qualitive study, whose techniques used for data collection were: direct observation, field notes, surveys by questionnaires to the guardians and also the surveys by interviewing the children and the advisor cooperative. The analysis of the collected data suggests that the Yoga sessions are possible to be concretized in the context of preschool education with children aged 3 and 4 years, having promoted changes in the behaviors of children throughout their routine, revealing gains: in the management of their emotions; in valuing the other; cooperation and sharing; in establishing positive relations between them; and in harmony in the group, besides the interest that the children demonstrated by the practice of Yoga.Horta, Maria Helena Martins da CruzVieira, Luís SérgioSapientiaSerra, Sofia Neto2019-10-16T13:13:41Z2019-05-172019-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12832TID:202256995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:48Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:05.863383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
title A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
spellingShingle A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
Serra, Sofia Neto
Yoga
Emoções
Comportamentos
Bem-estar
Interações
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
title_full A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
title_fullStr A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
title_full_unstemmed A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
title_sort A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios
author Serra, Sofia Neto
author_facet Serra, Sofia Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Vieira, Luís Sérgio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Sofia Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Yoga
Emoções
Comportamentos
Bem-estar
Interações
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Yoga
Emoções
Comportamentos
Bem-estar
Interações
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2017/2018, num jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Loulé. No grupo observaram-se diversos comportamentos por parte das crianças que nos despertaram a atenção: dificuldades em partilhar, cooperar e agir em equipa, em aceitar a separação dos seus familiares e também em ouvir e aceitar as opiniões por parte de outras crianças e adultos. Demonstraram, também, dificuldades no seu nível de concentração e atenção pelos momentos do seu dia, o que justificou a pertinência de proporcionarmos atividades de Yoga com o intuito de responder às necessidades e interesses das crianças. A investigação decorreu com um grupo de 20 crianças, dividido em dois subgrupos: um constituído por 12 crianças, que usufruiu de 12 sessões de Yoga no decorrer do mês de novembro, assumido como o grupo experimental; outro grupo de 8 crianças que não usufruiu das sessões de Yoga. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujas técnicas utilizadas para a recolha de dados foram: observação direta, notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e ainda os inquéritos por entrevista às crianças e à orientadora cooperante. A análise dos dados recolhidos sugere-nos que as sessões de Yoga são possíveis de serem concretizadas em contexto de educação pré-escolar com crianças de 3 e 4 anos, tendo promovido alterações nos comportamentos das crianças ao longo da sua rotina, revelando ganhos: na gestão das suas emoções; na valorização do outro; na cooperação e na partilha; no estabelecimento de relações positivas entre elas; e na harmonia no grupo, além do interesse que as crianças demonstraram pela prática de Yoga.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16T13:13:41Z
2019-05-17
2019-05-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12832
TID:202256995
url http://hdl.handle.net/10400.1/12832
identifier_str_mv TID:202256995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133275864694784