A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27956 https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105 |
Resumo: | Este artigo pretende verificar como o discurso das revistas femininas vincula a identidade da mulher portuguesa à beleza física e sensual, projeta uma imagem irreal do ideal de vida feminino e mitifica o papel da sexualidade. O corpus selecionado para esta pesquisa, constitui-se por edições da revista Activa e Happy Woman (Happy Woman), sendo o recorte temporal escolhido de Janeiro a Dezembro de 2012. Os magazines escolhidos constituem atualmente as revista femininas mais lida em Portugal, segundo dados recolhidos pelo estudo Bareme Imprensa do grupo Marktest. |
id |
RCAP_394dbefce6bae02019ce6107202cff4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/27956 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy WomanTHE MYTH OF SEXUALITY IN THE MEDIA Analysis of Activa and Happy Womanrevistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género;woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; genderEste artigo pretende verificar como o discurso das revistas femininas vincula a identidade da mulher portuguesa à beleza física e sensual, projeta uma imagem irreal do ideal de vida feminino e mitifica o papel da sexualidade. O corpus selecionado para esta pesquisa, constitui-se por edições da revista Activa e Happy Woman (Happy Woman), sendo o recorte temporal escolhido de Janeiro a Dezembro de 2012. Os magazines escolhidos constituem atualmente as revista femininas mais lida em Portugal, segundo dados recolhidos pelo estudo Bareme Imprensa do grupo Marktest.This article analyses how the speech of woman magazines relate the identity of the Portuguese women to physical and sexual beauty, project an illusory ideal of feminine life and builds up the myth of sexuality. The corpus selected for this research consists in editions from the magazine Activa and Happy Woman (Happy Woman), published between January and December 2012. The selected magazines are the most read female magazines in Portugal, according to the study Bareme Imprensa from Marktest.COMMUNICATION PAPERS –MEDIA LITERACY & GENDER STUDIES2013-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/27956http://hdl.handle.net/10316/27956https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105por2014-6752Wichels, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-06T17:00:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:07.816120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman THE MYTH OF SEXUALITY IN THE MEDIA Analysis of Activa and Happy Woman |
title |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman |
spellingShingle |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman Wichels, Susana revistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género; woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; gender |
title_short |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman |
title_full |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman |
title_fullStr |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman |
title_full_unstemmed |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman |
title_sort |
A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman |
author |
Wichels, Susana |
author_facet |
Wichels, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wichels, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
revistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género; woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; gender |
topic |
revistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género; woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; gender |
description |
Este artigo pretende verificar como o discurso das revistas femininas vincula a identidade da mulher portuguesa à beleza física e sensual, projeta uma imagem irreal do ideal de vida feminino e mitifica o papel da sexualidade. O corpus selecionado para esta pesquisa, constitui-se por edições da revista Activa e Happy Woman (Happy Woman), sendo o recorte temporal escolhido de Janeiro a Dezembro de 2012. Os magazines escolhidos constituem atualmente as revista femininas mais lida em Portugal, segundo dados recolhidos pelo estudo Bareme Imprensa do grupo Marktest. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/27956 http://hdl.handle.net/10316/27956 https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/27956 https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2014-6752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMMUNICATION PAPERS –MEDIA LITERACY & GENDER STUDIES |
publisher.none.fl_str_mv |
COMMUNICATION PAPERS –MEDIA LITERACY & GENDER STUDIES |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133677647560704 |