A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wichels, Susana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27956
https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105
Resumo: Este artigo pretende verificar como o discurso das revistas femininas vincula a identidade da mulher portuguesa à beleza física e sensual, projeta uma imagem irreal do ideal de vida feminino e mitifica o papel da sexualidade. O corpus selecionado para esta pesquisa, constitui-se por edições da revista Activa e Happy Woman (Happy Woman), sendo o recorte temporal escolhido de Janeiro a Dezembro de 2012. Os magazines escolhidos constituem atualmente as revista femininas mais lida em Portugal, segundo dados recolhidos pelo estudo Bareme Imprensa do grupo Marktest.
id RCAP_394dbefce6bae02019ce6107202cff4e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy WomanTHE MYTH OF SEXUALITY IN THE MEDIA Analysis of Activa and Happy Womanrevistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género;woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; genderEste artigo pretende verificar como o discurso das revistas femininas vincula a identidade da mulher portuguesa à beleza física e sensual, projeta uma imagem irreal do ideal de vida feminino e mitifica o papel da sexualidade. O corpus selecionado para esta pesquisa, constitui-se por edições da revista Activa e Happy Woman (Happy Woman), sendo o recorte temporal escolhido de Janeiro a Dezembro de 2012. Os magazines escolhidos constituem atualmente as revista femininas mais lida em Portugal, segundo dados recolhidos pelo estudo Bareme Imprensa do grupo Marktest.This article analyses how the speech of woman magazines relate the identity of the Portuguese women to physical and sexual beauty, project an illusory ideal of feminine life and builds up the myth of sexuality. The corpus selected for this research consists in editions from the magazine Activa and Happy Woman (Happy Woman), published between January and December 2012. The selected magazines are the most read female magazines in Portugal, according to the study Bareme Imprensa from Marktest.COMMUNICATION PAPERS –MEDIA LITERACY & GENDER STUDIES2013-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/27956http://hdl.handle.net/10316/27956https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105por2014-6752Wichels, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-06T17:00:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:07.816120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
THE MYTH OF SEXUALITY IN THE MEDIA Analysis of Activa and Happy Woman
title A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
spellingShingle A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
Wichels, Susana
revistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género;
woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; gender
title_short A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
title_full A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
title_fullStr A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
title_full_unstemmed A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
title_sort A MITIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE NOS MÉDIA Análise de Activa e Happy Woman
author Wichels, Susana
author_facet Wichels, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wichels, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv revistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género;
woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; gender
topic revistas femininas; estereótipos; sexualidade; mitos; género;
woman magazines; stereotypes; sexuality; myths; gender
description Este artigo pretende verificar como o discurso das revistas femininas vincula a identidade da mulher portuguesa à beleza física e sensual, projeta uma imagem irreal do ideal de vida feminino e mitifica o papel da sexualidade. O corpus selecionado para esta pesquisa, constitui-se por edições da revista Activa e Happy Woman (Happy Woman), sendo o recorte temporal escolhido de Janeiro a Dezembro de 2012. Os magazines escolhidos constituem atualmente as revista femininas mais lida em Portugal, segundo dados recolhidos pelo estudo Bareme Imprensa do grupo Marktest.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27956
http://hdl.handle.net/10316/27956
https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105
url http://hdl.handle.net/10316/27956
https://doi.org/10.33115/udg_bib/cp.v2i02.22105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2014-6752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv COMMUNICATION PAPERS –MEDIA LITERACY & GENDER STUDIES
publisher.none.fl_str_mv COMMUNICATION PAPERS –MEDIA LITERACY & GENDER STUDIES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133677647560704