Autoidentidade, preocupação ambiental e comportamento planeado no processo de compra de um automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Gabriel Alexandre Simões
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/52096
Resumo: Abordando e interligando fatores determinantes no processo de intenção de compra de um automóvel, o foco principal desta dissertação está na compreensão de motivações e fatores psicossociais por parte dos consumidores, explorando a autoidentidade, a preocupação ambiental, a teoria do comportamento planeado e a sensibilidade ao preço e que moldam o processo de intenção de compra dentro da indústria automóvel. Com base na revisão de literatura realizada, recorreu-se à Teoria do Comportamento Planeado e à inclusão de outros fatores referidos e determinantes. Foi adotada uma metodologia quantitativa, sendo que os dados foram recolhidos por meio de um questionário online. A amostra constituída por 161 indivíduos e posteriormente à recolha de dados foram realizadas análises de resultados, incluindo análise regressão linear múltipla por meio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados indicam que a intenção de compra de um automóvel é positivamente influenciada pelas atitudes e pelas normas subjetivas. Os resultados mostram que, por outro lado, que o controlo comportamental percebido, a autoidentidade, a preocupação ambiental e a sensibilidade ao preço por parte do consumidor não têm uma influência significativa na intenção de compra de um automóvel. Conclui-se que as atitudes e as normas subjetivas são os únicos preditores da intenção de compra nesta investigação. Este estudo contribui para o conhecimento do processo da intenção de compra de um automóvel, assim como para a criação e desenvolvimento de estratégias de marketing mais adequadas e conscientes especificamente na indústria automóvel.
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