Competências para a gestão de um repositório institucional: o caso do repositório institucional da Universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96344 https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2272 |
Resumo: | É num cenário de abertura crescente da ciência, mais amplo e complexo, que se impõem novas competências aos gestores de repositórios. Este estudo visa identificar os papéis e as competências necessárias à gestão e organização de um repositório institucional. Trata-se de um estudo qualitativo com observação participante, suportado pela revisão da literatura, que permitiu refletir sobre o papel dos gestores de repositórios e as competências que devem reunir no âmbito da ciência aberta, tendo como estudo de caso o Estudo Geral, o repositório institucional da Universidade de Coimbra. Embora as funções de um gestor de repositório tenham origem no campo da Ciência da Informação, o conjunto de competências a reunir é amplo e interdisciplinar, destacando-se aquelas ao nível da comunicação científica, das tecnologias digitais, da gestão e da comunicação, da técnica e da gestão de conteúdos. |
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Competências para a gestão de um repositório institucional: o caso do repositório institucional da Universidade de CoimbraRepositórios institucionaisGestão de repositóriosCompetênciaGestor de repositórioAcesso abertoInstitutional repositoriesRepository managementCompetencesRepository managerOpen accessÉ num cenário de abertura crescente da ciência, mais amplo e complexo, que se impõem novas competências aos gestores de repositórios. Este estudo visa identificar os papéis e as competências necessárias à gestão e organização de um repositório institucional. Trata-se de um estudo qualitativo com observação participante, suportado pela revisão da literatura, que permitiu refletir sobre o papel dos gestores de repositórios e as competências que devem reunir no âmbito da ciência aberta, tendo como estudo de caso o Estudo Geral, o repositório institucional da Universidade de Coimbra. Embora as funções de um gestor de repositório tenham origem no campo da Ciência da Informação, o conjunto de competências a reunir é amplo e interdisciplinar, destacando-se aquelas ao nível da comunicação científica, das tecnologias digitais, da gestão e da comunicação, da técnica e da gestão de conteúdos.A scenario of increasing openness of science, which is broader and more complex, requires new competencies of repository managers. This study aims to identify the roles and competencies necessary for the management and organization of an institutional repository. It is a qualitative study with participant observation, supported by the literature review, which allowed us to reflect on the role of repository managers and the skills they must gather in the context of open science, having as a case study the General Study, the repository of the University of Coimbra. Although the functions of a repository manager originate in the field of Information Science, the set of skills to be gathered is broad and interdisciplinary, highlighting the skills in terms of scientific communication, digital technologies, management and communication, technical and content management.Es en un escenario de creciente apertura de la ciencia, más amplio y complejo, donde se imponen nuevas competencias de los gestores de repositorios. Este estudio tiene como objetivo identificar los roles y competencias necesarios para la gestión y organización de un repositorio institucional. Se trata de un estudio etnográfico, sustentado en la revisión de la literatura, que permitió reflexionar sobre el rol de los gestores de repositorios y las habilidades que deben reunir en el contexto de la ciencia abierta, teniendo como caso de estudio el Estudio General, el repositorio institucional de la Universidad de Coimbra. Si bien las funciones de un gestor de repositorios se originan en el ámbito de la Ciencia de Información, el conjunto de competencias a recopilar es amplio e interdisciplinario, destacando las competencias en materia de comunicación científica, tecnologías digitales, gestión y comunicación, técnica y de gestión de contenidos.Fundação Oswaldo Cruz . Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/96344http://hdl.handle.net/10316/96344https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2272por1981-6278Ferreira, Beatriz BarrocasNeves, BrunoMiguéis, Ana Maria EvaBorges, Maria Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-12T11:30:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:37.346144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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É num cenário de abertura crescente da ciência, mais amplo e complexo, que se impõem novas competências aos gestores de repositórios. Este estudo visa identificar os papéis e as competências necessárias à gestão e organização de um repositório institucional. Trata-se de um estudo qualitativo com observação participante, suportado pela revisão da literatura, que permitiu refletir sobre o papel dos gestores de repositórios e as competências que devem reunir no âmbito da ciência aberta, tendo como estudo de caso o Estudo Geral, o repositório institucional da Universidade de Coimbra. Embora as funções de um gestor de repositório tenham origem no campo da Ciência da Informação, o conjunto de competências a reunir é amplo e interdisciplinar, destacando-se aquelas ao nível da comunicação científica, das tecnologias digitais, da gestão e da comunicação, da técnica e da gestão de conteúdos. |
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