Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, André Roberto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/38948
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_396ac7b6afc234add0b54d792f998063
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/38948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviáriosAtrito,Carril,DesgasteMecanismos de DesgasteModelo de Previsão de DesgasteRodaRolamento/escorregamentoFrictionRailWearWear MechanismsPredictive Wear ModelWheelRolling-SlidingDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraAtualmente, a manutenção assume um carácter de extrema importância, não só a nível económico mas também a nível da segurança. Este tema associado ao setor ferroviário elucida o objetivo da presente dissertação, inserida num projeto que em vista este tema. Assim, o desenvolvimento de uma ferramenta de previsão de desgaste no contacto roda/carril surge como o objetivo principal do estudo realizado. De salientar que o presente estudo dá seguimento a estudos já realizados no âmbito do projeto “WearWheel”. Primeiramente foi realizada uma cadeia de ensaios de atrito e desgaste com contacto rolamento/escorregamento de provetes obtidos de uma roda de um veículo ferroviário e de um carril da ferrovia. Os ensaios foram executados numa máquina de discos a fim de simular o contacto roda/carril presente num troço reto da ferrovia. Com base na análise numérica dos resultados alcançados nos ensaios rolamento/escorregamento, foi desenvolvido um modelo apto a realizar a previsão da taxa específica de desgaste, consoante as condições de funcionamento impostas. Para este modelo foram considerados três parâmetros determinantes para o desgaste – velocidade linear, pressão de contacto e percentagem de escorregamento – sobre os quais se determinaram funções de peso que pudessem traduzir a sensibilidade da variação de cada um deles na taxa específica de desgaste. Estas funções de peso corrigem o valor da taxa específica de desgaste standard, adaptando-o às condições de contacto pretendidas. Comparados os valores obtidos experimentalmente com os valores obtidos pelo modelo de previsão considerando a influência de cada função de peso referente aos três parâmetros já identificados, foi possível verificar uma boa aproximação dos resultados experimentais e teóricos, que atestam a fiabilidade do método desenvolvido.Currently, maintenance assumes an extremely important character, not only on an economic matter, but also for safety issues. This theme, associated to the railroad sector, clears a present objective for this thesis, inserted in a project to be discussed forwardly. Having this in mind, the development of a prevision tool of wear in the contact between wheel/rail, appears as the main objective of study. It is important to remind that this project is a continuation of a past study named “WearWheel”. At a first approach, a series of trials of wear and friction were performed with the rolling-sliding contact of specimens obtained on a wheel of a train wheel and of a rail track. The tests were executed of a disk machine with the purpose of simulating the contact between wheel and rail, present on a segment of a rail track. Based on the numeric analyses of the achieved results of the specimens rollingsliding, a model was developed to create the prevision of the specific wear rate, having in consideration the function conditions imposed. For the model imposed, three parameters were considered to me determinant for the wear – linear velocity, contact pressure and slide percentage – followed by the function determination of the weight that could be traduced in variation sensibility of each one of them on the specific wear. The weight functions correct the standard wear rate, adapting them to the contact conditions pretended. After comparing the obtained values with the ones obtained by the prevision model, considering the influence of the weight function referred by the three parameters already identified, it was possible to verify a good approximation of the experimental and theoretical values that give the liability of the method developed.2014-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38948http://hdl.handle.net/10316/38948TID:201664771porSoares, André Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-02-14T10:33:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:58.237377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
title Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
spellingShingle Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
Soares, André Roberto
Atrito,
Carril,
Desgaste
Mecanismos de Desgaste
Modelo de Previsão de Desgaste
Roda
Rolamento/escorregamento
Friction
Rail
Wear
Wear Mechanisms
Predictive Wear Model
Wheel
Rolling-Sliding
title_short Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
title_full Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
title_fullStr Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
title_full_unstemmed Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
title_sort Desenvolvimento de modelos para previsão de desgaste em contactos roda/caril de veículos ferroviários
author Soares, André Roberto
author_facet Soares, André Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, André Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Atrito,
Carril,
Desgaste
Mecanismos de Desgaste
Modelo de Previsão de Desgaste
Roda
Rolamento/escorregamento
Friction
Rail
Wear
Wear Mechanisms
Predictive Wear Model
Wheel
Rolling-Sliding
topic Atrito,
Carril,
Desgaste
Mecanismos de Desgaste
Modelo de Previsão de Desgaste
Roda
Rolamento/escorregamento
Friction
Rail
Wear
Wear Mechanisms
Predictive Wear Model
Wheel
Rolling-Sliding
description Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/38948
http://hdl.handle.net/10316/38948
TID:201664771
url http://hdl.handle.net/10316/38948
identifier_str_mv TID:201664771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133881364905984