O impacte da acreditação da A3ES na gestão da qualidade no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21305 |
Resumo: | A crescente procura social da educação e expansão da oferta formativa no ensino superior, despertou uma busca pela Qualidade educacional e um aumento da exigência consciente da garantia da Qualidade. Esta mudança social originou mutações nos ambientes escolares, alterando as suas necessidades e preocupações. Como resposta às tendências verificadas nos diversos países Europeus, no âmbito da avaliação do ensino superior e da garantia da Qualidade, surgiu em Portugal, em 2007, um novo sistema de avaliação das instituições e dos seus ciclos de estudos. Consecutivamente a esta iniciativa, foi criado um novo organismo com o fim de coordenar este sistema, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. No presente trabalho de investigação qualitativa, procura-se identificar o impacto da avaliação e acreditação externa por parte da Agência, e o modo como o processo é realizado, identificando benefícios e limitações associadas ao decorrer das atividades. No que diz respeito à realização da investigação, o alvo de estudo é o Instituto Politécnico de Tomar. O caso é tratado através da análise de documentação académica e assente em entrevistas realizadas a diversos atores imprescindíveis ao processo de acreditação. Após concluir o estudo de caso através da análise do conteúdo das entrevistas, foi possível constatar que existem limitações inerentes ao processo de avaliação por parte da A3ES. Isto é, no seu formato atual, algumas medidas não atendem às especificidades da dualidade do ensino superior português. No entanto e apesar das deficiências do processo de avaliação levado a cabo pela Agência, conclui-se que a sua presença é notável e essencial no desenvolvimento da Qualidade do ensino superior português. Neste contexto, no presente trabalho de projeto, tendo como referência a Instituição de Ensino Superior, objeto de estudo de caso, são efetuadas um conjunto de propostas de melhoria. |
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