Problemas de Matemática e situações da vida real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4224
Resumo: Neste trabalho considera-se o papel da Resolução de Problemas no ensino da Matemática, apontando as origens desta actividade, referindo possíveis perspectivas de integração curricular e discutindo uma questão profundamente negligenciada na literatura portuguesa -- as estratégias de ensino para ajudar os alunos a desenvolver as suas competências neste domínio. Analisa-se igualmente o papel educativo dos problemaqs da vida real e considera-se em particular o processo de modelação. Descrevem-se em pormenor as suas etapas e dá-se especial realce à natureza das competências cognitivas necessárias, terminando-se com uma agenda de questões para futura investigação.
id RCAP_397c126bfe2973ee291fd0e663fc5a77
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Problemas de Matemática e situações da vida realResolução de problemasModelaçãoEnsino da MatemáticaAprendizagemConexõesCurrículoNeste trabalho considera-se o papel da Resolução de Problemas no ensino da Matemática, apontando as origens desta actividade, referindo possíveis perspectivas de integração curricular e discutindo uma questão profundamente negligenciada na literatura portuguesa -- as estratégias de ensino para ajudar os alunos a desenvolver as suas competências neste domínio. Analisa-se igualmente o papel educativo dos problemaqs da vida real e considera-se em particular o processo de modelação. Descrevem-se em pormenor as suas etapas e dá-se especial realce à natureza das competências cognitivas necessárias, terminando-se com uma agenda de questões para futura investigação.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2011-10-04T11:27:51Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4224porPonte, J. P. (1992). Problemas de Matemática e situações da vida real. Revista de Educação, 2(2), 95-108.0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:55.311415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de Matemática e situações da vida real
title Problemas de Matemática e situações da vida real
spellingShingle Problemas de Matemática e situações da vida real
Ponte, João Pedro da
Resolução de problemas
Modelação
Ensino da Matemática
Aprendizagem
Conexões
Currículo
title_short Problemas de Matemática e situações da vida real
title_full Problemas de Matemática e situações da vida real
title_fullStr Problemas de Matemática e situações da vida real
title_full_unstemmed Problemas de Matemática e situações da vida real
title_sort Problemas de Matemática e situações da vida real
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Modelação
Ensino da Matemática
Aprendizagem
Conexões
Currículo
topic Resolução de problemas
Modelação
Ensino da Matemática
Aprendizagem
Conexões
Currículo
description Neste trabalho considera-se o papel da Resolução de Problemas no ensino da Matemática, apontando as origens desta actividade, referindo possíveis perspectivas de integração curricular e discutindo uma questão profundamente negligenciada na literatura portuguesa -- as estratégias de ensino para ajudar os alunos a desenvolver as suas competências neste domínio. Analisa-se igualmente o papel educativo dos problemaqs da vida real e considera-se em particular o processo de modelação. Descrevem-se em pormenor as suas etapas e dá-se especial realce à natureza das competências cognitivas necessárias, terminando-se com uma agenda de questões para futura investigação.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-01-01T00:00:00Z
2011-10-04T11:27:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4224
url http://hdl.handle.net/10451/4224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (1992). Problemas de Matemática e situações da vida real. Revista de Educação, 2(2), 95-108.
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134184989523968