O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.20764 |
Resumo: | O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. |
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O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolarProcesamiento sensorial y su relación con el rendimiento escolarO processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolarArtigosO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.The study aims to verify if there is a relationship between sensory processing and school performance. A sample of 47 subjects attending the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education was constituted. The Sensory Processing Measure (SPM)– Home Form and Main Classroom Form, and the Battery of Aptitudes for School Learning (BASL) were applied, relating them to school grades. More issues were observed in “Planning and Ideas” in the classroom context than at home. Results on BASL were higher, compared to the reference values. There is a significant negative correlation, for p < 0.05, between the SPM – Classroom Form “Vision” and the BASL “Quantitative Concepts” (RPearson = -0.301, p = 0.039), meaning that difficulties in “Vision” subscale reflect BASL lower performances. We confirmed that there is a relationship between sensory processing and school performance, verifying that the higher the score in the described SPM dimensions, the lower the grades in the school subjects.El estudio tiene como objetivo verificar si existe una relación entre el procesamiento sensorial y el rendimiento escolar. Se constituyó una muestra de 47 sujetos que asistieron al 2.º año del 1.º Ciclo de Educación Básica. Se aplicó la Sensory Processing Measure (SPM) - Versión Hogar y Versión Escuela, y la Batería de Aptitudes para el Aprendizaje Escolar (BAPAE), relacionándolas con las evaluaciones escolares. Hubo más problemas con “Planificación e Ideas” en el aula que en el hogar. Los resultados en las dimensiones de BAPAE fueron superiores, en comparación con los valores de referencia. Existe una correlación significativa, para p <0.05, negativa entre la “Visión” de la SPM – Versión Escuela y los “Conceptos Cuantitativos” de BAPAE (RPearson = 0.301, p = 0.039), lo que significa que cuanto mayor sea lo resultado en el ítem “Visión”, que corresponde a un peor resultado, menor será el desempeño en BAPAE. Se confirma que existe una relación entre el procesamiento sensorial y el rendimiento escolar, verificando que cuanto mayor sea el puntaje en las dimensiones de la SPM descritas, menores serán las calificaciones en las materias escolares.Instituto de Educação - Universidade do Minho2022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.20764por2183-04520871-9187Reis, HelenaHenriques, Andreia SimãoRibeiro Silva, Cláudia Sofia Góisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:21.541240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. |
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