Trabalhar as emoções através da expressão plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tamara Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44514
Resumo: As emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo.
id RCAP_3988ce9243fafc29e031071a4f62787a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar as emoções através da expressão plásticaExpressão PlásticaEducação ArtísticaEmoçõesAs emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo.Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978-Repositório ComumAlves, Tamara Cruz2023-04-12T09:26:23Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44514TID:203260201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.583395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar as emoções através da expressão plástica
title Trabalhar as emoções através da expressão plástica
spellingShingle Trabalhar as emoções através da expressão plástica
Alves, Tamara Cruz
Expressão Plástica
Educação Artística
Emoções
title_short Trabalhar as emoções através da expressão plástica
title_full Trabalhar as emoções através da expressão plástica
title_fullStr Trabalhar as emoções através da expressão plástica
title_full_unstemmed Trabalhar as emoções através da expressão plástica
title_sort Trabalhar as emoções através da expressão plástica
author Alves, Tamara Cruz
author_facet Alves, Tamara Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tamara Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Plástica
Educação Artística
Emoções
topic Expressão Plástica
Educação Artística
Emoções
description As emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-12T09:26:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44514
TID:203260201
url http://hdl.handle.net/10400.26/44514
identifier_str_mv TID:203260201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573048573952