Trabalhar as emoções através da expressão plástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44514 |
Resumo: | As emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo. |
id |
RCAP_3988ce9243fafc29e031071a4f62787a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalhar as emoções através da expressão plásticaExpressão PlásticaEducação ArtísticaEmoçõesAs emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo.Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978-Repositório ComumAlves, Tamara Cruz2023-04-12T09:26:23Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44514TID:203260201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.583395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
title |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
spellingShingle |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica Alves, Tamara Cruz Expressão Plástica Educação Artística Emoções |
title_short |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
title_full |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
title_fullStr |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
title_full_unstemmed |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
title_sort |
Trabalhar as emoções através da expressão plástica |
author |
Alves, Tamara Cruz |
author_facet |
Alves, Tamara Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Tamara Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão Plástica Educação Artística Emoções |
topic |
Expressão Plástica Educação Artística Emoções |
description |
As emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-04-12T09:26:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44514 TID:203260201 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44514 |
identifier_str_mv |
TID:203260201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131573048573952 |