A agência de turismo de aventura Road Book Adventure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Lucas Campos Boechat
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31325
Resumo: O objeto de estudo foi a agência de turismo de aventura Road Book Adventure sediada em Paredes, na Zona do Porto. A empresa criada em 2015 possui dois segmentos de mercado pois oferece a pequenos grupos passeios guiados ou livres às vilas e parques naturais de Portugal e promove expedições a Marrocos especificamente no deserto do Saara. É oferecido ao cliente como parte do serviço a condução de carros clássicos modificados para suportar aventuras, nomeadamente o veículo Renault 4L. O objetivo deste projeto profissional foi a criação de um Plano de Negócio que possibilitasse a elucidação sobre a opinião dos clientes a respeito das experiências promovidas pela empresa, a descoberta dos melhores canais para atrair leads e o desenvolvimento de propostas para ajudar a Road Book a atrair, converter e encantar mais clientes. Para tanto foram utilizadas as Análises PEST e SWOT. Na fase inicial a Análise PEST proporcionou uma macrocompreensão do ambiente político, económico, social, legal de Portugal visto que os clientes poderiam ser locais ou internacionais. Foi um bom ponto de partida para estruturar as principais ideias e opções de investimento. Logo em seguida a Análise SWOT de simples execução, foi uma escolha acertada pois a Road Book é uma pequena empresa com pouco poder e interesse de investimento. A análise aponta os fatores internos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Depois foi realizada uma entrevista com seis clientes, em formato de pesquisa de satisfação, para descobrir entre outras coisas formas de melhorar a experiência proporcionada pela empresa. Como resultados, acredita-se que os melhores canais têm sido o passa-a-palavra e as feiras, mas deve-se concentrar algum esforço nos canais digitais, como o website, as redes sociais, o TripAdvisor e o AirBnb Experiences de forma complementar. Além disso foram sugeridas ações operacionais para o desenvolvimento da Road Book e feito um cronograma de implementação, com o propósito de atingir os objetivos definidos.
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