Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, Liberata
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jesus, Saúl Neves, Candeias, Adelinda, Viseu, João
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35937
Resumo: A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses dos ensinos básico e secundário. Os resultados das análises fatoriais exploratória e confirmatória suportam uma estrutura duplo-fatorial (integração de pessoas e equipas; flexibilidade e adaptabilidade a exigências externas) de 24 itens, com bons indicadores de qualidade do modelo de dois fatores correlacionados (modelo 1). Os resultados indicaram que os professores do ensino público, 3º ciclo/secundário, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são os que percecionam piores níveis de saúde organizacional, nomeadamente no que se refere à integração de pessoas e equipas. A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde organizacional alta, média e baixa, caracterizados em função das variáveis sociodemográficas e profissionais. A regressão linear múltipla permitiu identificar o bem-estar profissional como o preditor mais significativo da saúde organizacional. São discutidos os resultados e suas implicações na organização escolar, bem como são fornecidas diretrizes para futuros programas de intervenção e investigação.
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