O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15392
Resumo: Este é um estudo exploratório com 62 crianças com idades entre os 4 e os 10 anos, que acompanhou a campanha da Serpente Papa-Léguas numa escola na região de Lisboa, para promover modos de transporte sustentáveis. O estudo foi baseado na Teoria do Foco da Conduta Normativa em que desenvolvemos hipóteses sobre a forma de como as perceções das normas injuntivas e descritivas ajudam a prever uma mudança de comportamento no modo de ir para a escola. Desenvolvemos um questionário onde medimos o comportamento de ir para a escola (a pé, de bicicleta, autocarro e carro) e as normas injuntivas e descritivas dos referentes (pais, professores, colegas). Este instrumento foi aplicado em três momentos: antes da intervenção (T1) durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Concluímos que as crianças em média mudaram o seu modo de ir para a escola de carro para a pé, de T1 para T2 e T3. Em T1 apenas a norma injuntiva dos pais relativamente a ir pé está negativamente correlacionada com ir de carro, enquanto em T2 passou a estar também correlacionado a norma injuntiva dos pais e a norma injuntiva e descritiva dos colegas. Para o comportamento ir a pé, passou de uma para três correlações em T2. Estes dados permitem concluir três coisas: que a campanha leva a mudança de comportamento; que leva a que as crianças alterem as suas perceções relativas às normas acompanhando a mudança de comportamento; que a correlação entre as normas e os comportamentos aumenta durante e após a campanha.
id RCAP_3995fbbf8dd2aa8266274c5b9cd102e0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idadePsicologia socialTransportesCriançaNorma socialMudança de comportamentoPortugalDescriptive normInjunctive normSustainable mobilityChildrenEste é um estudo exploratório com 62 crianças com idades entre os 4 e os 10 anos, que acompanhou a campanha da Serpente Papa-Léguas numa escola na região de Lisboa, para promover modos de transporte sustentáveis. O estudo foi baseado na Teoria do Foco da Conduta Normativa em que desenvolvemos hipóteses sobre a forma de como as perceções das normas injuntivas e descritivas ajudam a prever uma mudança de comportamento no modo de ir para a escola. Desenvolvemos um questionário onde medimos o comportamento de ir para a escola (a pé, de bicicleta, autocarro e carro) e as normas injuntivas e descritivas dos referentes (pais, professores, colegas). Este instrumento foi aplicado em três momentos: antes da intervenção (T1) durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Concluímos que as crianças em média mudaram o seu modo de ir para a escola de carro para a pé, de T1 para T2 e T3. Em T1 apenas a norma injuntiva dos pais relativamente a ir pé está negativamente correlacionada com ir de carro, enquanto em T2 passou a estar também correlacionado a norma injuntiva dos pais e a norma injuntiva e descritiva dos colegas. Para o comportamento ir a pé, passou de uma para três correlações em T2. Estes dados permitem concluir três coisas: que a campanha leva a mudança de comportamento; que leva a que as crianças alterem as suas perceções relativas às normas acompanhando a mudança de comportamento; que a correlação entre as normas e os comportamentos aumenta durante e após a campanha.This is an exploratory study with 62 children with ages between 4 and 10, which followed the Traffic Snake game campaign in a school in Lisbon, aiming to promote sustainable modes of travel. The study was based on Focus Theory of Normative Conduct, through which we developed hypotheses about how the perceptions on injunctive and descriptive norms help to predict a change travel mode choice to school. We developed a questionnaire which measures the travel behavior to school (walking, bicycle, bus, car) and the injunctive and descriptive norms of the significatives (parents, teachers, colleagues). This instrument was applied in three instants: before the intervention (T1), during the intervention (T2) and three weeks after the intervention (T3). We have concluded that children have on average changed their travel mode from car to walking, from instant T1 to instant T2 and T3. In T1, only the injunctive norm of the parents in relation to walking is negatively correlated with the car choice behavior, while in T2 also the injunctive and descriptive norms of the parents and the descriptive norm of the colleagues with the car are correlated. For the walking behavior, it passes from one correlation to three correlations in T2. The data allows to conclude three things: that the campaign led to the desired behavior change; that it led the children to change their perceptions on norms in relation to the travel mode to school; that the correlation between perceived norms and behavior increased during and after the campaign.2018-03-19T16:35:06Z2021-03-19T00:00:00Z2017-12-11T00:00:00Z2017-12-112017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15392TID:201786982porBernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:44.648676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
title O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
spellingShingle O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
Psicologia social
Transportes
Criança
Norma social
Mudança de comportamento
Portugal
Descriptive norm
Injunctive norm
Sustainable mobility
Children
title_short O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
title_full O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
title_fullStr O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
title_full_unstemmed O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
title_sort O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
author Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
author_facet Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social
Transportes
Criança
Norma social
Mudança de comportamento
Portugal
Descriptive norm
Injunctive norm
Sustainable mobility
Children
topic Psicologia social
Transportes
Criança
Norma social
Mudança de comportamento
Portugal
Descriptive norm
Injunctive norm
Sustainable mobility
Children
description Este é um estudo exploratório com 62 crianças com idades entre os 4 e os 10 anos, que acompanhou a campanha da Serpente Papa-Léguas numa escola na região de Lisboa, para promover modos de transporte sustentáveis. O estudo foi baseado na Teoria do Foco da Conduta Normativa em que desenvolvemos hipóteses sobre a forma de como as perceções das normas injuntivas e descritivas ajudam a prever uma mudança de comportamento no modo de ir para a escola. Desenvolvemos um questionário onde medimos o comportamento de ir para a escola (a pé, de bicicleta, autocarro e carro) e as normas injuntivas e descritivas dos referentes (pais, professores, colegas). Este instrumento foi aplicado em três momentos: antes da intervenção (T1) durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Concluímos que as crianças em média mudaram o seu modo de ir para a escola de carro para a pé, de T1 para T2 e T3. Em T1 apenas a norma injuntiva dos pais relativamente a ir pé está negativamente correlacionada com ir de carro, enquanto em T2 passou a estar também correlacionado a norma injuntiva dos pais e a norma injuntiva e descritiva dos colegas. Para o comportamento ir a pé, passou de uma para três correlações em T2. Estes dados permitem concluir três coisas: que a campanha leva a mudança de comportamento; que leva a que as crianças alterem as suas perceções relativas às normas acompanhando a mudança de comportamento; que a correlação entre as normas e os comportamentos aumenta durante e após a campanha.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11T00:00:00Z
2017-12-11
2017-10
2018-03-19T16:35:06Z
2021-03-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15392
TID:201786982
url http://hdl.handle.net/10071/15392
identifier_str_mv TID:201786982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134789350981632