A poesia no ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tiago José Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93810
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_3999b5a7461009d7a2d0aa20e1983483
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia no ensino de filosofiaThe role/use of poetry in teaching philosophyEnsino de FilosofiaDidáticaPoesiaMetáforaPhilosophy TeachingDidacticPoetryMetaphorRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular “Estágio e Relatório Final” do curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório tem como objetivo pensar a possibilidade de se ensinar filosofia através da utilização de poesia. Assim, depois de uma apresentação do contexto educativo, será pensado o lugar da sensibilidade no ensino de filosofia e serão identificados três tipos de poemas. Os poemas musicais, os poemas que comunicam o mistério e os poemas essencialmente metafóricos. Os três tipos de poemas terão aplicações didáticas muito distintas. Os poemas musicais serão o recurso didático por excelência na fase de sensibilização para um determinado tema filosófico e os poemas que procuram expressar o indizível, para além da função de sensibilização, terão a vantagem de assumir um papel ativo na posterior fase de problematização. Com base na teoria das metáforas concetuais de Geroge Lakoff e Mark Johnson, será reforçada a importância dos exercícios de aproximação metafórica numa fase da conceptualização. Assim, a poesia teria interesse no ensino de filosofia ao nível da sensibilização, da problematização e da conceptualização. Por último, serão apresentadas três planificações de aulas que utilizam a poesia como recurso didático. Na primeira aula dá-se o exemplo de um poema utilizado com a função da sensibilização para o carácter formal da lógica. Na segunda aula é utilizado um poema em função de uma abordagem conceptual. E, na terceira aula, dá-se o exemplo de um poema que teria simultaneamente a função de sensibilização e de problematização, porque seria capaz de expressar a indizibilidade do mal.This internship report is part of the curricular unit "Internship and Final Report" of the Master's Degree in Philosophy Teaching at the Faculty of Letters of the University of Coimbra. The aim of this report is to explore the possibility of teaching philosophy through the use of poetry. Thus, after a presentation of the educational context, the place of sensibility in the teaching of philosophy will be thought out and three types of poems will be identified. Musical poems, poems that convey mystery and essentially metaphorical poems. These three types of poems will have very different didactic applications. The musical poems will be the didactic resource par excellence regarding awareness to a certain philosophical theme and the poems that seek to express the unspeakable, beyond providing awareness, will have the advantage of assuming an active role in the problematization phase. Based on the theory of conceptual metaphors of Geroge Lakoff and Mark Johnson, the importance of metaphorical approximation exercises in a conceptualization phase will be reinforced. Thus, poetry would be relevant to the teaching of philosophy at the level of awareness, problematization and conceptualization. Finally, three lesson plans will be presented that use poetry as a didactic resource. In the first class, the example of a poem regarding awareness to the formal character of logic will be given. In the second class a poem will be used regarding its conceptual approach. And in the third lesson, there will be the example of a poem that would have simultaneously the role of awareness and problematization because it would be able to express the unspeakability of evil.2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93810http://hdl.handle.net/10316/93810TID:202677044porMarques, Tiago José Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:18:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:42.209503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia no ensino de filosofia
The role/use of poetry in teaching philosophy
title A poesia no ensino de filosofia
spellingShingle A poesia no ensino de filosofia
Marques, Tiago José Costa
Ensino de Filosofia
Didática
Poesia
Metáfora
Philosophy Teaching
Didactic
Poetry
Metaphor
title_short A poesia no ensino de filosofia
title_full A poesia no ensino de filosofia
title_fullStr A poesia no ensino de filosofia
title_full_unstemmed A poesia no ensino de filosofia
title_sort A poesia no ensino de filosofia
author Marques, Tiago José Costa
author_facet Marques, Tiago José Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tiago José Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
Didática
Poesia
Metáfora
Philosophy Teaching
Didactic
Poetry
Metaphor
topic Ensino de Filosofia
Didática
Poesia
Metáfora
Philosophy Teaching
Didactic
Poetry
Metaphor
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93810
http://hdl.handle.net/10316/93810
TID:202677044
url http://hdl.handle.net/10316/93810
identifier_str_mv TID:202677044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022425640960