O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40967 |
Resumo: | O Trabalho de Projeto aqui apresentado, reporta um estudo de caso que pretende responder a uma necessidade real de adaptação e conhecimento das Tintas Titan ou de qualquer outra empresa à Grande Distribuição em Portugal, para se afirmar, ganhar notoriedade, crescer em vendas e clientes. Este trabalho tem por base motivações profissionais, na implementação de ferramentas do marketing operacional que não só se tornam relevantes pelo âmbito do estudo em si, mas também pela mais-valia que pode trazer à instituição onde, atualmente, o investigador desempenha funções como Responsável Nacional de Vendas da Grande Distribuição ou a outra empresa. O marketing operacional nas unidades de Grande Distribuição requer uma estratégia cuidada e focada nos objetivos de uma comunicação exigente e dirigida aos consumidores finais. A realização de workshops profissionais com recurso a pintores profissionais que em contacto com os consumidores despertavam para as caraterísticas específicas das tintas TITAN veio a revelar-se uma alavanca significativa na notoriedade do produto e no impacto positivo nas vendas. A investigação participante desenvolvida em contexto de “chão de fábrica” permitiu demonstrar uma relação causa efeito entre uma estratégia de marketing relacional orientada a um produto num espaço comercial de grandes dimensões e onde se encontram diversas marcas de tintas concorrentes e o aumento de notoriedade da marca e das vendas. |
id |
RCAP_39be993cc64f625849325cc718056ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas TitanGrande DistribuiçãovendasclientestintasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO Trabalho de Projeto aqui apresentado, reporta um estudo de caso que pretende responder a uma necessidade real de adaptação e conhecimento das Tintas Titan ou de qualquer outra empresa à Grande Distribuição em Portugal, para se afirmar, ganhar notoriedade, crescer em vendas e clientes. Este trabalho tem por base motivações profissionais, na implementação de ferramentas do marketing operacional que não só se tornam relevantes pelo âmbito do estudo em si, mas também pela mais-valia que pode trazer à instituição onde, atualmente, o investigador desempenha funções como Responsável Nacional de Vendas da Grande Distribuição ou a outra empresa. O marketing operacional nas unidades de Grande Distribuição requer uma estratégia cuidada e focada nos objetivos de uma comunicação exigente e dirigida aos consumidores finais. A realização de workshops profissionais com recurso a pintores profissionais que em contacto com os consumidores despertavam para as caraterísticas específicas das tintas TITAN veio a revelar-se uma alavanca significativa na notoriedade do produto e no impacto positivo nas vendas. A investigação participante desenvolvida em contexto de “chão de fábrica” permitiu demonstrar uma relação causa efeito entre uma estratégia de marketing relacional orientada a um produto num espaço comercial de grandes dimensões e onde se encontram diversas marcas de tintas concorrentes e o aumento de notoriedade da marca e das vendas.Vilaça, Abílio da CunhaRepositório ComumPereira, Andre Daniel Mendes2024-02-28T01:30:28Z2022-05-162022-04-112022-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40967TID:203023145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-01T14:00:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.543220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
title |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
spellingShingle |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan Pereira, Andre Daniel Mendes Grande Distribuição vendas clientes tintas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
title_full |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
title_fullStr |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
title_full_unstemmed |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
title_sort |
O marketing operacional na grande distribuição em Portugal - o caso das Tintas Titan |
author |
Pereira, Andre Daniel Mendes |
author_facet |
Pereira, Andre Daniel Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilaça, Abílio da Cunha Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andre Daniel Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grande Distribuição vendas clientes tintas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Grande Distribuição vendas clientes tintas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O Trabalho de Projeto aqui apresentado, reporta um estudo de caso que pretende responder a uma necessidade real de adaptação e conhecimento das Tintas Titan ou de qualquer outra empresa à Grande Distribuição em Portugal, para se afirmar, ganhar notoriedade, crescer em vendas e clientes. Este trabalho tem por base motivações profissionais, na implementação de ferramentas do marketing operacional que não só se tornam relevantes pelo âmbito do estudo em si, mas também pela mais-valia que pode trazer à instituição onde, atualmente, o investigador desempenha funções como Responsável Nacional de Vendas da Grande Distribuição ou a outra empresa. O marketing operacional nas unidades de Grande Distribuição requer uma estratégia cuidada e focada nos objetivos de uma comunicação exigente e dirigida aos consumidores finais. A realização de workshops profissionais com recurso a pintores profissionais que em contacto com os consumidores despertavam para as caraterísticas específicas das tintas TITAN veio a revelar-se uma alavanca significativa na notoriedade do produto e no impacto positivo nas vendas. A investigação participante desenvolvida em contexto de “chão de fábrica” permitiu demonstrar uma relação causa efeito entre uma estratégia de marketing relacional orientada a um produto num espaço comercial de grandes dimensões e onde se encontram diversas marcas de tintas concorrentes e o aumento de notoriedade da marca e das vendas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16 2022-04-11 2022-05-16T00:00:00Z 2024-02-28T01:30:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40967 TID:203023145 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40967 |
identifier_str_mv |
TID:203023145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038754344960 |