Projeto de redesenho para um catálogo de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8261
Resumo: No projeto que se segue, descrevem-se os porquês do poder que o Design Gráfico e Editorial possuem na atualidade, dado ambos serem duas importantes áreas do mundo da comunicação. O poder que o design exerce está diretamente ligado com a sociedade. Por esse motivo é impossível, anularmos da nossa consciência, o trabalho que tem sido feito, pelos designers nossos contemporâneos, mas também o que foi feito pelos pioneiros. É importante, inclusivamente, refletir, sobre quais os processos e fases, pelas quais passam e passaram, uma vez que a procura pelo reconhecimento e a necessidade de divulgação, levam, cada vez mais, as entidades empresariais a promover os seus produtos através de vários métodos. Por exemplo, a criação de catálogos revela-se como um modo bastante útil na árdua tarefa de divulgação. Numa sociedade cada vez mais competitiva, é de extrema importância que as empresas acompanhem o tipo de sociedade e que de alguma forma percebam o estado actual da concorrência. É neste âmbito, que surgem os catálogos de produtos como diferenciadores de mercado. O catálogo de produtos procura colmatar lacunas na divulgação dos produtos produzidos pelas empresas. Refere-se esse aspecto porque neste relatório se apresenta uma proposta de catálogo para uma empresa chamada Tucab. Este tipo de catálogos surgem quando as empresas sentem a necessidade de aumentar e expandir e seu negócio. É nesta altura que as empresas se preocupam e sentem que o catálogo é a forma mais eficaz de exposição dos seus produtos, que devem ser, por sua vez, o mais atrativos possíveis. Por esse motivo, procuram empresas de comunicação que solucionem o seu problema. Estes catálogos são hoje criados com o recurso a softwares gráficos como o inDesign e o Photoshop (tratamento da imagem). Pretende-se na sua criação aliar um design sólido e esteticamente simples, que fomente o acesso simples e rápido a variados conteúdos informativos. O presente trabalho consiste, tal como referido, na concepção de um catálogo de produtos para uma empresa chamada Tucab, associada a uma descrição da metodologia escolhida para a sua materialização (o impresso). De forma a optimizar o procedimento de transmissão e acesso à informação no catálogo, houve a necessidade de associar factores como a usabilidade e a interactividade.
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