Otimização das rotas da coleta dos parquímetros da EMEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luísa Arruda de Campos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14934
Resumo: Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
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spelling Otimização das rotas da coleta dos parquímetros da EMELColetaParquímetrosRotasOtimizaçãoHeurísticaCoin CollectionParking meterOptimizationHeuristicMestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialFoi proposto pela EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A. o desenvolvimento de um instrumento de apoio que permitisse construir rotas para a recolha dos cofres dos parquímetros de determinadas zonas de Lisboa. A empresa pretende otimizar o seu processo de coleta tendo por base uma lógica de coleta por valor previsto para cada um dos parquímetros da cidade, como alternativa a um modelo instalado, mais geográfico (por rua), que utiliza o valor da rota para determinar a frequência de coleta (número de repetições da rota por semana ou mês, e.g.). Pretendia-se determinar rotas que permitissem a coleta dos parquímetros de maior valor, preterindo os de menor valor, poupando assim tempo e otimizando os meios humanos e técnicos. O problema exposto enquadra-se na categoria de Vehicle Routing Problems (VRP), ou seja, pretende-se gerar um conjunto de rotas, com início e término num determinado vértice, capaz de servir um conjunto de clientes sendo satisfeito um conjunto de restrições.EMEL's proposal consisted in developing an instrument to support the setting up of improved routes to collect the parking meter's safe boxes, in some areas of Lisbon. EMEL's intentions are to optimize these collection processes undertaking a logic based on the expected value in each parking meter, as an alternative to its current model, which uses the parking meters' spatial distribution (by streets) to determine the collection frequency (e.g. number of repetitions of the route per week or per month). The expected outcome was to propose routes which would favour the collection of the parking meters of higher value, allowing to optimize human and technical resources while saving time. The previously presented issue is framed within the Vehicle Routing Problems (VRP) category.Instituto Superior de Economia e GestãoMourão, Maria CândidaMóra, Vasco DamasRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Luísa Arruda de Campos de2018-02-19T14:07:11Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14934porCarvalho, Luísa Arruda de Campos de (2017). "Otimização das rotas da coleta dos parquímetros da EMEL". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:42.139572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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