Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Anderson de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6669
Resumo: Por meio de um estudo de caso de algumas obras do cineasta Bruce Labruce, essa investigação se dedica a compreender de que maneiras o conceito queer, em suas concepções teóricas, políticas e artísticas, se manifesta no cinema. Para tal, utilizamos a abordagem da teoria dos cineastas, que considera como fonte as reflexões dos próprios artistas que fazem cinema, expressas por meio de entrevistas, livros e os próprios filmes. Nesse sentido, a investigação utiliza os métodos análise bibliográfica e análise fílmica. No primeiro capítulo, construímos um diálogo teórico, buscando destacar os pontos comuns entre algumas correntes de pensamento influentes na teoria do cinema com as considerações presentes em textos considerados fundadores dos estudos queer. O segundo capítulo é dedicado a uma análise mais aprofundada das reflexões de Bruce Labruce, expressas em um de seus livros, e a análise fílmica de quatro obras do cineasta. O pensamento do artista, por sua vez, conduz a um olhar mais aprofundado sobre a relação entre arte, erotismo, pornografía e política, que, na teoria do cinema são vistos nos conceitos de realismo e prazer visual. Ao fim da investigação, é possível perceber aproximações e diferenças entre as reflexões acadêmicas e as reflexões do artista sobre a forma como o conceito queer surge nos filmes e suas implicações nas dimensões cinematográficas figurativas, críticas, narrativas e até mesmo possíveis interpretações pelo público. Dessa forma, confirmamos a validade da teoria dos cineastas enquanto abordagem que aproxima, de forma sistematizada, reflexões de caráter mais teórico dos artistas com reflexões produzidas pela academia.
id RCAP_39ef340792ce145e09b810d22dea9cb4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e políticaBruce LabruceCinema QueerTeoria do CinemaTeoria QueerTeorias dos CineastasDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaPor meio de um estudo de caso de algumas obras do cineasta Bruce Labruce, essa investigação se dedica a compreender de que maneiras o conceito queer, em suas concepções teóricas, políticas e artísticas, se manifesta no cinema. Para tal, utilizamos a abordagem da teoria dos cineastas, que considera como fonte as reflexões dos próprios artistas que fazem cinema, expressas por meio de entrevistas, livros e os próprios filmes. Nesse sentido, a investigação utiliza os métodos análise bibliográfica e análise fílmica. No primeiro capítulo, construímos um diálogo teórico, buscando destacar os pontos comuns entre algumas correntes de pensamento influentes na teoria do cinema com as considerações presentes em textos considerados fundadores dos estudos queer. O segundo capítulo é dedicado a uma análise mais aprofundada das reflexões de Bruce Labruce, expressas em um de seus livros, e a análise fílmica de quatro obras do cineasta. O pensamento do artista, por sua vez, conduz a um olhar mais aprofundado sobre a relação entre arte, erotismo, pornografía e política, que, na teoria do cinema são vistos nos conceitos de realismo e prazer visual. Ao fim da investigação, é possível perceber aproximações e diferenças entre as reflexões acadêmicas e as reflexões do artista sobre a forma como o conceito queer surge nos filmes e suas implicações nas dimensões cinematográficas figurativas, críticas, narrativas e até mesmo possíveis interpretações pelo público. Dessa forma, confirmamos a validade da teoria dos cineastas enquanto abordagem que aproxima, de forma sistematizada, reflexões de caráter mais teórico dos artistas com reflexões produzidas pela academia.Through a case study of some works by the filmmaker Bruce Labruce, this research is dedicated to understand in what ways the queer key concept, in its theoretical, political and artistic conceptions, manifests itself in the cinema. For this, we use the approach of the filmmakers’ theory, which considers as a source the reflections of the very artists who make movies, expressed through interviews, books and the films themselves. In this sense, the research uses as methods bibliographic and film analysis. In the first chapter, we build a theoretical dialogue, seeking to highlight the commonalities among some influential currents of thought in film theory with the considerations present in texts taken as founders of the queer studies. The second chapter is devoted to a more in-depth analysis of the reflections of Bruce LaBruce, expressed in one of his books, and film analysis of four filmmaker´s works. The thought of the artist, in turn, leads to a closer gaze at the relationship between art, eroticism, pornography and politics, that in film theory are seen in the concepts of realism and visual pleasure. At the end of the investigation, it is possible to perceive similarities and differences between the academic reflections and the artist´s reflections on the way the queer concept appears in the films and its implications on the figurative, critical, narrative cinematographic issues and even possible interpretations by the public. Thus, we confirm the validity of the filmmakers' theory as an approach that approximates, in a systematized way, reflections of a more theoretical character of the artists with reflections produced by the academy.Penafria, Manuela Maria FernandesuBibliorumAlves, Anderson de Souza2019-01-03T15:37:46Z2017-10-312017-9-282017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6669TID:202107680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:20.471726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
title Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
spellingShingle Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
Alves, Anderson de Souza
Bruce Labruce
Cinema Queer
Teoria do Cinema
Teoria Queer
Teorias dos Cineastas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
title_short Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
title_full Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
title_fullStr Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
title_full_unstemmed Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
title_sort Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
author Alves, Anderson de Souza
author_facet Alves, Anderson de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penafria, Manuela Maria Fernandes
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Anderson de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Bruce Labruce
Cinema Queer
Teoria do Cinema
Teoria Queer
Teorias dos Cineastas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
topic Bruce Labruce
Cinema Queer
Teoria do Cinema
Teoria Queer
Teorias dos Cineastas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
description Por meio de um estudo de caso de algumas obras do cineasta Bruce Labruce, essa investigação se dedica a compreender de que maneiras o conceito queer, em suas concepções teóricas, políticas e artísticas, se manifesta no cinema. Para tal, utilizamos a abordagem da teoria dos cineastas, que considera como fonte as reflexões dos próprios artistas que fazem cinema, expressas por meio de entrevistas, livros e os próprios filmes. Nesse sentido, a investigação utiliza os métodos análise bibliográfica e análise fílmica. No primeiro capítulo, construímos um diálogo teórico, buscando destacar os pontos comuns entre algumas correntes de pensamento influentes na teoria do cinema com as considerações presentes em textos considerados fundadores dos estudos queer. O segundo capítulo é dedicado a uma análise mais aprofundada das reflexões de Bruce Labruce, expressas em um de seus livros, e a análise fílmica de quatro obras do cineasta. O pensamento do artista, por sua vez, conduz a um olhar mais aprofundado sobre a relação entre arte, erotismo, pornografía e política, que, na teoria do cinema são vistos nos conceitos de realismo e prazer visual. Ao fim da investigação, é possível perceber aproximações e diferenças entre as reflexões acadêmicas e as reflexões do artista sobre a forma como o conceito queer surge nos filmes e suas implicações nas dimensões cinematográficas figurativas, críticas, narrativas e até mesmo possíveis interpretações pelo público. Dessa forma, confirmamos a validade da teoria dos cineastas enquanto abordagem que aproxima, de forma sistematizada, reflexões de caráter mais teórico dos artistas com reflexões produzidas pela academia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
2017-9-28
2017-10-31T00:00:00Z
2019-01-03T15:37:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6669
TID:202107680
url http://hdl.handle.net/10400.6/6669
identifier_str_mv TID:202107680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136368930062336