Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6669 |
Resumo: | Por meio de um estudo de caso de algumas obras do cineasta Bruce Labruce, essa investigação se dedica a compreender de que maneiras o conceito queer, em suas concepções teóricas, políticas e artísticas, se manifesta no cinema. Para tal, utilizamos a abordagem da teoria dos cineastas, que considera como fonte as reflexões dos próprios artistas que fazem cinema, expressas por meio de entrevistas, livros e os próprios filmes. Nesse sentido, a investigação utiliza os métodos análise bibliográfica e análise fílmica. No primeiro capítulo, construímos um diálogo teórico, buscando destacar os pontos comuns entre algumas correntes de pensamento influentes na teoria do cinema com as considerações presentes em textos considerados fundadores dos estudos queer. O segundo capítulo é dedicado a uma análise mais aprofundada das reflexões de Bruce Labruce, expressas em um de seus livros, e a análise fílmica de quatro obras do cineasta. O pensamento do artista, por sua vez, conduz a um olhar mais aprofundado sobre a relação entre arte, erotismo, pornografía e política, que, na teoria do cinema são vistos nos conceitos de realismo e prazer visual. Ao fim da investigação, é possível perceber aproximações e diferenças entre as reflexões acadêmicas e as reflexões do artista sobre a forma como o conceito queer surge nos filmes e suas implicações nas dimensões cinematográficas figurativas, críticas, narrativas e até mesmo possíveis interpretações pelo público. Dessa forma, confirmamos a validade da teoria dos cineastas enquanto abordagem que aproxima, de forma sistematizada, reflexões de caráter mais teórico dos artistas com reflexões produzidas pela academia. |
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Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e políticaBruce LabruceCinema QueerTeoria do CinemaTeoria QueerTeorias dos CineastasDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaPor meio de um estudo de caso de algumas obras do cineasta Bruce Labruce, essa investigação se dedica a compreender de que maneiras o conceito queer, em suas concepções teóricas, políticas e artísticas, se manifesta no cinema. Para tal, utilizamos a abordagem da teoria dos cineastas, que considera como fonte as reflexões dos próprios artistas que fazem cinema, expressas por meio de entrevistas, livros e os próprios filmes. Nesse sentido, a investigação utiliza os métodos análise bibliográfica e análise fílmica. No primeiro capítulo, construímos um diálogo teórico, buscando destacar os pontos comuns entre algumas correntes de pensamento influentes na teoria do cinema com as considerações presentes em textos considerados fundadores dos estudos queer. O segundo capítulo é dedicado a uma análise mais aprofundada das reflexões de Bruce Labruce, expressas em um de seus livros, e a análise fílmica de quatro obras do cineasta. O pensamento do artista, por sua vez, conduz a um olhar mais aprofundado sobre a relação entre arte, erotismo, pornografía e política, que, na teoria do cinema são vistos nos conceitos de realismo e prazer visual. Ao fim da investigação, é possível perceber aproximações e diferenças entre as reflexões acadêmicas e as reflexões do artista sobre a forma como o conceito queer surge nos filmes e suas implicações nas dimensões cinematográficas figurativas, críticas, narrativas e até mesmo possíveis interpretações pelo público. Dessa forma, confirmamos a validade da teoria dos cineastas enquanto abordagem que aproxima, de forma sistematizada, reflexões de caráter mais teórico dos artistas com reflexões produzidas pela academia.Through a case study of some works by the filmmaker Bruce Labruce, this research is dedicated to understand in what ways the queer key concept, in its theoretical, political and artistic conceptions, manifests itself in the cinema. For this, we use the approach of the filmmakers’ theory, which considers as a source the reflections of the very artists who make movies, expressed through interviews, books and the films themselves. In this sense, the research uses as methods bibliographic and film analysis. In the first chapter, we build a theoretical dialogue, seeking to highlight the commonalities among some influential currents of thought in film theory with the considerations present in texts taken as founders of the queer studies. The second chapter is devoted to a more in-depth analysis of the reflections of Bruce LaBruce, expressed in one of his books, and film analysis of four filmmaker´s works. The thought of the artist, in turn, leads to a closer gaze at the relationship between art, eroticism, pornography and politics, that in film theory are seen in the concepts of realism and visual pleasure. At the end of the investigation, it is possible to perceive similarities and differences between the academic reflections and the artist´s reflections on the way the queer concept appears in the films and its implications on the figurative, critical, narrative cinematographic issues and even possible interpretations by the public. Thus, we confirm the validity of the filmmakers' theory as an approach that approximates, in a systematized way, reflections of a more theoretical character of the artists with reflections produced by the academy.Penafria, Manuela Maria FernandesuBibliorumAlves, Anderson de Souza2019-01-03T15:37:46Z2017-10-312017-9-282017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6669TID:202107680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:20.471726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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