A Importância de multimédia em televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carla Sofia Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9560
Resumo: Assim como em diversas áreas, a Multimédia tem vindo a dar passos cada vez mais significativos em Televisão, com a inserção de conteúdos multimédia que dinamizam a interatividade do pequeno ecrã. Os três canais generalistas portugueses, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a SIC (Sociedade Independente de Comunicação), e a TVI (Televisão Independente), têm vindo progressivamente a evoluir e a diversificar-se em relação ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e à comunicação gráfica. Torna-se importante explorar e compreender a importância de Multimédia em Televisão para o desenvolvimento da informação visual. Para esse efeito, neste relatório reportamos a evolução da Multimédia em Televisão, desde o seu aparecimento até ao uso exponencial, salientando a sua importância na atualidade. Neste contexto, os principais objetivos a atingir são: descrever todo o processo dos dois estágios curriculares realizados, ou seja, referindo as duas estações televisivas portuguesas privadas, a SIC e a TVI; compreender a importância da multimédia, no âmbito do audiovisual e da comunicação gráfica, apresentando a evolução dos conteúdos apresentados em televisão, descrevendo assim a evolução da identidade visual dos canais generalistas portugueses, dando exemplo também de grafismos utilizados nos noticiários. Não descorando a análise através dos princípios de composição visual e o enquadramento dos jornais televisivos, unindo e sintetizando a teoria e a prática ao longo deste relatório. Desta forma, conseguimos provar que a multimédia é imprescindível neste meio de comunicação, a Televisão.
id RCAP_39f69d3017d36565c8140ae2206326a5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância de multimédia em televisãomultimédiatelevisãoAssim como em diversas áreas, a Multimédia tem vindo a dar passos cada vez mais significativos em Televisão, com a inserção de conteúdos multimédia que dinamizam a interatividade do pequeno ecrã. Os três canais generalistas portugueses, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a SIC (Sociedade Independente de Comunicação), e a TVI (Televisão Independente), têm vindo progressivamente a evoluir e a diversificar-se em relação ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e à comunicação gráfica. Torna-se importante explorar e compreender a importância de Multimédia em Televisão para o desenvolvimento da informação visual. Para esse efeito, neste relatório reportamos a evolução da Multimédia em Televisão, desde o seu aparecimento até ao uso exponencial, salientando a sua importância na atualidade. Neste contexto, os principais objetivos a atingir são: descrever todo o processo dos dois estágios curriculares realizados, ou seja, referindo as duas estações televisivas portuguesas privadas, a SIC e a TVI; compreender a importância da multimédia, no âmbito do audiovisual e da comunicação gráfica, apresentando a evolução dos conteúdos apresentados em televisão, descrevendo assim a evolução da identidade visual dos canais generalistas portugueses, dando exemplo também de grafismos utilizados nos noticiários. Não descorando a análise através dos princípios de composição visual e o enquadramento dos jornais televisivos, unindo e sintetizando a teoria e a prática ao longo deste relatório. Desta forma, conseguimos provar que a multimédia é imprescindível neste meio de comunicação, a Televisão.So as in diverse areas, the multimedia improves significantly in television, with the insertion of multimedia contents, which steamline an interaction of the small screen. The three Portuguese generalist channels, the RTP (Radio and Television of Portugal), the SIC (Independent Society of the Communication) and the TVI (Independent Television), have progressively evolved and diversified regarding to the development of the multimedia contents and to the graphic communication. It is important to explore and to understand the importance of the multimedia in the television for the development of the visual information. For this effect, this report mentions the evolution of the multimedia in the television, since its appearance until the exponential use, emphasizing its importance nowadays. In this context, the main targets to achieve are: to describe all the process of the two realizable curricular internships, that means, to refer the two private Portuguese television stations, the SIC and the TVI; to understand the importance of the multimedia, in the field of audio-visual and graphic communication, presenting the evolution of the contents introduced in television, describing this way the evolution of the visual identity from the Portuguese generalist channels, as far example the graphics used by news. Not discouraging analysis through the principles of visual composition and framing of television newspapers, uniting and synthesizing theory and practice throughout this report. In this way, we can prove that multimedia is essential in this media, the Television2019-12-16T16:51:35Z2019-07-31T00:00:00Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9560pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Carla Sofia Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:29.311031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância de multimédia em televisão
title A Importância de multimédia em televisão
spellingShingle A Importância de multimédia em televisão
Teixeira, Carla Sofia Fernandes
multimédia
televisão
title_short A Importância de multimédia em televisão
title_full A Importância de multimédia em televisão
title_fullStr A Importância de multimédia em televisão
title_full_unstemmed A Importância de multimédia em televisão
title_sort A Importância de multimédia em televisão
author Teixeira, Carla Sofia Fernandes
author_facet Teixeira, Carla Sofia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Carla Sofia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv multimédia
televisão
topic multimédia
televisão
description Assim como em diversas áreas, a Multimédia tem vindo a dar passos cada vez mais significativos em Televisão, com a inserção de conteúdos multimédia que dinamizam a interatividade do pequeno ecrã. Os três canais generalistas portugueses, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a SIC (Sociedade Independente de Comunicação), e a TVI (Televisão Independente), têm vindo progressivamente a evoluir e a diversificar-se em relação ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e à comunicação gráfica. Torna-se importante explorar e compreender a importância de Multimédia em Televisão para o desenvolvimento da informação visual. Para esse efeito, neste relatório reportamos a evolução da Multimédia em Televisão, desde o seu aparecimento até ao uso exponencial, salientando a sua importância na atualidade. Neste contexto, os principais objetivos a atingir são: descrever todo o processo dos dois estágios curriculares realizados, ou seja, referindo as duas estações televisivas portuguesas privadas, a SIC e a TVI; compreender a importância da multimédia, no âmbito do audiovisual e da comunicação gráfica, apresentando a evolução dos conteúdos apresentados em televisão, descrevendo assim a evolução da identidade visual dos canais generalistas portugueses, dando exemplo também de grafismos utilizados nos noticiários. Não descorando a análise através dos princípios de composição visual e o enquadramento dos jornais televisivos, unindo e sintetizando a teoria e a prática ao longo deste relatório. Desta forma, conseguimos provar que a multimédia é imprescindível neste meio de comunicação, a Televisão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T16:51:35Z
2019-07-31T00:00:00Z
2019-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9560
url http://hdl.handle.net/10348/9560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137109791997952