A Importância de multimédia em televisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9560 |
Resumo: | Assim como em diversas áreas, a Multimédia tem vindo a dar passos cada vez mais significativos em Televisão, com a inserção de conteúdos multimédia que dinamizam a interatividade do pequeno ecrã. Os três canais generalistas portugueses, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a SIC (Sociedade Independente de Comunicação), e a TVI (Televisão Independente), têm vindo progressivamente a evoluir e a diversificar-se em relação ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e à comunicação gráfica. Torna-se importante explorar e compreender a importância de Multimédia em Televisão para o desenvolvimento da informação visual. Para esse efeito, neste relatório reportamos a evolução da Multimédia em Televisão, desde o seu aparecimento até ao uso exponencial, salientando a sua importância na atualidade. Neste contexto, os principais objetivos a atingir são: descrever todo o processo dos dois estágios curriculares realizados, ou seja, referindo as duas estações televisivas portuguesas privadas, a SIC e a TVI; compreender a importância da multimédia, no âmbito do audiovisual e da comunicação gráfica, apresentando a evolução dos conteúdos apresentados em televisão, descrevendo assim a evolução da identidade visual dos canais generalistas portugueses, dando exemplo também de grafismos utilizados nos noticiários. Não descorando a análise através dos princípios de composição visual e o enquadramento dos jornais televisivos, unindo e sintetizando a teoria e a prática ao longo deste relatório. Desta forma, conseguimos provar que a multimédia é imprescindível neste meio de comunicação, a Televisão. |
id |
RCAP_39f69d3017d36565c8140ae2206326a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9560 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Importância de multimédia em televisãomultimédiatelevisãoAssim como em diversas áreas, a Multimédia tem vindo a dar passos cada vez mais significativos em Televisão, com a inserção de conteúdos multimédia que dinamizam a interatividade do pequeno ecrã. Os três canais generalistas portugueses, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a SIC (Sociedade Independente de Comunicação), e a TVI (Televisão Independente), têm vindo progressivamente a evoluir e a diversificar-se em relação ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e à comunicação gráfica. Torna-se importante explorar e compreender a importância de Multimédia em Televisão para o desenvolvimento da informação visual. Para esse efeito, neste relatório reportamos a evolução da Multimédia em Televisão, desde o seu aparecimento até ao uso exponencial, salientando a sua importância na atualidade. Neste contexto, os principais objetivos a atingir são: descrever todo o processo dos dois estágios curriculares realizados, ou seja, referindo as duas estações televisivas portuguesas privadas, a SIC e a TVI; compreender a importância da multimédia, no âmbito do audiovisual e da comunicação gráfica, apresentando a evolução dos conteúdos apresentados em televisão, descrevendo assim a evolução da identidade visual dos canais generalistas portugueses, dando exemplo também de grafismos utilizados nos noticiários. Não descorando a análise através dos princípios de composição visual e o enquadramento dos jornais televisivos, unindo e sintetizando a teoria e a prática ao longo deste relatório. Desta forma, conseguimos provar que a multimédia é imprescindível neste meio de comunicação, a Televisão.So as in diverse areas, the multimedia improves significantly in television, with the insertion of multimedia contents, which steamline an interaction of the small screen. The three Portuguese generalist channels, the RTP (Radio and Television of Portugal), the SIC (Independent Society of the Communication) and the TVI (Independent Television), have progressively evolved and diversified regarding to the development of the multimedia contents and to the graphic communication. It is important to explore and to understand the importance of the multimedia in the television for the development of the visual information. For this effect, this report mentions the evolution of the multimedia in the television, since its appearance until the exponential use, emphasizing its importance nowadays. In this context, the main targets to achieve are: to describe all the process of the two realizable curricular internships, that means, to refer the two private Portuguese television stations, the SIC and the TVI; to understand the importance of the multimedia, in the field of audio-visual and graphic communication, presenting the evolution of the contents introduced in television, describing this way the evolution of the visual identity from the Portuguese generalist channels, as far example the graphics used by news. Not discouraging analysis through the principles of visual composition and framing of television newspapers, uniting and synthesizing theory and practice throughout this report. In this way, we can prove that multimedia is essential in this media, the Television2019-12-16T16:51:35Z2019-07-31T00:00:00Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9560pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Carla Sofia Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:53:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:53:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância de multimédia em televisão |
title |
A Importância de multimédia em televisão |
spellingShingle |
A Importância de multimédia em televisão Teixeira, Carla Sofia Fernandes multimédia televisão |
title_short |
A Importância de multimédia em televisão |
title_full |
A Importância de multimédia em televisão |
title_fullStr |
A Importância de multimédia em televisão |
title_full_unstemmed |
A Importância de multimédia em televisão |
title_sort |
A Importância de multimédia em televisão |
author |
Teixeira, Carla Sofia Fernandes |
author_facet |
Teixeira, Carla Sofia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carla Sofia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multimédia televisão |
topic |
multimédia televisão |
description |
Assim como em diversas áreas, a Multimédia tem vindo a dar passos cada vez mais significativos em Televisão, com a inserção de conteúdos multimédia que dinamizam a interatividade do pequeno ecrã. Os três canais generalistas portugueses, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a SIC (Sociedade Independente de Comunicação), e a TVI (Televisão Independente), têm vindo progressivamente a evoluir e a diversificar-se em relação ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e à comunicação gráfica. Torna-se importante explorar e compreender a importância de Multimédia em Televisão para o desenvolvimento da informação visual. Para esse efeito, neste relatório reportamos a evolução da Multimédia em Televisão, desde o seu aparecimento até ao uso exponencial, salientando a sua importância na atualidade. Neste contexto, os principais objetivos a atingir são: descrever todo o processo dos dois estágios curriculares realizados, ou seja, referindo as duas estações televisivas portuguesas privadas, a SIC e a TVI; compreender a importância da multimédia, no âmbito do audiovisual e da comunicação gráfica, apresentando a evolução dos conteúdos apresentados em televisão, descrevendo assim a evolução da identidade visual dos canais generalistas portugueses, dando exemplo também de grafismos utilizados nos noticiários. Não descorando a análise através dos princípios de composição visual e o enquadramento dos jornais televisivos, unindo e sintetizando a teoria e a prática ao longo deste relatório. Desta forma, conseguimos provar que a multimédia é imprescindível neste meio de comunicação, a Televisão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16T16:51:35Z 2019-07-31T00:00:00Z 2019-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9560 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543109646483456 |