Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575 |
Resumo: | The present work is the result of an action research project made under the Portuguese as a Foreign Language Master’s in FLUP, and consists on the presentation of results arising from a case study centered on the teaching-learning of attenuation and intensification mechanisms, made in a level C class. This action research project aimed at making a pragmatic-linguistic exploration of attenuation and intensification, then, to make a pedagogical-didactic of the two mechanisms under Portuguese as a Foreign Language teaching, and, lastly, to implement on classroom an action plan arising from the research conducted. The results obtained in this work showed a correct and effective application of the attenuation and intensification mechanisms by the learners either in writing or in oral, besides the use of different kinds of these mechanisms that, consequently, resulted in an overall development of communicative competence. |
id |
RCAP_39fdef3387e9bfd5d648ca20d3977cc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeiraThe present work is the result of an action research project made under the Portuguese as a Foreign Language Master’s in FLUP, and consists on the presentation of results arising from a case study centered on the teaching-learning of attenuation and intensification mechanisms, made in a level C class. This action research project aimed at making a pragmatic-linguistic exploration of attenuation and intensification, then, to make a pedagogical-didactic of the two mechanisms under Portuguese as a Foreign Language teaching, and, lastly, to implement on classroom an action plan arising from the research conducted. The results obtained in this work showed a correct and effective application of the attenuation and intensification mechanisms by the learners either in writing or in oral, besides the use of different kinds of these mechanisms that, consequently, resulted in an overall development of communicative competence.O trabalho apresentado é o resultado de um projeto de investigação-ação efetuado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e consiste na apresentação de resultados decorrentes de um caso em estudo centrado no ensino-aprendizagem de mecanismos de atenuação e intensificação, efetuado numa turma de nível C (QECR). Este projeto de investigação-ação teve como objetivos fazer uma exploração linguístico-pragmática da atenuação e da intensificação, e, de seguida, proceder a uma fundamentação pedagógico-didática dos dois mecanismos no âmbito do ensino do Português Língua Estrangeira, e, por fim, implementar em sala de aula um plano de ação decorrente da investigação efetuada. Os resultados obtidos permitiram verificar uma aplicação correta e eficaz dos mecanismos de atenuação e intensificação por parte dos aprendentes quer na escrita, quer na oralidade, além da utilização de diferentes tipos destes mecanismos que, consequentemente, resultaram em termos globais num desenvolvimento da competência comunicativa.Redis: Revista de Estudos do Discurso2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 3 (2014): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 32-662183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575/3337Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, CarlosSilva, Fátima2023-01-13T11:15:29Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:33.568109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
title |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
spellingShingle |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira Gomes, Carlos |
title_short |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_full |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_fullStr |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_sort |
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira |
author |
Gomes, Carlos |
author_facet |
Gomes, Carlos Silva, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Silva, Fátima |
description |
The present work is the result of an action research project made under the Portuguese as a Foreign Language Master’s in FLUP, and consists on the presentation of results arising from a case study centered on the teaching-learning of attenuation and intensification mechanisms, made in a level C class. This action research project aimed at making a pragmatic-linguistic exploration of attenuation and intensification, then, to make a pedagogical-didactic of the two mechanisms under Portuguese as a Foreign Language teaching, and, lastly, to implement on classroom an action plan arising from the research conducted. The results obtained in this work showed a correct and effective application of the attenuation and intensification mechanisms by the learners either in writing or in oral, besides the use of different kinds of these mechanisms that, consequently, resulted in an overall development of communicative competence. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575 https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3575/3337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 3 (2014): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 32-66 2183-3958 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130753103036416 |