Intervenção do Serviço Social com crianças e jovens em risco: ética e prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brigido, Pedro Luís Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2367
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre ética e práticas profissionais na intervenção do serviço social com crianças e jovens em risco. Pretendeu-se, mais concretamente, analisar de que forma a ética está presente na prática profissional do assistente social no sistema de protecção de crianças e jovens em risco, em particular nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, tanto a nível do surgimento de questões, problemas e dilemas de ordem ética, como nas respostas utilizadas na sua resolução ou atenuação. A investigação integrou uma abordagem qualitativa, em que foi feita uma análise documental, foram aplicadas entrevistas semi-directivas a assistentes sociais a exercer a sua actividade profissional em Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, e por fim foi realizada uma análise de conteúdo às entrevistas, assistida por um programa informático, o MAXqda, e foi efectuada uma análise temática, mais concretamente uma análise categorial e de avaliação. De maneira geral, os resultados dão conta das situações de risco com que os assistentes sociais se deparam, e do tipo de intervenção que levam a cabo, assim como demonstra o tipo de dificuldades com que estes se deparam na sua prática, e a maneira como as tentam ultrapassar. Concluiu-se também que essas dificuldades podem dizer respeito a questões, problemas e dilemas de ordem ética, e que a ética é considerada importante pelos assistentes sociais, tanto na sua vida profissional, como na pessoal, mesmo que nem sempre esteja presente de forma consciente.
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