O conhecimento e as atitudes de três professores estagiários face à realização de actividades de investigação na aula de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43556 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2000 |
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O conhecimento e as atitudes de três professores estagiários face à realização de actividades de investigação na aula de matemáticaFormaçãoConhecimentoInvestigaçãoMatemáticaEnsinoTeses de mestrado - 2000Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2000Este estudo tem por objectivo analisar o conhecimento matemático e didáctico do professor estagiário associado à realização de trabalho investigativo na aula de Matemática, bem como as atitudes que manifesta durante a preparação, condução e reflexão sobre essas aulas, a forma como evoluem e as relações que se estabelecem entre esses conhecimentos e atitudes. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, através de três estudos de caso relativos a três professores estagiários que formaram um núcleo de estágio orientado por mim. No âmbito das actividades desenvolvidas pelo núcleo, os professores realizaram um trabalho em tomo da integração de tarefas de investigação na aula. Como instrumentos de recolha de dados foram feitas entrevistas, observações e foram também utilizados os relatórios de aulas elaborados pelos professores e um diário de bordo construído por mim. No que diz respeito aos principais resultados do estudo sobre o conhecimento matemático, os professores evidenciaram diferentes capacidades e atitudes face à resolução de tarefas de investigação. Contudo, identificaram-se pontos comuns nos seus desempenhos, como a preferência clara pela utilização de métodos analíticos em detrimento de estratégias informais e a quase total ausência de estratégias geométricas. Ao longo do ano, a evolução que foi mais notória diz respeito à progressiva utilização de estratégias diferentes para resolver a mesma tarefa, utilizando processos mais ou menos intuitivos e formais. Quanto às atitudes, os professores revelaram semelhanças em vários aspectos. Apesar de valorizarem objectivos relativos ao desenvolvimento das capacidades e atitudes, a aprendizagem dos conteúdos continua a ser o aspecto que mais influencia as opções que tomam, facto que afecta a valorização que atribuem às investigações. Esta valorização foi crescendo ao longo do ano mas, mais do que isso, tomou-se verdadeiramente genuína por emergir das suas experiências e da sua reflexão sobre elas. A confiança com que os professores enfrentaram a preparação e condução destas aulas também evoluiu de forma semelhante entre si. Inicialmente, todos estavam bastante inseguros, sobretudo, devido aos seguintes motivos: fracas expectativas sobre o desempenho e motivação dos alunos, a sua inexperiência e a percepção sobre a complexidade do seu papel. Ao longo do tempo, a sua segurança registou uma evolução positiva, para a qual contribuíram especialmente o trabalho conjunto realizado na preparação das aulas e a percepção dos professores sobre os resultados das experiências desenvolvidas. Relativamente ao conhecimento didáctico, manifestaram-se também alguns traços comuns, sobretudo, na preparação das aulas — foco na resolução da tarefa com vista à previsão de cenários, progressiva atenção na apresentação e discussão da tarefa, critérios semelhantes na sua selecção — , e na orientação que deram às fases de realização da actividade pelos alunos e sua discussão — preocupação em ajudar os alunos sem os apoiar demasiado e em suscitar o confronto de estratégias de resolução. No que diz respeito aos aspectos que diferenciam os professores, saliento os diferentes objectivos que tinham em agenda para a condução da aula e a orientação que cada um deu à reflexão sobre as experiências. No estudo dos três professores estagiários foram detectadas várias relações entre as dimensões do conhecimento e entre estas e as atitudes. Entre elas destaco a influência do conhecimento matemático nas atitudes face à realização de aulas de trabalho investigativo e no conhecimento didáctico, bem como a influência deste nas atitudes anteriormente referidas.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaBrunheira, Lina2020-05-14T10:20:53Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:20.323756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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