O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Alberto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3960
Resumo: O presente estudo baseia-se na exploração do telemóvel, mais concretamente na sua câmara fotográfica, com o intuito de compreender o seu contributo na aquisição de conhecimentos e competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Esta investigação consiste num estudo de caso em que três turmas do 5.º ano de escolaridade utilizam o telemóvel para desenvolver diversas actividades com vista a: estimular a pesquisa e a aplicação de conceitos através da observação da realidade; inferir de que modo o telemóvel pode fomentar e cooperar na aquisição de conhecimentos e competências; integrar, em contexto educativo, uma tecnologia cada vez mais preponderante na sociedade actual; despertar nos alunos novos interesses para a educação artística. Neste estudo encontram-se evidências de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação. Verifica-se ainda que o telemóvel participa na aquisição e aprofundamento de competências em EVT, assim como, no desenvolvimento de novos interesses pela educação artística. This study is based on the exploration of the mobile phone, especially of its camera, in order to understand how it can help the acquisition of knowledge and skills in the subject of “Educação Visual e Tecnológica” (Arts).This research takes shape as a case study, in which three 5th grade classes use the mobile phone to develop several activities aiming to: stimulate the research and application of concepts through reality observation; infer how the mobile phone can promote and cooperate in skills and knowledge acquisition; integrate, in an educational context, a technological tool which is prevalent in today’s society; raise the students’ interest for education in arts. In the results of this study, there are evidences of autonomy, motivation and cooperation development. There is also evidence that the mobile phone takes part in the skill acquisition in EVT (Arts), as well as, in developing interest for artistic education.
id RCAP_3a29f3f9aa8d4189ba2920975dd827d0
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e TecnológicaThe mobile phone as a knowledge and skills search and consolidation tool Arts and Technology EducationMobile LearningEVTTelemóvelFotografiaMobile learning;Mobile phoneArtsPhotographyO presente estudo baseia-se na exploração do telemóvel, mais concretamente na sua câmara fotográfica, com o intuito de compreender o seu contributo na aquisição de conhecimentos e competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Esta investigação consiste num estudo de caso em que três turmas do 5.º ano de escolaridade utilizam o telemóvel para desenvolver diversas actividades com vista a: estimular a pesquisa e a aplicação de conceitos através da observação da realidade; inferir de que modo o telemóvel pode fomentar e cooperar na aquisição de conhecimentos e competências; integrar, em contexto educativo, uma tecnologia cada vez mais preponderante na sociedade actual; despertar nos alunos novos interesses para a educação artística. Neste estudo encontram-se evidências de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação. Verifica-se ainda que o telemóvel participa na aquisição e aprofundamento de competências em EVT, assim como, no desenvolvimento de novos interesses pela educação artística. This study is based on the exploration of the mobile phone, especially of its camera, in order to understand how it can help the acquisition of knowledge and skills in the subject of “Educação Visual e Tecnológica” (Arts).This research takes shape as a case study, in which three 5th grade classes use the mobile phone to develop several activities aiming to: stimulate the research and application of concepts through reality observation; infer how the mobile phone can promote and cooperate in skills and knowledge acquisition; integrate, in an educational context, a technological tool which is prevalent in today’s society; raise the students’ interest for education in arts. In the results of this study, there are evidences of autonomy, motivation and cooperation development. There is also evidence that the mobile phone takes part in the skill acquisition in EVT (Arts), as well as, in developing interest for artistic education.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBVale, Alberto2011-04-06T11:29:44Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3960porVale, Alberto (2010). O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 28-481645-477410.34620/eduser.v2i2.25info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:36.565674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
The mobile phone as a knowledge and skills search and consolidation tool Arts and Technology Education
title O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
spellingShingle O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
Vale, Alberto
Mobile Learning
EVT
Telemóvel
Fotografia
Mobile learning;
Mobile phone
Arts
Photography
title_short O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
title_full O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
title_fullStr O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
title_full_unstemmed O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
title_sort O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica
author Vale, Alberto
author_facet Vale, Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Mobile Learning
EVT
Telemóvel
Fotografia
Mobile learning;
Mobile phone
Arts
Photography
topic Mobile Learning
EVT
Telemóvel
Fotografia
Mobile learning;
Mobile phone
Arts
Photography
description O presente estudo baseia-se na exploração do telemóvel, mais concretamente na sua câmara fotográfica, com o intuito de compreender o seu contributo na aquisição de conhecimentos e competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Esta investigação consiste num estudo de caso em que três turmas do 5.º ano de escolaridade utilizam o telemóvel para desenvolver diversas actividades com vista a: estimular a pesquisa e a aplicação de conceitos através da observação da realidade; inferir de que modo o telemóvel pode fomentar e cooperar na aquisição de conhecimentos e competências; integrar, em contexto educativo, uma tecnologia cada vez mais preponderante na sociedade actual; despertar nos alunos novos interesses para a educação artística. Neste estudo encontram-se evidências de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação. Verifica-se ainda que o telemóvel participa na aquisição e aprofundamento de competências em EVT, assim como, no desenvolvimento de novos interesses pela educação artística. This study is based on the exploration of the mobile phone, especially of its camera, in order to understand how it can help the acquisition of knowledge and skills in the subject of “Educação Visual e Tecnológica” (Arts).This research takes shape as a case study, in which three 5th grade classes use the mobile phone to develop several activities aiming to: stimulate the research and application of concepts through reality observation; infer how the mobile phone can promote and cooperate in skills and knowledge acquisition; integrate, in an educational context, a technological tool which is prevalent in today’s society; raise the students’ interest for education in arts. In the results of this study, there are evidences of autonomy, motivation and cooperation development. There is also evidence that the mobile phone takes part in the skill acquisition in EVT (Arts), as well as, in developing interest for artistic education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-06T11:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3960
url http://hdl.handle.net/10198/3960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vale, Alberto (2010). O telemóvel como ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em Educação Visual e Tecnológica. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 28-48
1645-4774
10.34620/eduser.v2i2.25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135175591854080