GSJ: mercado e cultura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3126 |
Resumo: | A Garagem de São João tem mais de meio século de história. O terreno, antes da construção da garagem, teve grandes projetos, nomeadamente de um Cineteatro. Este edifício está agora abandonado e com sinais visíveis de degradação. Contudo, serve de apoio à recolha de viaturas de Bombeiros Voluntários da Covilhã. A Garagem de São João foi inicialmente uma garagem de autocarros, uma oficina, estação de serviço e comércio de automóveis. De facto, a localização deste imóvel apresentava vantagens no contexto urbano da Covilhã, porque o eixo rodoviário adjacente, ou avenida 25 de abril é o principal ramal de acesso ao Centro da Covilhã (praça do município) e à parte baixa da cidade (bairro da estação). Na deslocação à Cidade da Guarda este local sempre foi um ponto de referência. O crescimento da periferia da Cidade da Covilhã levou ao afastamento e abandono desta zona que rodeia a antiga garagem. Em resposta a estas condicionantes, desenvolveu-se uma proposta de reabilitação no edifício actual. Poderia ter-se realizado também uma proposta de intervenção na envolvente, designadamente o Largo de São João de Malta e terrenos anexos, contudo, seria necessário mais tempo e pesquisa. As soluções propostas tiveram em consideração as vantagens dos acessos, o espaço da envolvente e o contexto social dos fluxos e da mobilidade daquele local. A proposta desenvolve-se com a reabilitação do edifício sem o destruir. Em detrimento do factor estético, revela-se uma das questões: o que é que a cidade da Covilhã precisa para ser menos dependente da universidade (UBI) e de outros factores externos? Depois de alguns projectos experimentais, o tema recaiu sobre as quintas verticais. A ideia é um projecto que aproxima a arquitectura da agricultura urbana, aquacultura, e em certa forma, algumas de actividades culturais, que potenciem algumas exposições, espectáculos, reuniões. Por conseguinte, o projecto chamou-se MeC – Mercado e Cultura. |
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GSJ: mercado e culturaGaragem de São João - passado, presente e futuroReabilitação patrimonial - Covilhã - PortugalReutilização de edifícios - Garagem de S. João - CovilhãGaragem de S. João - História - Reutilização de edifíciosGaragem de S. João - Projecto MEC - Mercado e culturaEdifício da Garagem de S. João - Reutilização de edifícios - ProjectoCovilhã - Reutilização de edifícios - Projecto MEC - Mercado e culturaA Garagem de São João tem mais de meio século de história. O terreno, antes da construção da garagem, teve grandes projetos, nomeadamente de um Cineteatro. Este edifício está agora abandonado e com sinais visíveis de degradação. Contudo, serve de apoio à recolha de viaturas de Bombeiros Voluntários da Covilhã. A Garagem de São João foi inicialmente uma garagem de autocarros, uma oficina, estação de serviço e comércio de automóveis. De facto, a localização deste imóvel apresentava vantagens no contexto urbano da Covilhã, porque o eixo rodoviário adjacente, ou avenida 25 de abril é o principal ramal de acesso ao Centro da Covilhã (praça do município) e à parte baixa da cidade (bairro da estação). Na deslocação à Cidade da Guarda este local sempre foi um ponto de referência. O crescimento da periferia da Cidade da Covilhã levou ao afastamento e abandono desta zona que rodeia a antiga garagem. Em resposta a estas condicionantes, desenvolveu-se uma proposta de reabilitação no edifício actual. Poderia ter-se realizado também uma proposta de intervenção na envolvente, designadamente o Largo de São João de Malta e terrenos anexos, contudo, seria necessário mais tempo e pesquisa. As soluções propostas tiveram em consideração as vantagens dos acessos, o espaço da envolvente e o contexto social dos fluxos e da mobilidade daquele local. A proposta desenvolve-se com a reabilitação do edifício sem o destruir. Em detrimento do factor estético, revela-se uma das questões: o que é que a cidade da Covilhã precisa para ser menos dependente da universidade (UBI) e de outros factores externos? Depois de alguns projectos experimentais, o tema recaiu sobre as quintas verticais. A ideia é um projecto que aproxima a arquitectura da agricultura urbana, aquacultura, e em certa forma, algumas de actividades culturais, que potenciem algumas exposições, espectáculos, reuniões. Por conseguinte, o projecto chamou-se MeC – Mercado e Cultura.The Garagem de São João has more than half a century of history. The site before the construction a garage had major projects including a movie theater. This building nowadays is abandoned and with visible signs of degradation. However, it is used to collect vehicles of Covilhã´s fire department. The Garagem de São João was used as a bus garage, a workshop, service station and car trade. In fact, the location of this property has advantages in the urban context of Covilhã, because the node adjacent road, or 25 de Abril Avenue is the main on-ramp to the center of Covilhã (city hall square) and the lower part of the city (Bairro da estação). On the trip to city of Guarda this site has always been a point of reference. The growth of the outside surroundings of the city of Covilhã led to estrangement and abandonment in the area surrounding the former garage. In response to these conditions, it was developed a proposal for rehabilitation in the present building. It could have done also a proposal for intervention in the environment, particularly the Largo de São João de Malta and surrounding area, however, it would require more time and research to do so. The proposed solutions took into account the advantages of the accesses, the surrounding space and the social context of flows and mobility from that location. The proposal is developed with the rehabilitation of the building without destroying it. In the detriment of the aesthetic factor, proves to be one of the following questions: what does the city of Covilhã need to be less dependent on the University (UBI) and what other external factors? After a few experimental projects, the topic came up on the vertical farms. The idea is a project that brings the architecture of urban agriculture, aquaculture, and somehow, some cultural activities, which encourage some exhibitions, shows, meetings. And consequently, the project name was called MeC - Markets and Culture.Dias, José da Silva NevesuBibliorumPereira, André Filipe Vieira2015-03-09T15:20:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3126TID:201280566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:38.225421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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