:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49146 |
Resumo: | Este número da Revista Estúdio assinala a crescente maturação de um espaço de comunicação algo alternativo, onde artistas falam de artistas, dão a conhecer obras menos conhecidas, e ocupam uma área de curadoria expontânea e paralela aos centros do arte world. Dá-se a palavra aos próprios criadores, e há seis anos que o seu olhar vem enriquecendo um património crescente, com especiais ligações aos países onde se fala as línguas ibéricas. A presença de obras de Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Argentina, Perú, Venezuela, Bolívia e muitos outros países tornou-se habitual, fazendo da Estúdio uma instância da semiosfera (Lotman). Mais do que a presença, é a dimensão do conhecimento transmitido, a que se segue, naturalmente, o estabelecimento de novas teias de referência entre os artistas destes países: há novos grupos, novas cumplicidades, novas realizações dentro deste Estúdio, que completa seis anos de publicação persistente. A Revista Estúdio é também mais uma via disponível para o exercício da interpretação, através de descodificações mais informadas, mais negociadas, dos textos artísticos, pois são efectuadas por outros artistas. Reuniram-se nesta edição 24 artigos originais, mantendo a sua linha editorial inicial. O projecto mantém a sua componente de resistência, de plataforma de conhecimento para os pares, não abdicando também da validação externa, ou seja, do uso de protocolos de produção e transmissão de conhecimento. Falamos pois das normas de redação, de referenciação, de estruturação de textos e de articulação de argumentos, visuais ou verbais. Estabelece-se neste volume uma articulação entre cinema, vídeo, redes, escultura, instalação, fotografia, performance, banda desenhada, pintura, cerâmica, poesia concreta, livros de artista, sendo este conjunto não exaustivo testemunha do grau de hibridação que hoje o discurso artístico convoca. Apanhando-lhe o pulso, a Estúdio acompanha a arte desde os seus produtores, dos seus procedimentos, dos seus recursos, dos seus resultados. A Estúdio permite visitar muitos estúdios. |
id |
RCAP_3a4cebdf10f9f099494ef99d147312b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/49146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015)Artistas sobre outras obrasEstudos ArtísticosArtePeriódicosEsculturaFotografiaPinturaDesenhoEste número da Revista Estúdio assinala a crescente maturação de um espaço de comunicação algo alternativo, onde artistas falam de artistas, dão a conhecer obras menos conhecidas, e ocupam uma área de curadoria expontânea e paralela aos centros do arte world. Dá-se a palavra aos próprios criadores, e há seis anos que o seu olhar vem enriquecendo um património crescente, com especiais ligações aos países onde se fala as línguas ibéricas. A presença de obras de Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Argentina, Perú, Venezuela, Bolívia e muitos outros países tornou-se habitual, fazendo da Estúdio uma instância da semiosfera (Lotman). Mais do que a presença, é a dimensão do conhecimento transmitido, a que se segue, naturalmente, o estabelecimento de novas teias de referência entre os artistas destes países: há novos grupos, novas cumplicidades, novas realizações dentro deste Estúdio, que completa seis anos de publicação persistente. A Revista Estúdio é também mais uma via disponível para o exercício da interpretação, através de descodificações mais informadas, mais negociadas, dos textos artísticos, pois são efectuadas por outros artistas. Reuniram-se nesta edição 24 artigos originais, mantendo a sua linha editorial inicial. O projecto mantém a sua componente de resistência, de plataforma de conhecimento para os pares, não abdicando também da validação externa, ou seja, do uso de protocolos de produção e transmissão de conhecimento. Falamos pois das normas de redação, de referenciação, de estruturação de textos e de articulação de argumentos, visuais ou verbais. Estabelece-se neste volume uma articulação entre cinema, vídeo, redes, escultura, instalação, fotografia, performance, banda desenhada, pintura, cerâmica, poesia concreta, livros de artista, sendo este conjunto não exaustivo testemunha do grau de hibridação que hoje o discurso artístico convoca. Apanhando-lhe o pulso, a Estúdio acompanha a arte desde os seus produtores, dos seus procedimentos, dos seus recursos, dos seus resultados. A Estúdio permite visitar muitos estúdios.Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaQueiroz, JoãoGordeeff, Eliane MunizTosetto, Guilherme MarcondesSobral, Keyla TikkaRodrigues, Ana Luísa Rito da SilvaGarcia-Jimenez, Maria Del MarSpínola, YolandaFigueiredo Vieira Da Cunha, EduardoMarcos Martínez, CarmenVázquez Carpio, LeticiaPérez-Jofre Santesmases, IgnacioSerrano-León, DavidKhouri, OmarBaamonde, M Eugenia RomeroSousa, Ana Matilde Diogo deSant'Anna, António Carlos VargasRizolli, MarcosRocha, Susana de Noronha V. T. daBrächer, AndréaSabino, IsabelVivas Ziarrusta, IsuskoBittencourt, Cândida Alayde de C.Kerinska, Nikoleta TzvetanovaVeneroso, Maria Do Carmo De FreitasMeana Martínez, Juan CarlosRamos, José ArturSalteiro, IlidioCastro Silva, JoãoGonçalves, Luís Jorge RodriguesPrieto, Margarida P.2021-07-27T09:59:58Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49146por1647-6158info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:08:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:08:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) Artistas sobre outras obras |
title |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) |
spellingShingle |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) Queiroz, João Estudos Artísticos Arte Periódicos Escultura Fotografia Pintura Desenho |
title_short |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) |
title_full |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) |
title_fullStr |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) |
title_full_unstemmed |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) |
title_sort |
:Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015) |
author |
Queiroz, João |
author_facet |
Queiroz, João Gordeeff, Eliane Muniz Tosetto, Guilherme Marcondes Sobral, Keyla Tikka Rodrigues, Ana Luísa Rito da Silva Garcia-Jimenez, Maria Del Mar Spínola, Yolanda Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo Marcos Martínez, Carmen Vázquez Carpio, Leticia Pérez-Jofre Santesmases, Ignacio Serrano-León, David Khouri, Omar Baamonde, M Eugenia Romero Sousa, Ana Matilde Diogo de Sant'Anna, António Carlos Vargas Rizolli, Marcos Rocha, Susana de Noronha V. T. da Brächer, Andréa Sabino, Isabel Vivas Ziarrusta, Isusko Bittencourt, Cândida Alayde de C. Kerinska, Nikoleta Tzvetanova Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas Meana Martínez, Juan Carlos Ramos, José Artur Salteiro, Ilidio Castro Silva, João Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues Prieto, Margarida P. |
author_role |
author |
author2 |
Gordeeff, Eliane Muniz Tosetto, Guilherme Marcondes Sobral, Keyla Tikka Rodrigues, Ana Luísa Rito da Silva Garcia-Jimenez, Maria Del Mar Spínola, Yolanda Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo Marcos Martínez, Carmen Vázquez Carpio, Leticia Pérez-Jofre Santesmases, Ignacio Serrano-León, David Khouri, Omar Baamonde, M Eugenia Romero Sousa, Ana Matilde Diogo de Sant'Anna, António Carlos Vargas Rizolli, Marcos Rocha, Susana de Noronha V. T. da Brächer, Andréa Sabino, Isabel Vivas Ziarrusta, Isusko Bittencourt, Cândida Alayde de C. Kerinska, Nikoleta Tzvetanova Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas Meana Martínez, Juan Carlos Ramos, José Artur Salteiro, Ilidio Castro Silva, João Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues Prieto, Margarida P. |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, João Gordeeff, Eliane Muniz Tosetto, Guilherme Marcondes Sobral, Keyla Tikka Rodrigues, Ana Luísa Rito da Silva Garcia-Jimenez, Maria Del Mar Spínola, Yolanda Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo Marcos Martínez, Carmen Vázquez Carpio, Leticia Pérez-Jofre Santesmases, Ignacio Serrano-León, David Khouri, Omar Baamonde, M Eugenia Romero Sousa, Ana Matilde Diogo de Sant'Anna, António Carlos Vargas Rizolli, Marcos Rocha, Susana de Noronha V. T. da Brächer, Andréa Sabino, Isabel Vivas Ziarrusta, Isusko Bittencourt, Cândida Alayde de C. Kerinska, Nikoleta Tzvetanova Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas Meana Martínez, Juan Carlos Ramos, José Artur Salteiro, Ilidio Castro Silva, João Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues Prieto, Margarida P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Artísticos Arte Periódicos Escultura Fotografia Pintura Desenho |
topic |
Estudos Artísticos Arte Periódicos Escultura Fotografia Pintura Desenho |
description |
Este número da Revista Estúdio assinala a crescente maturação de um espaço de comunicação algo alternativo, onde artistas falam de artistas, dão a conhecer obras menos conhecidas, e ocupam uma área de curadoria expontânea e paralela aos centros do arte world. Dá-se a palavra aos próprios criadores, e há seis anos que o seu olhar vem enriquecendo um património crescente, com especiais ligações aos países onde se fala as línguas ibéricas. A presença de obras de Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Argentina, Perú, Venezuela, Bolívia e muitos outros países tornou-se habitual, fazendo da Estúdio uma instância da semiosfera (Lotman). Mais do que a presença, é a dimensão do conhecimento transmitido, a que se segue, naturalmente, o estabelecimento de novas teias de referência entre os artistas destes países: há novos grupos, novas cumplicidades, novas realizações dentro deste Estúdio, que completa seis anos de publicação persistente. A Revista Estúdio é também mais uma via disponível para o exercício da interpretação, através de descodificações mais informadas, mais negociadas, dos textos artísticos, pois são efectuadas por outros artistas. Reuniram-se nesta edição 24 artigos originais, mantendo a sua linha editorial inicial. O projecto mantém a sua componente de resistência, de plataforma de conhecimento para os pares, não abdicando também da validação externa, ou seja, do uso de protocolos de produção e transmissão de conhecimento. Falamos pois das normas de redação, de referenciação, de estruturação de textos e de articulação de argumentos, visuais ou verbais. Estabelece-se neste volume uma articulação entre cinema, vídeo, redes, escultura, instalação, fotografia, performance, banda desenhada, pintura, cerâmica, poesia concreta, livros de artista, sendo este conjunto não exaustivo testemunha do grau de hibridação que hoje o discurso artístico convoca. Apanhando-lhe o pulso, a Estúdio acompanha a arte desde os seus produtores, dos seus procedimentos, dos seus recursos, dos seus resultados. A Estúdio permite visitar muitos estúdios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2021-07-27T09:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/49146 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/49146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-6158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549150184538112 |