Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Barreira Rio Torto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29934
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_3a57fd781dfe2724052869d10c9868fb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de MouraMoura, Eduardo Souto de, 1952-, obraAtelier Eduardo Souto MouraArquitectura, ensino PortoAtelier, formação, ensino, PortoArquitecto, formaçãoDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraA Escola do Porto, enquantomodo de fazer e entender a arquitetura, ao longo das gerações, é marcada pela vida e obra de, entre outros,três arquitetosde excelência,Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. Apesar da difícil definiçãoda sua identidade, para além de estabelecimento de ensino,e de ter passadopor algumas fases de contradição, decorrentes do seu contexto político e cultural, é,especialmente, na definição de conceitosemétodos, que se elabora a sua história.Esta Escola é entendida,ao longo desta dissertação,numa perspetiva de ateliê, isto é,como uma transmissão deconhecimentos, ideias e metodologias de geração para geração, para cuja relação o ensino-ateliê se torna essencial.Num momento em que a arquitetura portuguesa sofre uma mudança de paradigma,caracterizada por uma disseminação de práticas arquitetónicas,procura-seperceber de que forma a transmissão dessas metodologias e saberes se reflete na formação, na metodologia de trabalho e na arquitetura das novas gerações.Partindode uma ideia de genealogia da aprendizagem e da tríade de arquitetos referidos, tomando como figura o arquiteto Souto de Moura, o presente estudo foca-se na ideia do ateliê profissional como espaço de aprendizagem. Deste modo, estudando uma nova geração,de formação portuense e colaboradoradesse arquiteto em ateliê, procura-se perceber o impacto das relações aí estabelecidas na sua prática arquitetónica.No limite, tendo em conta estecontexto, problematizam-se os reflexos da Escola do Porto na arquiteturacontemporânea portuguesa.CollaborationWhen it comes to do and understand architecture throughout generations, the School of Oporto’s is marked by the life and work of, among others, three architects of excellence: Fernando Távora, Álvaro Siza and Eduardo Souto de Moura. Its true identity is hard to define just because it has been through some contradictory periods, both culturally and politically. Its history is built, essentially, upon the definition of concepts and methods. The present essay addresses this School from an atelier’s perspective, as a transfer of knowledge, ideas and methodologies between generations, for which the “education-atelier” becomes essential.At a time when the Portuguese architecture undergoes a paradigm shift, characterized by the spread of architectural practices, it seeks to understand how the transmission of methodologies and knowledge is reflected upon the training, working methodology and architecture of the new generations. This study takes Souto de Moura as its central figure and addresses the professional atelier as a place of learning. Therefore, analysing the new generation of Souto de Moura’s collaborators, we seekto understand his impact on their architectural practices. In the end, taking all this into account, we evaluate the reflexes of the Schoolof Oporto in the Portuguese contemporary architecture.2015-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29934http://hdl.handle.net/10316/29934TID:201537192porMartins, Mariana Barreira Rio Tortoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:57.459134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
title Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
spellingShingle Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
Martins, Mariana Barreira Rio Torto
Moura, Eduardo Souto de, 1952-, obra
Atelier Eduardo Souto Moura
Arquitectura, ensino Porto
Atelier, formação, ensino, Porto
Arquitecto, formação
title_short Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
title_full Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
title_fullStr Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
title_full_unstemmed Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
title_sort Ateliê como espaço de aprendizagem : processos de transformação na arquitectura portuguesa decorrentes do ateliê de Eduardo Souto de Moura
author Martins, Mariana Barreira Rio Torto
author_facet Martins, Mariana Barreira Rio Torto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mariana Barreira Rio Torto
dc.subject.por.fl_str_mv Moura, Eduardo Souto de, 1952-, obra
Atelier Eduardo Souto Moura
Arquitectura, ensino Porto
Atelier, formação, ensino, Porto
Arquitecto, formação
topic Moura, Eduardo Souto de, 1952-, obra
Atelier Eduardo Souto Moura
Arquitectura, ensino Porto
Atelier, formação, ensino, Porto
Arquitecto, formação
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29934
http://hdl.handle.net/10316/29934
TID:201537192
url http://hdl.handle.net/10316/29934
identifier_str_mv TID:201537192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133836363169792