A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14456 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_3a5c7a2a9536043adb16ccb7d04617ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14456 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEBDraw a Scientist Test1.º e 2.º ciclos do ensino básicoCiênciasCientistasEstereótipos.1st and 2nd cycles of basic educationScienceScientistStereotypesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, presente no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte do relatório é feita uma breve descrição sobre as práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se uma análise crítica da prática ocorrida nestes contextos. Na segunda parte apresenta-se a investigação que se realizou na prática, cujo título é “A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º e 2.º CEB”. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as conceções que os alunos apresentam sobre os cientistas e as ciências e compreender se o contacto com cientistas permite o desenvolvimento de conceções mais informadas. Para tal, foram definidas quatro questões de investigação: i) Quais as conceções dos alunos sobre os cientistas e as ciências?; ii) Existe alguma relação entre a presença de imagens estereotipadas e o aumento da escolaridade?; iii) Que aspetos suscitam dúvidas aos alunos sobre a atividade de cientista?; e iv) Qual as alterações sofridas após o contacto com os cientistas?. Para realizar este estudo recorreu-se a uma metodologia mista, isto é, uma metodologia quantitativa e qualitativa, sendo privilegiada a utilização do Draw a Scientist Test com os alunos e a observação participante. Participaram neste estudo 299 alunos cuja escolaridade está compreendida entre o 1.º ano e o 6.º ano e 3 cientistas.Abstract This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, present in the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of the report contains a brief description of the practices developed in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, followed by a critical analysis of the practice that took place in these contexts. The second part presents the research carried out in practice, entitled “The image of science and scientists: a study with 1st and 2nd Cycle of Basic Education students”. This study aims to identify and analyze the conceptions that students have about scientists and the sciences and understand if contact with scientists helps to change these conceptions and to introduce the possibility of furthering studies with a career in science. To this end, four research questions were defined: i) What are the students' conceptions about scientists and science?; ii) Is there any relationship between the presence of stereotyped images and increased education?; iii) What aspects raise doubts for students about the activity of scientist?; and iv) What are the changes suffered after contact with scientists?. To carry out this study, a mixed methodology was used, that is, a quantitative and qualitative methodology, using the Draw a Scientist Test with students and a semistructured interview with scientists as methods of data collection and analysis. 299 students whose schooling ranged between the 1st and 6th grades and 3 scientists participated in this study.Valente, BianorRCIPLFerreira, Catarina Inácio2022-03-14T16:03:22Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14456TID:202938123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:15.711074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
title |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
spellingShingle |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB Ferreira, Catarina Inácio Draw a Scientist Test 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Ciências Cientistas Estereótipos. 1st and 2nd cycles of basic education Science Scientist Stereotypes |
title_short |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
title_full |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
title_fullStr |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
title_full_unstemmed |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
title_sort |
A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB |
author |
Ferreira, Catarina Inácio |
author_facet |
Ferreira, Catarina Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Bianor RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Catarina Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Draw a Scientist Test 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Ciências Cientistas Estereótipos. 1st and 2nd cycles of basic education Science Scientist Stereotypes |
topic |
Draw a Scientist Test 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Ciências Cientistas Estereótipos. 1st and 2nd cycles of basic education Science Scientist Stereotypes |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 2021-12-17T00:00:00Z 2022-03-14T16:03:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14456 TID:202938123 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14456 |
identifier_str_mv |
TID:202938123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133494553608192 |