A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina Inácio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14456
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_3a5c7a2a9536043adb16ccb7d04617ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEBDraw a Scientist Test1.º e 2.º ciclos do ensino básicoCiênciasCientistasEstereótipos.1st and 2nd cycles of basic educationScienceScientistStereotypesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, presente no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte do relatório é feita uma breve descrição sobre as práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se uma análise crítica da prática ocorrida nestes contextos. Na segunda parte apresenta-se a investigação que se realizou na prática, cujo título é “A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º e 2.º CEB”. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as conceções que os alunos apresentam sobre os cientistas e as ciências e compreender se o contacto com cientistas permite o desenvolvimento de conceções mais informadas. Para tal, foram definidas quatro questões de investigação: i) Quais as conceções dos alunos sobre os cientistas e as ciências?; ii) Existe alguma relação entre a presença de imagens estereotipadas e o aumento da escolaridade?; iii) Que aspetos suscitam dúvidas aos alunos sobre a atividade de cientista?; e iv) Qual as alterações sofridas após o contacto com os cientistas?. Para realizar este estudo recorreu-se a uma metodologia mista, isto é, uma metodologia quantitativa e qualitativa, sendo privilegiada a utilização do Draw a Scientist Test com os alunos e a observação participante. Participaram neste estudo 299 alunos cuja escolaridade está compreendida entre o 1.º ano e o 6.º ano e 3 cientistas.Abstract This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, present in the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of the report contains a brief description of the practices developed in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, followed by a critical analysis of the practice that took place in these contexts. The second part presents the research carried out in practice, entitled “The image of science and scientists: a study with 1st and 2nd Cycle of Basic Education students”. This study aims to identify and analyze the conceptions that students have about scientists and the sciences and understand if contact with scientists helps to change these conceptions and to introduce the possibility of furthering studies with a career in science. To this end, four research questions were defined: i) What are the students' conceptions about scientists and science?; ii) Is there any relationship between the presence of stereotyped images and increased education?; iii) What aspects raise doubts for students about the activity of scientist?; and iv) What are the changes suffered after contact with scientists?. To carry out this study, a mixed methodology was used, that is, a quantitative and qualitative methodology, using the Draw a Scientist Test with students and a semistructured interview with scientists as methods of data collection and analysis. 299 students whose schooling ranged between the 1st and 6th grades and 3 scientists participated in this study.Valente, BianorRCIPLFerreira, Catarina Inácio2022-03-14T16:03:22Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14456TID:202938123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:15.711074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
title A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
spellingShingle A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
Ferreira, Catarina Inácio
Draw a Scientist Test
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Ciências
Cientistas
Estereótipos.
1st and 2nd cycles of basic education
Science
Scientist
Stereotypes
title_short A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
title_full A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
title_fullStr A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
title_full_unstemmed A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
title_sort A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
author Ferreira, Catarina Inácio
author_facet Ferreira, Catarina Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Catarina Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Draw a Scientist Test
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Ciências
Cientistas
Estereótipos.
1st and 2nd cycles of basic education
Science
Scientist
Stereotypes
topic Draw a Scientist Test
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Ciências
Cientistas
Estereótipos.
1st and 2nd cycles of basic education
Science
Scientist
Stereotypes
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2022-03-14T16:03:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14456
TID:202938123
url http://hdl.handle.net/10400.21/14456
identifier_str_mv TID:202938123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494553608192