O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30240 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_3a752083428920e38c67d0b9f6af0c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TICTICFormação contínua de professoresFacebookTPACKComunidade virtual de aprendizagemICTTraining of teachersVirtual learning community371.68371.14Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Aos professores exige-se cada vez mais uma enorme flexibilidade para aprenderem continuamente ao longo da vida, independentemente dos meios, dos locais, das formas e da língua de comunicação. O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação criou a possibilidade de diversificar os meios e os momentos de formação, nomeadamente pelas potencialidades das redes sociais que possibilitam a criação de grupos de interesse e grupos de aprendizagem, traduzindo-se em aprendizagens informais, colaborativas e interativas. Neste contexto, estudamos o contributo do Facebook para a formação contínua de professores em tecnologia educativa num processo de formação presencial e online, sendo não só um espaço de resolução de problemas técnicos, de partilha de trabalhos produzidos durante a formação presencial, mas também um meio de desenvolver o pensamento reflexivo e crítico sobre o trabalho desenvolvido. A fundamentação teórica do estudo aborda a formação dos professores em Portugal para o uso das Tecnologias e os desafios que o mundo digital coloca à escola e aos professores. Uma vez que a formação contínua por nós realizada está baseada no modelo TPACK, achamos pertinente contextualizar este modelo de uma forma sucinta. Como o nosso objeto de estudo se centra no Facebook, referimos, ainda, o papel das redes sociais na promoção do desenvolvimento profissional, as modalidades da comunicação online, a formação das Comunidades Virtuais de Aprendizagem e a aprendizagem colaborativa dentro da CVA. Optamos por uma metodologia do tipo qualitativo, particularmente o estudo de caso. Os dados provieram do grupo do Facebook e das notas de campo. Para a sua análise recorremos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que o trabalho no Facebook foi importante na formação e que o grupo privado foi útil para a partilha, troca de recursos, aprendizagem e momentos de reflexão. Permitiu ainda a publicação dos tutoriais, dos trabalhos dos formandos, o apoio técnico e a reflexão acerca da utilização educativa dos recursos digitais. A interação entre os elementos do grupo e destes com os formadores revelou-se também como uma mais valia para a formação dos professores Concluímos que o Facebook, durante a Formação Contínua em Tecnologia Educativa para os Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi valorizado pelos formandos como um diferencial das outras formações que eles já haviam frequentado, tendo funcionado como suporte de partilha de materiais e estímulo à interação entre os formandos e entre estes e os formadores. O modelo TPACK subjacente à formação não foi totalmente conseguido tendo sido mais acentuada a formação técnica.Teachers are increasingly being required to have tremendous flexibility to continually learning throughout life, regardless of the means, the locations, the ways, and language of communication. The development of information and communication technologies has created the possibility of diversifying the means and times of training, particularly by the potential of social networks that enable the creation of interest groups and learning groups, resulting in informal, collaborative and interactive learning. In this context , we studied the contribution of Facebook for the continuous training of teachers in educational technology in a process of classroom and online training, being not only a place for the resolution of technical problems, sharing of works produced during classroom training, but also a means to develop reflective and critical thinking about the work . The theoretical basis of the study concerns to the training of teachers in Portugal for the use of technologies and the challenges that the digital world makes to the school and to the teachers. Once the continuous training we conducted is based on the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) model, we think that is relevant to contextualize this model in a succinct way. As our object of study focuses on Facebook, we also refer the role of social networks in promoting professional development, methods of online communication, the formation of Virtual Learning Communities and collaborative learning within the VLC. We chose a qualitative methodology, particularly the case study. Data were obtained from the Facebook group and field notes. For data analysis we used the content analysis. The results indicate that work on Facebook was important in the training and that the private group was useful for sharing, exchanging resources, learning and moments of reflection. I also allowed the publication of the tutorials, the work of trainees, technical support and reflection about the educational use of digital resources. The interaction between the group members and with the trainers also proved to be an added value for the training of teachers. We conclude that Facebook, during the continuous training in Educational Technology for Early Childhood Educators and Teachers of the 1st cycle of basic education was valued by trainees in a positive way in relation to other formations that they had already done and was a supporter of sharing materials and a stimulating interaction between learners and between them and the trainers. The TPACK model underlying the training was not fully achieved, being more pronounced the technical training.Ramos, AltinaUniversidade do MinhoMoreira, Lilian da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30240por201407698info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:03.275944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
title |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
spellingShingle |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC Moreira, Lilian da Silva TIC Formação contínua de professores TPACK Comunidade virtual de aprendizagem ICT Training of teachers Virtual learning community 371.68 371.14 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
title_full |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
title_fullStr |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
title_full_unstemmed |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
title_sort |
O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: da formação à integração das TIC |
author |
Moreira, Lilian da Silva |
author_facet |
Moreira, Lilian da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Altina Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Lilian da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Formação contínua de professores TPACK Comunidade virtual de aprendizagem ICT Training of teachers Virtual learning community 371.68 371.14 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
TIC Formação contínua de professores TPACK Comunidade virtual de aprendizagem ICT Training of teachers Virtual learning community 371.68 371.14 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30240 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132816791830528 |