Variação da identidade do estudante-atleta de elite: análise nos Jogos Universitários Brasileiros
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97358 https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i4.11693 |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a identidade do estudanteatleta universitário em relação ao sexo, região do país, contexto acadêmico (tipo de instituição de ensino superior e área de conhecimento [curso]) e contexto esportivo (horas de treino semanal e tipo de modalidade esportiva. Foram coletados 311 (172 mulheres) estudantes-atletas com a utilização do questionário Baller Identity Measurament Scale, validado para o contexto brasileiro e considerado nas dimensões de afetividade e identidade social. Análise multinível e pós-estratificada foi adotada. De modo geral, o contexto acadêmico e contexto esportivo parecem ter influência na identidade do estudante atleta universitário de elite. |
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Variação da identidade do estudante-atleta de elite: análise nos Jogos Universitários BrasileirosUniversidadeAnálise MultinívelModelaçãoDupla carreiraJUBSHigher educationMultilevel analysisModellingDual-careerJUBSO presente estudo buscou analisar a identidade do estudanteatleta universitário em relação ao sexo, região do país, contexto acadêmico (tipo de instituição de ensino superior e área de conhecimento [curso]) e contexto esportivo (horas de treino semanal e tipo de modalidade esportiva. Foram coletados 311 (172 mulheres) estudantes-atletas com a utilização do questionário Baller Identity Measurament Scale, validado para o contexto brasileiro e considerado nas dimensões de afetividade e identidade social. Análise multinível e pós-estratificada foi adotada. De modo geral, o contexto acadêmico e contexto esportivo parecem ter influência na identidade do estudante atleta universitário de elite.The study aimed to analyze university student-athlete identity in relation to sex, region of the country, academic context (type of higher education institution and area of knowledge [major]) and sports context (weekly training hours and type of sport). Data comprised 311 (172 women) student-athletes. The Baller Identity Measurement Scale, validated for the Brazilian context and considered in the dimensions of affectivity and social identity was used. Multilevel regression and poststratification analysis were adopted. In general, the academic context and the sports context seem to influence the identity of the elite university student-athlete.1113-FF28-6C5F | Carlos Eduardo Barros Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/97358http://hdl.handle.net/10316/97358https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i4.11693por1981-9145cv-prod-2134344Quinaud, Ricardo TeixeiraPossamai, KauanaGonçalves, CarlosCapranica, LauraCarvalho, Humberto Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:01:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:23.435412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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