Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Cardoso de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15720
Resumo: A crescente necessidade de as empresas otimizarem os seus processos, tem levado a que a comunidade científica se dedique cada vez mais ao estudo dos processos logísticos, nomeadamente no que diz respeito à definição de territórios de vendas. Apesar dos estudos já existentes referentes a esta problemática, torna-se necessário que estes sejam cada vez mais desenvolvidos, de modo a que se obtenham mais soluções para serem aplicadas em casos reais, que se ajustem às características e necessidades próprias do problema em causa. Nesse sentido, estudou-se a definição de territórios de vendas para o caso real de uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas, cliente da "Wide Scope" (empresa da área de sistemas informáticos aliados à logística). Assim, foi desenvolvida uma heurística construtiva com o objetivo de definir territórios de venda equilibrados em termos de volume de vendas financeiro, mas também em termos de distância e tempo. Para isso foram estudados métodos já existentes na literatura para este tema, de forma a poderem ser alterados conforme as características do presente trabalho. Os resultados obtidos permitiram concluir que a heurística constrói territórios de venda equilibrados, principalmente no que diz respeito ao volume de venda alocado a cada território. Deste modo, a empresa em estudo poderá pôr em prática territórios de vendas cujos vendedores tenham um trabalho equilibrado, permitindo assim a sua satisfação e a otimização do seu processo de vendas.
id RCAP_3a797c36721b94b8c15aee7cd6f7e344
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidasLogísticaGestão de vendasIndústria de bebidasHeurísticaEquilíbrioLogisticsSales territoriesConstructive heuristicsBalanceA crescente necessidade de as empresas otimizarem os seus processos, tem levado a que a comunidade científica se dedique cada vez mais ao estudo dos processos logísticos, nomeadamente no que diz respeito à definição de territórios de vendas. Apesar dos estudos já existentes referentes a esta problemática, torna-se necessário que estes sejam cada vez mais desenvolvidos, de modo a que se obtenham mais soluções para serem aplicadas em casos reais, que se ajustem às características e necessidades próprias do problema em causa. Nesse sentido, estudou-se a definição de territórios de vendas para o caso real de uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas, cliente da "Wide Scope" (empresa da área de sistemas informáticos aliados à logística). Assim, foi desenvolvida uma heurística construtiva com o objetivo de definir territórios de venda equilibrados em termos de volume de vendas financeiro, mas também em termos de distância e tempo. Para isso foram estudados métodos já existentes na literatura para este tema, de forma a poderem ser alterados conforme as características do presente trabalho. Os resultados obtidos permitiram concluir que a heurística constrói territórios de venda equilibrados, principalmente no que diz respeito ao volume de venda alocado a cada território. Deste modo, a empresa em estudo poderá pôr em prática territórios de vendas cujos vendedores tenham um trabalho equilibrado, permitindo assim a sua satisfação e a otimização do seu processo de vendas.As companies thrive to optimize their processes, the study of the logistics processes, more specifically, the definition of sale territory, has been growing among the scientific community. Despite the past research regarding this problem, it is necessary to continue to address this issue, in order to develop solutions that can be adapted to the needs and characteristics of the problem concerned in real cases. Therefore, the definition of sales territories was studied for a real case of a commercial and distribution of beverages company, customer of the company Wide Scope (an information system company tied to logistics). Thus, a constructive heuristic was developed with the objective of defining balanced territories of sales in terms of financial volume, distance and time. To do so, this research reviewed existent methods in the literature and adapted them accordingly to the characteristics of the present work. The obtained results concluded that the heuristic creates balanced territory of sales, specially regarding the volume of sales allocated to each territory. Hence, the company presented in this study may implement sales territories whose sellers have a balanced work, and therefore allowing their satisfaction and the optimization of their sales process.2018-04-27T11:57:55Z2020-04-27T00:00:00Z2017-11-14T00:00:00Z2017-11-142017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15720TID:201773120porAlmeida, Beatriz Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:02.824537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
title Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
spellingShingle Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
Almeida, Beatriz Cardoso de
Logística
Gestão de vendas
Indústria de bebidas
Heurística
Equilíbrio
Logistics
Sales territories
Constructive heuristics
Balance
title_short Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
title_full Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
title_fullStr Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
title_full_unstemmed Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
title_sort Definição de território de vendas: estudo aplicado a uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas
author Almeida, Beatriz Cardoso de
author_facet Almeida, Beatriz Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Beatriz Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Gestão de vendas
Indústria de bebidas
Heurística
Equilíbrio
Logistics
Sales territories
Constructive heuristics
Balance
topic Logística
Gestão de vendas
Indústria de bebidas
Heurística
Equilíbrio
Logistics
Sales territories
Constructive heuristics
Balance
description A crescente necessidade de as empresas otimizarem os seus processos, tem levado a que a comunidade científica se dedique cada vez mais ao estudo dos processos logísticos, nomeadamente no que diz respeito à definição de territórios de vendas. Apesar dos estudos já existentes referentes a esta problemática, torna-se necessário que estes sejam cada vez mais desenvolvidos, de modo a que se obtenham mais soluções para serem aplicadas em casos reais, que se ajustem às características e necessidades próprias do problema em causa. Nesse sentido, estudou-se a definição de territórios de vendas para o caso real de uma empresa de comercialização e distribuição de bebidas, cliente da "Wide Scope" (empresa da área de sistemas informáticos aliados à logística). Assim, foi desenvolvida uma heurística construtiva com o objetivo de definir territórios de venda equilibrados em termos de volume de vendas financeiro, mas também em termos de distância e tempo. Para isso foram estudados métodos já existentes na literatura para este tema, de forma a poderem ser alterados conforme as características do presente trabalho. Os resultados obtidos permitiram concluir que a heurística constrói territórios de venda equilibrados, principalmente no que diz respeito ao volume de venda alocado a cada território. Deste modo, a empresa em estudo poderá pôr em prática territórios de vendas cujos vendedores tenham um trabalho equilibrado, permitindo assim a sua satisfação e a otimização do seu processo de vendas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T00:00:00Z
2017-11-14
2017-09
2018-04-27T11:57:55Z
2020-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15720
TID:201773120
url http://hdl.handle.net/10071/15720
identifier_str_mv TID:201773120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134770886606848